Usar Adsense na minha loja virtual é tranquilo e favorável?

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Pode ser que sim e pode ser que não. Descubra quando é e quando não é!

Usar Adsense na minha loja virtual é tranquilo e favorável

Perdoem-me o trocadilho com a música “Tranquilo e favorável” do bombástico MC Bin Laden que inseri no título deste artigo, mas é que foi um modo de chama-los a atenção para esta controversa questão:

– É uma boa ideia usar Adsense, Lomadee ou outro programa de afiliado em meio aos produtos da minha loja virtual?

Adsense, para quem não sabe, é o programa de afiliado do Google no qual os blogues e sites listados na Rede de Displays desta empresa gigante das buscas na web recebem dinheiro para publicarem anúncios de terceiros provenientes do sistema Adwords.

Para saber mais sobre esses dois sistemas, acesse e leia o artigo “Qual a diferença entre Google Adsense e Google Adwords?” que publiquei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus em novembro de 2015.

O que nos importa saber agora, no entanto, é se é viável publicar publicidade Adsense de terceiros em meio aos nossos produtos e-commerce, já que se os produtos dos concorrentes tiverem menor preço, nós perderemos o consumidor.

Por outro lado, todas as vezes que o consumidor clica sobre uma publicidade Adsense em nosso blogue e nas páginas de vendas dos nossos produtos, nós ganhamos uma porcentagem sobre o clique.

Além disso, nas oportunidades em que os nossos produtos tiverem menor preço do que os dos nossos concorrentes que aparecem na publicidade Adsense, nós venceremos a batalha e conquistaremos não apenas a compra da vez, mas também a fidelidade do consumidor.

Ou seja, nós ganhamos das duas formas:

1. Se o consumidor comprar o nosso produto ao invés do concorrente;

2. Se o consumidor clicar sobre o anúncio do programa de afiliado.

Até aqui, tudo parece muito simples principalmente quando sabemos que algumas lojas grandes como o Extra, por exemplo, utilizam programas de afiliados em meio às descrições dos produtos que comercializam online.

Porém, nem tudo é tão simples assim. O ideal nesse caso é usar ferramentas de monitoração a frio (depois que a interação ocorreu) e analisar o e-consumidor em tempo real (no momento em que a interação ocorre). Depois disso, verificar se o resultado final das interações em páginas com programas de afiliados tipo Adsense é lucrativo para a sua loja virtual, se o processo interfere na fidelidade do freguês, se vale a pena usar apenas no blog e-commerce ou se é melhor usar somente em meio as descrições dos produtos, etc.

Enfim, usar Adsense em minha loja virtual é tranquilo e favorável? Pode ser que sim e pode ser que não. Tudo vai depender do tipo de negócio, do tipo produto, do tipo de página e das análises e testes que você fizer.