Recomendação de produto: por que fazer isso na sua loja virtual?

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Conheça as principais características deste recurso!

Recomendação de produto pode representar 26% da receita de uma loja virtual. Imagem: @storyset
Recomendação de produto pode representar 26% da receita de uma loja virtual. Imagem: @storyset

No e-commerce, a recomendação de produto é um sistema integrado a uma loja virtual como a sua, o qual faz uso de Inteligência Artificial (IA) para ofertar produtos para os consumidores que visitam a referida loja. A ideia é, dessa maneira, gerar mais decisões de compra.

Neste contexto, existem basicamente dois tipos de recomendação de produtos:

A personalizada:

Aqui o sistema oferta produtos com base em dados dos consumidores, como comentários, cliques, pesquisas e comportamento durante a navegação na loja. O sistema reúne os dados, analisa e exibe os produtos mais adequados, conforme o histórico de cada consumidor.

A não personalizada:

Quando o consumidor é visitante de primeira viagem e não navega muito tempo na loja virtual, então não há parâmetros para exibir produtos de forma personalizada. Por isso, o sistema recomenda de forma genérica, não personalizada.

Seja como for, a recomendação de produtos tem o poder de tornar a experiência de compra mais fácil. O consumidor não precisa ficar procurando o produto certo, pois a própria loja virtual faz isso por ele, o que gera ganho de tempo e maior praticidade, entre outras vantagens.

O PODER DA RECOMENDAÇÃO DE PRODUTO

Incluir um sistema de recomendação de produto na sua loja virtual pode fazer uma grande diferença para melhor. Para você ter uma ideia, de acordo com dados de infográfico da Invesp:

  • 26% da receita é o que representa a recomendação de produtos em uma loja. Além disso, os compradores que clicam em uma recomendação têm quase 2 vezes mais chances de voltar ao site;
  • 37% dos consumidores que clicam em uma recomendação durante a primeira visita podem retornar à loja em comparação com 19% que não clicam;
  • 10% maior pode ser o ticket médio de um consumidor quando este clica em uma recomendação em comparação com outro que não clica;
  • 49% dos consumidores dizem que, logo depois de receberem uma recomendação personalizada, já compraram um produto que inicialmente não pretendiam comprar;
  • 52% dos consumidores revelam que compartilhariam dados pessoais em troca de recomendações de produtos;
  • 75% dos clientes são mais propensos a comprar com base em recomendações personalizadas de produtos.

Vale mencionar, enfim, que os consumidores que clicam nas recomendações têm 4,5 vezes mais chances de adicionar produtos ao carrinho e concluir a compra. Ou seja, esse é um recurso que proporciona um poder de persuasão muito grande em um site e-commerce como o seu.

COMO IMPLANTAR A RECOMENDAÇÃO DE PRODUTO NO E-COMMERCE?

Para implantar a recomendação de produtos no e-commerce você precisará contar com uma plataforma que permita criar o recurso ou integrá-lo por meio de um aplicativo de terceiro. A plataforma VTEX, por exemplo, possibilita desenvolver o recurso de forma nativa.

Além disso, a VTEX conta com o VTEX Intelligent Search, um sistema que compreende a  intenção do consumidor ao realizar uma busca na sua loja virtual e, desse modo, lhe recomenda resultados mais relevantes.

Outra forma de implantar o recurso na sua loja online é por meio da integração de aplicativos como o SmartHint ou o BrainDW, entre outros, à sua plataforma e-commerce. Estes apps são focados na recomendação de produtos.

Vídeo: saiba mais sobre sistema de recomendação de produtos

Em ambos os casos, isto é, tanto para criar uma solução quanto para implantar uma solução pronta de recomendação de produtos na sua loja, você poderá recorrer à ajuda e suporte da Agência e-Plus.

A Agência e-Plus é uma agência de e-commerce certificada na plataforma VTEX, VTEX IO e Fast Store VTEX. Sua equipe já produziu mais de 300 lojas para clientes do Brasil e de países como a Argentina, Portugal e Costa Rica. Para entrar em contato clique no botão a seguir: