Plataforma headless: o que é e qual a importância no e-commerce?

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Conheça dois exemplos!

Plataforma headless tem o front-end e o back-end separados, o que proporciona mais agilidade no desenvolvimento, evolução e gestão de soluções. Imagem: @freepik
Plataforma headless tem o front-end e o back-end separados, o que proporciona mais agilidade no desenvolvimento, evolução e gestão de soluções. Imagem: @freepik

Plataforma headless, ou plataforma sem cabeça, é como chamamos os softwares que possuem o front-end e o back-end separados. Ou seja, nesse tipo de software, a interface do usuário é independente da lógica interna e do armazenamento de dados. Isso permite fazer alterações de interface de forma dissociada e, desse modo, com muito mais facilidade.

Uma plataforma headless é, portanto, diferente de outra monolítica. Nas plataformas monolíticas, o front-end e o back-end estão intrinsecamente ligados. Com efeito, é impossível alterar qualquer coisa no front-end sem fazer mudanças no código back-end, o que torna as evoluções muito mais difíceis.

Enquanto isso, o back-end livre de uma plataforma headless fornece uma Application Programming Interface (API), a qual possibilita que o front-end acesse e consuma funcionalidades e dados do sistema via plug-and-play. Isso proporciona mais flexibilidade aos desenvolvedores, que podem trabalhar tanto no front quanto no back-end de forma independente. Como resultado, obtém-se mais praticidade e agilidade no desenvolvimento, e melhor performance na utilização.

PLATAFORMA HEADLESS: EXEMPLOS NO E-COMMERCE

Existem vários tipos de plataformas headless que podem ser úteis no e-commerce. Por exemplo:

Plataforma e-commerce headless:

Uma plataforma e-commerce headless é aquela onde é possível criar e fazer a gestão de uma loja virtual. Ela permite integrar apps prontos de outras empresas, e assim evoluir seu e-commerce sem precisar começar do zero. Além disso, ela possibilita evoluir cada componente da sua loja, o storefront e os apps, de forma independente. Desse modo, você pode combinar, integrar e modificar layouts e apps como desejar. Também pode combinar apps próprios com apps de terceiros, criar experiências de comércio unificado e muito mais. Exemplo: VTEX Headless.

CMS headless:

CMS headless é uma plataforma de front-end que conecta-se via API a plataformas de e-commerce. Sendo assim, é possível trabalhar no front-end usando uma plataforma e no back-end usando outra. Desse modo, ao liberar seu front-end, você pode criar as personalizações que desejar para o storefront da sua loja virtual de forma muito versátil. Ela proporciona um alto poder de customização, o que lhe permitirá mexer no visual da sua loja online sempre, quando e como precisar, com extrema facilidade. Ademais, um CMS headless também pode realizar personalizações automáticas, conforme o perfil de cada cliente. Ele gera, ainda, páginas com notas melhores no PageSpeed. Exemplo: deco.cx.

Vídeo: saiba o que é headless commerce!

COMO IMPLANTAR  UMA PLATAFORMA HEADLESS?

Para implantar uma plataforma headless, seja ela uma plataforma e-commerce ou um CMS, ou ambas, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação em VTEX desde 2015 e em deco.cx desde o início. Nossa equipe é habilitada para criar o design, implantar, integrar, migrar, evoluir e fazer a gestão de lojas virtuais com essas plataformas. Também prestamos consultoria e treinamento no ramo. Para contar com o nosso suporte, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro: