UGC: qual a importância disso no e-commerce?

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O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) aumenta a credibilidade do seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice
O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) aumenta a credibilidade do seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice

UGC é a sigla para User Generated Content ou, em Português, Conteúdo Gerado pelo Usuário. No e-commerce, o UGC diz respeito ao conteúdo em formatos como os de textos, fotos, vídeos, áudios e audiovisuais, por exemplo, que os consumidores postam nas redes sociais, fóruns, blogs de e-commerce e páginas de produtos de lojas virtuais, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo é muito útil no comércio eletrônico, pois permite que um consumidor influencie os outros de forma eficiente, gerando mais decisões de compras. E o melhor de tudo é que os consumidores criam e publicam esse conteúdo de graça. Pois é, o UGC reforça o seu Marketing e você não precisa pagar por ele. 

IMPORTÂNCIA DO UGC NO E-COMMERCE

O UGC é importante para o e-commerce por vários motivos. Só para você ter uma ideia, de acordo com dados do blog CrowdRiff:

  • 64% (cerca de) de melhoria nas conversões é o que você pode obter ao colocar UGC nas páginas de produtos do seu e-commerce;
  • 25% dos resultados de pesquisa das 20 maiores marcas do mundo são links para UGC;
  • 48% dos clientes dizem que o UGC é uma ótima maneira de descobrir novos produtos;
  • 28% é o aumento do engajamento de marca quando os consumidores são expostos tanto a conteúdo profissional quanto a vídeos de produtos gerados pelo usuário;
  • 71% dos clientes concordam que as avaliações geradas pelos usuários os fazem se sentir mais seguros em sua decisão de comprar um determinado produto em detrimento de outro.
Vídeo: importância das avaliações de clientes no e-commerce

Como se pode observar, o UGC permite aumentar as conversões, gerar mais acessos orgânicos, e ampliar o engajamento. Ele gera mais descobertas de produtos e mais decisões de compras. Isso acontece porque, ainda conforme o CrowdRiff, 92% dos consumidores confiam mais no boca a boca de amigos, familiares e até de pessoas desconhecidas do que em qualquer tipo de publicidade. Por isso o UGC é tão poderoso.

Hoje, mais de 86% das empresas usam conteúdo gerado pelo usuário como parte de sua estratégia de Marketing, de acordo com matéria da Forbes. Ou seja, o UGC é uma tendência. E se você ainda não usa esse recurso, então é bom começar a usar.

Vídeo: conheça a importância do Marketing de Conteúdo no e-commerce!

COM IMPLANTAR NO SEU E-COMMERCE?

Existem várias formas de implantar o UGC no seu e-commerce. Uma delas é criar fanpages para a sua loja virtual nas redes sociais e publicar nelas conteúdo patrocinado e orgânico. Depois, incentive os consumidores a comentar e compartilhar os seus posts.

Além disso, mantenha um blog de e-commerce com área para comentários dos leitores. De acordo com a Demand Metric citada pelo E-commerce Brasil, 80% dos usuários da internet interagem com mídias sociais e blogs, ou seja, isso é uma mina de UGC.

Mas o melhor local para o UGC é a loja virtual. Assim, você deve possibilitar que os seus clientes comentem diretamente nas páginas de produtos o que eles acharam do produto e da experiência de entrega, entre outros fatores.

Para tanto, implante na sua loja virtual um app como o Bazaarvoice, por exemplo, que permite que os clientes criem e publiquem reviews, façam perguntas e obtenham respostas. O Bazaarvoice também coleta conteúdo das redes sociais e insere nas suas páginas de vendas.

Você também pode recorrer ao aplicativo e-Ask, da Agência e-Plus. O e-Ask possibilita que os visitantes da sua loja online elaborem perguntas, que você poderá responder diretamente na página de produtos, gerando assim conteúdo exclusivo altamente atrativo.

Vídeo: conheça o e-Ask, app da Agência e-Plus para lojas VTEX!

Enfim, implante o UGC em todo o contexto do seu e-commerce. Isso, sem dúvida, melhora a credibilidade da sua marca e faz com que os consumidores se sintam mais confiantes para comprar. É um recurso que não pode faltar no seu comércio digital!

Assim que puder clique em “Conteúdo de qualidade” e obtenha 6 dicas que lhe ajudarão a criar conteúdo rico no seu e-commerce!