Plataforma de Gestão de Consentimento: qual a importância disso no e-commerce

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Adeque sua loja virtual à Lei Geral de Proteção de Dados

Uma Plataforma de Gestão de Consentimento realiza a gestão de cookies e dados em sites. Imagem: @vectorjuice
Uma Plataforma de Gestão de Consentimento realiza a gestão de cookies e dados em sites. Imagem: @vectorjuice

Consent Management Platform (CMP) ou, em Português, Plataforma de Gestão de Consentimento é uma tecnologia que faz a gestão das permissões de uso de cookies em sites como o de um comércio eletrônico, por exemplo.

Na web, vale informar, um cookie é um arquivo que os sites enviam ao navegador de cada usuário para armazenar e “lembrar” dados e, desse modo, melhorar a usabilidade. Eles podem guardar dados pessoais como senhas, e-mails, telefones, endereços, etc.

Ocorre, contudo, que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como um de seus pilares a solicitação de permissão para uso de dados. Ou seja, ela impacta diretamente nos cookies. Logo, para evitar as sanções da LGPD, os sites devem solicitar a permissão dos usuários para o uso de cookies.

Aqui entram as plataformas de gestão de consentimento conhecidas como CMP na sigla inglesa. Pois continue lendo e saiba como elas funcionam.

PLATAFORMA DE GESTÃO DE CONSENTIMENTO: COMO FUNCIONA?

Uma Plataforma de Gestão de Consentimento pode se integrar via API à sua plataforma de e-commerce e, desse modo, passar a controlar os cookies na sua loja virtual.

Uma vez instalada no seu comércio eletrônico, essa tecnologia permite realizar ações como:

  • Varrer o site e-commerce identificando e listando os cookies ativos;
  • Solicitar aos consumidores visitantes da loja virtual a permissão para uso dos cookies;
  • Criar banners e pop-ups com informações sobre as políticas de uso de dados;
  • Expor aos consumidores uma interface na qual eles possam escolher como os seus dados poderão ou não ser usados;
  • Coletar e armazenar informações sobre as decisões de consentimento dos usuários.

Como se pode observar, uma CMP realiza a gestão de cookies e dados no seu site, adequando o seu negócio à LGPD.

IMPORTÂNCIA DAS CMPS

Lançada em agosto de 2020, a LGPD trata da privacidade e segurança de dados. Essa lei requer sobretudo que as empresas solicitem permissão para uso de informações e esclareçam como essas informações serão usadas. Além disso, a lei requer que os usuários consumidores possam revisar e revogar as permissões a qualquer momento.

Vídeo: o impacto da LGPD nas empresas

No e-commerce, tudo isso pode ser feito pelas plataformas de gestão de consentimento. Por meio delas você pode fazer a gestão automática dos cookies e das permissões de usuários na sua loja virtual ou marketplace, entre outros tipos de sites. Isso é importante porque em meados de 2021 passarão a valer também as sanções da LGPD. E com a ajuda das CMPs você pode evitar boa parte dessas sanções e os problemas que delas decorrem.

Assim que puder clique em “Privacy Tools” e conheça uma plataforma de gestão da privacidade.