
No e-commerce, auto-atribuição é a prática de identificar de que forma os consumidores encontraram a sua loja virtual. Mas diferentemente de métodos indiretos como aqueles com softwares analytics, por exemplo, a auto-atribuição consiste em perguntar diretamente para cada consumidor como ele chegou até o seu site. Dessa maneira, essa prática permite que você descubra com maior precisão qual canal de comunicação ou Marketing conduziu cada consumidor até o seu estabelecimento comercial online.
Assim, com base nas descobertas que obtiver a partir da auto-atribuição, você poderá saber com maior exatidão quais estratégias de Marketing estão proporcionando melhor retorno para o seu negócio. Com efeito, será possível focar seus investimentos nas opções de melhor performance, melhorando ainda mais os seus resultados. Conheça mais vantagens disso logo em seguida!
AUTO-ATRIBUIÇÃO: VANTAGENS
Entre as principais vantagens de aplicar a auto-atribuição no seu e-commerce podemos citar, por exemplo:
- Maior transparência na captação de dados;
- Identificação mais precisa dos seus melhores canais de comunicação com o consumidor;
- Mais exatidão na descoberta dos seus canais de Marketing com melhor performance;
- Maior visibilidade para que você possa aplicar seus recursos de modo mais assertivo;
- Capacidade de melhorar a comunicação com base em dados de fontes primárias;
- Maior engajamento com a sua marca;
- Entender melhor o fluxo de canais no seu Marketing Multicanal.
Além disso, ao deixar claro quais os melhores canais de comunicação e Marketing do seu e-commerce, a auto-atribuição possibilita que você redefina suas prioridades, podendo até mesmo reduzir alguns custos e desperdícios de recursos com mídias de baixa performance. Portanto, vale a pena implementar essa ferramenta. Continue lendo e saiba como fazer isso!

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COMO IMPLEMENTAR?
Para implementar a prática da auto-atribuição no seu e-commerce, siga o seguinte passo a passo:
Implementação de auto-atribuição:
- Liste os pontos de contato do consumidor com o seu e-commerce
E-mail, chat humano, chat automático, redes sociais, Whatsapp, etc.
- Defina a pergunta
Teste possibilidades como “Como nos encontrou?” e exiba opções para ticar.
- Defina a ferramenta
Use formulários, apps mensageiros, chat com Inteligência Artificial (IA) e outros meios.
- Organize as respostas
Produza uma tabela e um gráfico a partir das respostas dos consumidores.
- Extraia insights
Identifique os canais de comunicação e Marketing de melhor performance.
- Realoque seus recursos
Redistribua seu orçamento de Marketing conforme os resultados.
E mais, realize novos monitoramentos em períodos específicos de 15 ou 30 dias, por exemplo. Assim, se houver alguma mudança na performance dos seus canais de comunicação e Marketing, você saberá rapidamente e poderá tomar as providências antes que ocorra uma queda no rendimento. Ah, e não esqueça de treinar toda a sua equipe para a realização de auto-atribuição. Isso certamente pode fazer uma grande diferença para melhor no seu e-commerce.