Como são as lojas de e-commerce no Brasil?

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Conheça o cenário do comércio eletrônico no país!

Lojas de e-commerce no Brasil: 48% são pequenos negócios. Imagens: @ibrandify @vectorjuice
Lojas de e-commerce no Brasil: 48% são pequenos negócios. Imagens: @ibrandify @vectorjuice

Muitos empreendedores como você têm pensado em abrir um empreendimento online, mas antes gostariam de saber como está o panorama do setor e como são as lojas de e-commerce no Brasil. Pois bem, é sobre isso que lhes venho informar neste post.

De acordo com a pesquisa “Perfil E-commerce Brasileiro” (2020) feita pela plataforma de pagamentos digitais PayPal em parceria com a empresa de tecnologia Big Data Corp, existem cerca de 1,3 milhão de lojas virtuais no país.

Desse montante, só 8% tem presença offline, isto é, contam com loja física. A sede da maioria localiza-se na região Sudeste, sendo 59% em São Paulo, 7% no Rio de Janeiro e 6% em Minas Gerais. Quase metade (48%) são pequenos negócios que faturam até R$ 250 mil por ano.

Além disso, 89% dessas lojas recebem até 10 mil visitas mensais. Outras 9% obtém até 500 mil visitas enquanto 2% recebe entre 10 mil e 500 mil visitas por mês. Cerca de 56% delas, enfim, usam meios de pagamentos eletrônicos como carteiras digitais.

Ainda conforme o estudo, as redes sociais mais usadas pelas lojas online para divulgar produtos e interagir com clientes são Facebook (58%), Youtube (40%), Instagram (21%) e Pinterest (5%).


LOJAS DE E-COMMERCE NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS

A maioria dos empreendedores do e-commerce no Brasil são de pequeno porte. Sendo assim, eles desenvolvem lojas online a partir de plataformas como a Loja Integrada, que proporciona ótimo suporte para faturamentos de até R$ 70 mil mensais.

Vídeo: playlist sobre recursos da Loja Integrada

Já quem fatura mais de R$ 70 mil por mês prefere usar outros sistemas como a plataforma VTEX, por exemplo, que oferece maior escalabilidade. A escalabilidade é importante porque permite um crescimento rápido sem travamentos ou gargalos.

Vídeo: VTEX, uma plataforma de comércio unificado

Obviamente, as plataformas menos robustas custam menos. Neste contexto, se você estiver pretendendo abrir a sua própria loja virtual, então será necessário primeiramente escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu caso.

Você pode precisar de uma plataforma e-commerce por diversos motivos. Por exemplo, para digitalizar seu negócio que ainda é só físico; ou migrar sua loja virtual de uma plataforma básica para outra mais avançada. Além disso, você pode querer unificar canais de vendas; ou expandir para um marketplace.

Seja como for, as lojas de e-commerce no Brasil possuem múltiplas ferramentas que permitem que você faça muito sucesso no varejo ou no atacado. Elas podem contar com gateways de pagamento e de frete, gestão de entregas e precificação dinâmica.

Além disso, muitas podem integrar sistemas de gestão como ERPs, apps de recomendações de produtos, automação de Marketing, pesquisa inteligente, pesquisas de satisfação, segurança e antifraude, etc.

Estes, vale lembrar, são apenas alguns recursos. Plataformas baseadas em API como a VTEX, por exemplo, permitem que você inclua ainda mais aplicações. Com as APIs é possível integrar de um jeito fácil até mesmo aplicações que venham a ser desenvolvidas no futuro.

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