Quais os documentos para abrir loja virtual?

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Obtenha o reconhecimento oficial do governo e atue no e-commerce de forma profissional!

Entre os principais documentos para abrir loja virtual estão o contrato social e os alvarás de funcionamento. Imagem: @storyset
Entre os principais documentos para abrir loja virtual estão o contrato social e os alvarás de funcionamento. Imagem: @storyset

Criar um e-commerce e atuar nele de forma profissional requer o reconhecimento oficial do governo, o que é feito por meio de declarações escritas e assinadas por você empreendedor. Em outras palavras, existe uma lista de documentos para abrir loja virtual que você deve conhecer.

LISTA DE DOCUMENTOS PARA ABRIR LOJA VIRTUAL

Os principais documentos para abrir loja virtual no Brasil são:

  • Plano de Negócios: define as diretrizes do negócio. Não é obrigatório, mas ajuda a organizar sua empresa. De acordo com o Sebrae, empresas com Planos de Negócios sobrevivem por mais tempo;
  • Contrato Social: considerado a certidão de nascimento da empresa, neste documento constam dados como nomes dos sócios, endereço da sede e capital da sociedade, entre outros;
  • Registro de Marca no INPI: este é outro dos documentos para abrir loja virtual que não é obrigatório. Todavia, ele protege a sua marca contra plágios e usos indevidos;
  • Registro na Junta Comercial: declaração que informa ao mercado que o seu negócio está regulamentado. Só depois de fazer esse registro é que é possível obter um CNPJ (exceto o MEI);
  • CNPJ: também chamado de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o CNPJ é um número que identifica cada negócio conforme o tipo de atividade. Só por meio dele é possível emitir notas fiscais;
  • Alvará de funcionamento: um dos documentos para abrir loja virtual que autorizam sua empresa a exercer atividades em determinados locais, de acordo com as normas municipais vigentes;
  • Licenças especiais: junto com o alvará de funcionamento, as licenças ambientais e sanitárias da sede e filiais da empresa são fundamentais para que você possa abrir uma loja virtual;
  • Registro de Previdência Social: cadastro a ser realizado em uma agência de Previdência Social. Esse registro é obrigatório mesmo que a sua empresa não possua funcionários;
  • Certificado Digital:  funciona como se fosse o RG da sua empresa. Ele permite que você empresário (a) assine documentos à distância sem precisar reconhecimento de firma em cartório.
Vídeo: 8 dicas para montar loja virtual

COMO OBTER ESSES DOCUMENTOS?

A maioria dos documentos para abrir loja virtual podem ser obtidos na prefeitura local. Outros, porém, como os alvarás e licenças poderão requerer a inspeção de profissionais como os bombeiros. Para saber mais sobre esse tema, você pode consultar tanto um contator para e-commerce quanto um advogado para e-commerce.

Assim que puder clique em “Grandes nomes do e-commerce” e inspire-se com histórias de empreendedorismo!