Press commerce: 76% dos brasileiros comprariam de portais de notícias online

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Pesquisa revela que consumidores acham anúncios em sites de notícias quase sempre relevantes

No press commerce, os veículos de informação devem manter uma loja virtual separada do portal de notícias. Imagem: @rawpixel.com
No press commerce, os veículos de informação devem manter uma loja virtual separada do portal de notícias. Imagem: @rawpixel.com

Press commerce é o comércio de produtos online realizado por editores de jornais e revistas, isto é, por veículos da imprensa. Em geral, apesar de ser propriedade do editor (publisher), esse tipo de e-commerce deve funcionar em uma loja virtual separada do site de notícias.

PRESS COMMERCE: CONSUMIDORES ACEITAM COMPRAR EM PORTAIS DE NOTÍCIAS

Apesar do press commerce ocorrer em uma loja online separada do portal de notícias, alguns consumidores parecem não ter nenhum problema em comprar diretamente de veículos da imprensa com funções de e-commerce. De acordo com uma pesquisa da Criteo feita com 1.000 brasileiros no primeiro trimestre de 2023:

  • 76% dos consumidores comprariam diretamente em sites de notícias com funcionalidades de e-commerce;
  • 41% dos entrevistados disseram que os anúncios nos sites de notícias são quase sempre relevantes;
  • 23% creem que a relevância dos anúncios os ajudam a decidir se devem fazer uma compra;
  • 34% disseram que os anúncios nos sites de notícias são irrelevantes e irritantes.

Como se pode observar, há um interesse da maioria dos consumidores em fazer compras em veículos da imprensa. Mas por que isso não acontece na realidade? Isto é, por que sites como o Estadão ou O Globo não vendem produtos em meio às notícias? É o que eu explico no próximo tópico. Continue lendo!

NOTÍCIA E COMÉRCIO NO MESMO LUGAR, É POSSÍVEL?

O press commerce é viável, mas existe um porém. Para os editores de jornais e revistas, não é uma boa ideia transformar seus portais de notícias em comércios eletrônicos. Em outras palavras, colocar um produto com um botão “Comprar” em meio às informações é algo que está fora de cogitação, pois isso pode afetar a credibilidade da marca.

Imagine, por exemplo, uma reportagem sobre o uso de celulares no Brasil e, logo abaixo dela, um smartphone da Apple com um botão “Comprar”. Para o leitor, parecerá que o jornal está enviesando a notícia para, assim, conseguir vender um produto de um parceiro de negócios, que no caso seria a Apple. Isso fere descaradamente um dos principais valores do Jornalismo que é a imparcialidade, ou seja, um jornal não pode ter um lado.

Mas nada impede, contudo, que um veículo de informação possa atuar no press commerce com uma loja separada do portal de notícias. Este, aliás, é o caso da Folha de S.Paulo, que conta com o e-commerce “Coleções Folha”, onde vende produtos como clássicos da literatura, CDs e DVDs.

Outro exemplo é o da revista Forum, que por meio da Loja Forum vende livros, canecas, camisetas e até um café especial de produção familiar. No mesmo caminho, a revista National Geographic tem uma loja virtual dentro do Shop Disney, separada portanto do portal de notícias, onde vende pelúcias, camisetas, livros, bonés e outros itens. Enfim, desde que esteja bem longe das notícias, o press commerce é possível.

PRESS COMMERCE: COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL PARA O SEU VEÍCULO DE IMPRENSA?

Para criar uma loja virtual para o seu veículo de imprensa e assim se tornar uma marca press commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é uma agência de e-commerce e Marketing de performance com atuação no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países.

Vídeo: saiba mais sobre a Agência e-Plus (ative a legenda no seu idioma nos controles do player no Youtube)!

Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus já desenvolveu mais de 400 lojas virtuais nas categorias de moda, esporte, saúde, cosméticos, alimentos, bebidas, livrarias e editoras, entre outras, usando tecnologias modernas como as plataformas de e-commerce VTEX, Nuvemshop, Shopify Plus, deco.cx, Vnda, Linx Commerce, uappi e Wake Commerce. Para desenvolver seu press commerce com o nosso suporte, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe agora mesmo: