Como criar um marketplace?

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Dicas básicas para montar o seu shopping online

Como criar um marketplace: investimento, plataforma e Marketing são as pautas centrais em um projeto do tipo
Como criar um marketplace: investimento, plataforma e Marketing são as pautas centrais em um projeto do tipo

Uma das dúvidas mais frequentes do comércio eletrônico na atualidade é “como criar um marketplace?”. Com a evolução dessa tecnologia, muitos(as) empreendedores(as) como você têm pensado em enveredar por este caminho. Mas será que vale a pena?

Antes, porém, de responder a estas questões, acho importante resumir o que é marketplace aos(às) que ainda não sabem do que se trata. Marketplace é um modelo de negócios no qual múltiplas lojas vendem a partir de um único site como se este fosse um shopping online.

Sendo assim, ao montar um marketplace você terá que se esforçar para integrar dois públicos distintos. De um lado, será necessário atrair a facilitar a adesão de lojistas (sellers) e, do outro, atrair e engajar consumidores. Aí, então, os lojistas lhe pagam uma comissão a cada venda.

Pois bem, como, enfim, montar o seu shopping online? Veremos adiante. Continue lendo!

Acesse e leia também “O que é marketplace”. Conheça, desse modo, as principais características e tecnologias deste tipo de negócio.


COMO CRIAR UM MARKETPLACE: DICAS BÁSICAS

Muito bem, se você está pensando em como criar um marketplace, comece a refletir sobre os seguintes temas:

Investimento:

A menos que tenha muito dinheiro para se autofinanciar, para iniciar um projeto de marketplace você precisará de um investidor. Para ter uma ideia, observe quanto as empresas têm gasto só para começar:

  • Grupo Martins: investiu R$ 15 milhões em um marketplace com 200 mil sellers;
  • Canal da Peça: investiu R$ 16 milhões em um marketplace com 800 mil produtos;
  • Grupo Iguatemi: investiu R$ 15 milhões em um marketplace que por enquanto tem cerca de 80 marcas.

Por isso, se você tem a ideia, mas não tem a grana, comece, então, a expor seu projeto para investidores e para aceleradoras interessadas neste setor de negócios.

Se você já tem a ideia, então comece a procurar parcerias e investidores
Se você já tem a ideia, então comece a procurar parcerias e investidores

Plataforma:

Dado que a tendência dos marketplaces é o crescimento do número de lojistas, de consumidores, de acessos e de compras online ao longo do tempo, será necessário contar com uma plataforma robusta e escalável.

Uma plataforma escalável suporta o crescimento sem travamentos e sem grandes percalços. Ela possibilita que os visitantes trafeguem pelas páginas de produtos com rapidez. Em outras palavras, esse tipo de tecnologia proporciona melhor usabilidade para todos os envolvidos.

Além disso, é preciso distribuir o pagamento realizado pelo consumidor para os lojistas, transportadoras, gateways, entre outras partes envolvidas, sem se esquecer da sua comissão. O sistema que faz isso automaticamente é o split de pagamento, que de preferência a plataforma deverá ter.

Desse modo, ao longo da etapa de planejamento, procure saber mais detalhes sobre diferentes plataformas. Se puder, visite os fornecedores destes sistemas para ficar por dentro. No fim, escolha a melhor delas para o seu projeto.

Curadoria de Conteúdo:

Imagine um marketplace como o Orbia (da Bayer), que tem mais de 140 mil sellers. Esses vendedores, por suas vezes, enviarão a todo minuto ao shopping online novas fotografias e dados sobre produtos. Isso não pode ser bagunçado. Alguém terá que colocar ordem na casa.

Isso significa que será preciso manter uma equipe de colaboradores, os quais deverão filtrar as informações. Além disso, esse time de funcionários precisará preparar o conteúdo do ponto de vista SEO e assim possibilitar que internautas encontrem as páginas de vendas nos buscadores.

De acordo com o artigo “Quero montar um marketplace” publicado por Rafael Campos no VTEX blog, a curadoria de conteúdo é uma das etapas de maior dificuldade na gestão de shoppings online. Dessa forma, isso deve receber especial atenção durante o seu planejamento.

Marketing:

Contratar Marketing Digital é uma boa ideia para persuadir mais consumidores.
Contratar Marketing Digital vai lhe ajudar a persuadir mais clientes e a mantê-los satisfeitos por mais tempo.

O que mais atrai lojistas para os marketplaces é o público segmentado que visita esses sites de e-commerce. Entretanto, não haverá público algum visitando o seu marketplace se você não divulgá-lo aos quatro ventos.

Dessa maneira, faz-se necessário investir pesado em vários tipos de Marketing, e principalmente no Marketing Digital. Campanhas de links patrocinados, Social Media Ads e E-mail Marketing, por exemplo, devem ocorrer ininterruptamente.

Ademais, o Marketing também deve ser utilizado para convencer novos lojistas a aderirem à sua plataforma. A divulgação constante manterá lojistas e consumidores engajados ao seu negócio.

Acesse e leia também o nosso artigo “VTEX marketplace”. Aprenda assim a montar o seu ou a atuar como vendedor dentro do shopping online de terceiros via plataforma VTEX.


CONCLUSÃO

O básico sobre como criar um marketplace é obter financiamento, escolher bem a plataforma, cuidar do conteúdo e acelerar o Marketing. Ao planejar, lembre-se que é preciso gerenciar todas as atividades de back office e front office do negócio.

Feito isso, pode valer muito a pena montar um marketplace. O investimento de tempo e de dinheiro é grande, e é preciso haver muita entrega para a coisa acontecer, mas o retorno poderá compensar todo o esforço.

Acesse e leia também o artigo “Marketplace ou loja virtual”. Descubra, então, qual dessas duas oportunidades é melhor para quem está entrando no e-commerce.