Teste AB no e-commerce: importância e aplicações

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O Teste AB no e-commerce (Teste de Divisão) ajuda a melhorar a conversão de leads e clientes. Imagem: @macrovector
O Teste AB no e-commerce (Teste de Divisão) ajuda a melhorar a conversão de leads e clientes. Imagem: @macrovector

Teste AB no e-commerce, também chamado de Bucket Testing ou de Teste de Divisão, é um experimento que permite comparar duas versões de um mesmo elemento tendo em vista descobrir qual delas gera o melhor desempenho. Por meio desse teste é possível comparar, por exemplo, botões, conteúdos, promoções, páginas, e-mails, fotos, vídeos e cores, entre outras coisas.

Em outras palavras, cada Teste AB compara a versão original de um elemento, a qual é chamada de “Controle”, com a versão alterada, que denomina-se “Variação”. Ambas as versões são expostas ao mesmo público por um período de tempo. Assim, é possível descobrir qual delas produz a melhor performance e que, por conta disso, deverá se tornar a versão oficial.

TESTE AB NO E-COMMERCE: QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO?

Fazer Teste AB no e-commerce é uma tarefa de extrema importância. Por meio desse recurso você pode descobrir qual a versão de uma página de produto que mais agrada os consumidores e que, portanto, gera maior conversão.

Mas não é só isso. O Teste AB também possibilita saber qual o formato de botão “Comprar” gera mais vendas, qual a cor da página que gera melhores resultados ou qual a descrição de página ou de imagem que converte mais, por exemplo.

Além disso, o Teste de Divisão pode ser útil para você avaliar quais anúncios conduzem mais consumidores para as páginas de vendas da sua loja virtual, o que lhe ajudará a melhorar a qualidade e o retorno do investimento do seu tráfego pago

E mais, o Teste AB é ideal para comparar versões de e-mails e assim otimizar as suas campanhas de E-mail Marketing. Ele lhe ajuda a entender a causa do abandono de carrinho no seu site. E, enfim, ele permite descobrir qual layout pode gerar mais leads e clientes, entre outras coisas.

ESTATÍSTICAS DE USO DO TESTE AB PELAS EMPRESAS

De acordo com infográfico da Invesp:

  • 58% usam o Teste AB para otimizar a taxa de conversão, enquanto 35% planejam fazer o mesmo;
  • 44% usam softwares de Teste de Divisão;
  • 60% acreditam que o Teste AB é altamente valioso para a otimização da conversão;
  • 63% acreditam que é fácil implantar testes AB, enquanto 7% creem que essa é uma tarefa difícil.

Apesar da boa aceitação do Teste de Divisão pelas empresas, apenas 12,5% dos testes deste tipo geram mudanças significativas. De acordo com os dados da Invesp, a execução de 2 a 3 testes AB por mês parece ser a quantidade ideal para a melhoria do aumento da satisfação do consumidor.

Seja como for, ainda conforme a Invesp, o Teste AB é o segundo método de Conversion Rate Optimization (CRO) mais popular. Ele fica atrás apenas da Análise da Jornada do Cliente. Hoje, cerca de 71% das empresas fazem 2 ou mais testes do tipo mensais.

Vídeo: saiba mais sobre CRO

TIPOS DE TESTE AB NO E-COMMERCE

Não existem limites para uso do Teste AB no e-commerce. Você pode usar esse recurso para testar basicamente tudo no seu negócio digital. Contudo, há alguns tipos de Teste AB muito comuns, como os que permitem comparar:

  • Promoções;
  • Descrições;
  • Botões de todos os tipos;
  • Imagens;
  • Banners;
  • Layouts;
  • Call to Actions;
  • Posições dos elementos em uma página;
  • Cores dos elementos;
  • Planos de fundo para sites e promoções;
  • Anúncios de variados tipos;
  • Formatos de e-mails;
  • Mensagens de e-mail.

Enfim, você pode usar o Teste de Divisão para analisar a performance de qualquer elemento da sua loja virtual e também das suas campanhas de Marketing. Quer saber como? Continue lendo e fique por dentro!

COMO APLICAR?

A forma mais comum e eficaz de aplicação do Teste AB é aquela que emprega softwares com funções analíticas. Neste contexto, você pode usar sistemas como o Hotjar, Google Optimize, Microsoft Clarity, Omniconvert, Optimizely e Adobe Target, entre outros.

A saber, a plataforma VTEX conta com a função de Teste AB, a qual você pode usar na sua loja virtual. Já a plataforma RD Station permite realizar testes AB para analisar landing pages e assuntos de e-mail, por exemplo.

Caso precise de suporte para usar essas ferramentas de Teste AB, lembre-se que sempre poderá contar com a Agência e-Plus. A Agência e-Plus é especialista em VTEX e RD Station. Nossa equipe atua em todo o Brasil e em mais de dez países da América e Europa como Portugal, Espanha e Argentina. Para contratar a Agência e-Plus para a realização de serviços de Teste AB basta clicar no botão em seguida e iniciar uma conversa via aplicativo mensageiro: