Bayer lança marketplace de agronegócio

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Empresa espera movimentar R$ 70 bilhões com a plataforma até 2022

Bayer lança marketplace integrado com programa de fidelidade
Bayer lança marketplace integrado com programa de fidelidade

A notícia “Bayer lança marketplace” está agitando o mundo do agronegócio. No último mês, a referida multinacional alemã do setor químico-farmacêutico colocou no ar uma plataforma comercial que agrada “gregos e troianos”, quero dizer, distribuidores e produtores rurais.

O marketplace, que está sendo chamado de Orbia, é o resultado de uma joint venture originária de uma parceria entre a Bayer e a empresa de programas de fidelização Bravium.

Quer saber como este marketplace funciona? Continue lendo e fique por dentro!

Clique também em “O que é marketplace” para ler um post complementar. Conheça, dessa forma, algumas características desta tecnologia de vendas online.


BAYER LANÇA MARKETPLACE COM TRÊS MODELOS DE NEGÓCIOS

Detalhe da homepage do Orbia
Detalhe da homepage do Orbia

O marketplace da Bayer / Bravium conta com três modelos de negócios que se complementam, são eles:

1 – Fidelidade;

2 – Commodities;

3 – Insumos.

Na pratica, isso funciona mais ou menos da seguinte maneira:

  • Um produtor acessa o Orbia e compra um insumo (3) de um distribuidor;
  • Logo, ao fazer isso, este produtor entra para um programa de fidelidade (1);
  • Posteriormente, o produtor vende via Orbia a commodity (2) que produziu.

Ao todo, 140 mil produtores rurais do Brasil cadastrados pela Bayer até agora poderão usufruir da tecnologia. E, do outro lado, empresas distribuidoras poderão criar cada qual uma loja virtual dentro do marketplace e assim comercializar insumos e serviços para estes produtores com mais facilidade. Para tanto, distribuidores pagarão uma taxa de 0,2% a 8% (dependendo do insumo).

O projeto tem como foco os filhos dos produtores, os quais estão começando a ocupar os cargos de administração dos negócios. Sendo estes de gerações mais recentes, eles têm mais afinidade com a internet e tecnologias online.

Em outras palavras, o que estamos observando neste marketplace da Bayer é um processo de transformação digital. Assim, a Bayer espera movimentar cerca de R$ 70 bilhões até 2022. Depois disso, a empresa visa expandir o projeto para outros países da América Latina.

Acesse e leia também o post “VTEX Marketplace”. Aprenda, desse modo, a criar o seu ou a atuar como vendedor nas plataformas de terceiros.


COMO É O PROGRAMA DE FIDELIDADE INTEGRADO AO ORBIA?

Produtores podem trocar pontos de fidelidade por produtos
Produtores podem trocar pontos de fidelidade por produtos

O programa de fidelidade integrado ao Orbia denomina-se Impulso Bayer. Observe, em seguida, o seu funcionamento:

  • Primeiramente, os produtores vão ao Orbia e compram um insumo;
  • Ao fazerem isso, eles ganham pontos de fidelidade;
  • Posteriormente, esses produtores podem trocar os pontos que ganharam por produtos;
  • Além disso, eles podem trocar os pontos por consultorias, viagens, treinamentos, etc.

Como se pode observar, o Impulso Bayer é parecido com o sistema de milhas aéreas, no qual os clientes mais fiéis podem trocar seus pontos de fidelidade por passagens. No Orbia, este programa de fidelidade é como um cimento que sela o vínculo entre produtores e distribuidores.

Acesse e leia também o nosso post “Programa de fidelidade funciona no e-commerce”. Descubra, então, como oferecer recompensas e assim manter seus clientes ativos.