Qual o impacto do fim do boleto sem registro no e-commerce?

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Serviço poderá ser restringido ou abolido pelos bancos em dezembro de 2016

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O boleto bancário sem registro é uma tradicional forma de pagamento muito utilizada pelas lojas virtuais. Ele é emitido após o fechamento de uma compra em um site e-commerce. O consumidor o imprime, leva-o até um banco e faz o pagamento. Após a confirmação, o lojista libera o produto comprado para ser entregue no local indicado pelo cliente.

São vantagens do boleto eletrônico sem registro:

– Economia:

Lojista paga pequena taxa ao banco só se o boleto for pago pelo cliente;

– Compensação:

Os consumidores que pagam à vista com boleto têm descontos;

– Praticidade:

O varejista não precisa informar ao banco toda vez que emite um boleto;

– Alternativa:

Opção para quem não têm acesso a outras formas de pagamento.

Só que os gestores da Federação Brasileira de Bancos decidiram dificultar o uso do boleto sem registro no rol de formas de pagamento dos lojistas virtuais. Desde junho de 2015, essa alternativa já não é mais oferecida para novos clientes bancários e, até dezembro de 2016, ela será provavelmente abolida ou restringida parcialmente (ainda não se sabe ao certo).

Essa medida pode causar profundo impacto nos lucros dos sites e-commerces, muitos dos quais têm o boleto sem registro como meio de pagamento para 30% a até 40% de suas vendas.

Por isso, os administradores de e-commerce devem se informar antecipadamente sobre essa questão do fim do boleto sem registro e começar a planejar alternativas, tais como a do boleto com registro, o qual já está sendo providenciado por alguns bancos, mas com outros tipos de taxas e regras.

Outro ponto chave é a integração que se fará do novo modelo de boleto à loja virtual. Integrar um novo sistema pode requerer uma plataforma e-commerce que permita a programação Front-end e Back-end. Por isso, certifique-se de que o seu sistema oferecerá a praticidade que você precisa para realizar as mudanças.