O que é a Página de Categoria de Produto em uma loja virtual?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Ofereça mais usabilidade e obtenha mais conversões de vendas no seu site e-commerce!

Vista parcial de uma Página de Categoria de Produtos da loja virtual "Reference" desenvolvida pela agência de Marketing Digital E-Plus

Vista parcial de uma Página de Categoria de Produtos da loja virtual “Reference” desenvolvida pela agência de Marketing Digital E-Plus

Página de Categoria de Produto é a interface de uma loja virtual que concentra o conjunto de itens (produtos) abrangidos por uma determinada classe, espécie, conceito ou gênero. Trata-se de um tipo de painel que facilita a navegação de um usuário/consumidor e a localização de um produto em um site e-commerce.

Para exemplificar o que escrevi no primeiro parágrafo, observe a imagem a seguir que eu copiei do site Betha Peças (desenvolvido pela agência de Marketing Digital E-Plus) depois de entrar no site, visualizar o menu e clicar no botão “Pneus, rodas e calotas”:

Uma das Páginas de Categorias de Produtos da Betha Peças

Uma das Páginas de Categorias de Produtos da Betha Peças

Com base na imagem anterior é possível especificar alguns dos principais recursos que uma Página de Categoria de Produto precisa ter para oferecer uma boa User Experience para os seus consumidores. Dentre esses recursos podemos citar:

• Um campo de buscas (que nesse caso encontra-se no alto da página)

• Logotipo, cores e padronizações da empresa (conforme Cultura Organizacional)

• Filtro 1 (exemplo do lado esquerdo) que filtra por montadora, modelo, etc.

• Filtro 2 (exemplo do lado direito) que seleciona por preço, desconto, etc.

• Itens lado a lado com título, preço, desconto e link para a Página de Produto

Breadcrumb (sistema de navegação que permite que o usuário se localize)

Fotografias profissionais (que funcionam bem em telas pequenas e grandes)

• Títulos de produtos compatíveis com palavras-chave pesquisadas em buscadores

Além desse itens também é possível inserir outros como um botão “Carregar mais produtos” no final da página, formulário de captura para E-mail Marketing, botões para redes sociais, etc. (tudo vai depender do projeto de implantação de e-commerce).

Não menos importante é a velocidade de abertura das fotos, da própria Página de Categorias de Produtos e das Páginas de Produtos que estão linkadas a ela. Quanto maior a velocidade, maiores são as chances de conversão de vendas.

Para criar boas Páginas de Categorias é preciso contar com um bom sistema de produção. A Vtex, por exemplo, conta com um sistema chamado Catalog que facilita esse trabalho. Leia mais sobre isso no artigo “Como é o módulo Catalog da plataforma e-commerce Vtex?”.