Cluster de clientes: como usar essa estratégia para vender mais no e-commerce?

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Saiba como uma segmentação mais precisa pode ajudar a melhorar a performance do seu negócio!

Cluster de clientes: grupos de consumidores com características em comum. Imagem: @vectorjuice
Cluster de clientes: grupos de consumidores com características em comum. Imagem: @vectorjuice

Em Marketing, um cluster de clientes é um termo que define um grupo de potenciais compradores com características em comum. No e-commerce, ele serve sobretudo para você lojista identificar o perfil dos seus consumidores de forma mais precisa. Assim, é possível abordá-los de forma mais assertiva e gerar mais vendas.

Em outras palavras, um cluster de clientes é ideal para segmentar consumidores de forma mais acurada. Isto é, ele permite transformar informações vagas em dados mais exatos, possibilitando abordar vários consumidores com características muito semelhantes de uma só vez.

Digamos, por exemplo, que o público-alvo da sua empresa seja formado por homens solteiros com 20 a 30 anos de idade. Neste caso, é possível criar vários clusters de clientes para segmentar esse público de forma mais exata. É possível criar um cluster para homens solteiros que gostam de viajar, outro para homens que preferem ficar em casa, outro para homens solteiros com filhos, etc.

Cada cluster terá as suas próprias dores e desejos, que você poderá aplacar de forma mais envolvente por meio das suas estratégias de Marketing. Os clusters permitem, desse modo, aumentar a precisão da sua comunicação, levando a mensagem certa para os consumidores certos e nos momentos mais adequados.

Vídeo: como usar os clusters de clientes no e-commerce?

VANTAGENS DO CLUSTER DE CLIENTES NO E-COMMERCE

Ao criar clusters de clientes você pode obter várias vantagens para o seu e-commerce. Com essa estratégia é possível, por exemplo:

  • Segmentar e aprofundar os dados do seu público-alvo permitindo assim maior eficiência na comunicação com cada grupo de consumidor;
  • Oferecer dados mais precisos para que as suas equipes de atendimento, Marketing e vendas possam abordar os consumidores de forma muito mais personalizada;
  • Divulgar os seus produtos, serviços e soluções de forma mais segmentada e, dessa maneira, melhorar a performance do seu e-commerce.

Como se pode observar, trabalhar com cluster de clientes é muito melhor do que usar apenas um público-alvo genérico. Mas, enfim, como aplicar essa estratégia no seu e-commerce? É o que você ficará sabendo em seguida. Acompanhe!

COMO IMPLANTAR?

Para trabalhar com cluster de clientes é preciso investir em algumas tecnologias como uma boa plataforma de e-commerce. A plataforma VTEX, por exemplo, integrada a um CRM, permite criar cluster de clientes com facilidade.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX

Outra tecnologia que possibilita criar clusters de clientes é a plataforma de CRM e automação de Marketing RD Station. Com a RD Station é possível criar listas de leads com base nos interesses de cada um deles e manter todas essas informações em um só lugar. Vale a pena experimentar!

Assim que puder clique em “Comportamento do cliente” e saiba como identificar e usar isso ao seu favor no e-commerce!