Funil de Vendas para e-commerces

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Confira esta singular estratégia de comércio de produtos que visa transformar um estranho em contato, um contato em interessado, um interessado em cliente, um cliente em amigo e, finalmente, um amigo em freguês para o resto da vida.

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A engenhosa combinação de técnicas e táticas do Funil de Vendas, muito usada em campanhas de e-mail marketing, pode ser adaptada pela sua agência de Marketing Digital e/ou agência de e-commerce no comércio eletrônico da sua loja virtual.

Tais táticas e técnicas permitem transformar sistematicamente:

1. Um visitante desconhecido da sua loja em lead (contato)
2. Um lead em prospect (contato interessado no seu produto)
3. Um prospect em cliente (comprador)
4. Um cliente/comprador em cliente/amigo (cliente fidelizado)
5. Um cliente/amigo em freguês (cliente que vai comprar sempre com você)

Para conseguir este prodigioso feito, não é tão simples e nem tão fácil. Demanda trabalho duro. No entanto, quem o conseguir colherá frutos tão bons que a estratégica acabará por se tornar um hábito.

Como, então, transformar um estranho em freguês da sua loja e-commerce? Eis um resumo passo a passo:

1. Capte audiência para a sua loja: invista em conteúdo SEO, links patrocinados, redes sociais, vídeo marketing, folders, folhetos, cartazes e impressos em geral, propagandas em rádios e TVs, entre outros meios (escolha os mais convenientes), para aumentar a audiência do seu site;

2. Selecione a audiência: no seu site, ofereça um conteúdo grátis (um e-book relevante para as pessoas relacionado a sua área de atuação, por exemplo) em troca de um e-mail ou assinatura de Newsletter. Assim, você saberá que quem baixou o conteúdo grátis é porque tem real interesse no que você tem a dizer;

3. Conquiste a confiança: as pessoas baixaram o seu conteúdo, mas ainda não o conhecem. Por isso, comece a lhes enviar mais conteúdo grátis para o e-mail que elas deixaram no seu site, com dicas diversas, com incentivos e motivações para que elas leiam o seu e-book gratuito. O segredo é iniciar um relacionamento de longo prazo, por isso, os e-mails devem ser periódicos para que as pessoas possam se lembrar de você várias vezes durante o dia;

4. Produto inicial: depois de alguns e-mails, você já terá estatísticas de acesso (quem clicou em quais links), o que lhe permitirá lhes oferecer um produto inicial de baixíssimo custo, só para transformá-los em clientes. A lógica aqui é que é mais fácil vender outros produtos para quem já é cliente, como você leu no post “Brasileiro está mais confiante em compras online, informa SPC ”, que publiquei há alguns dias. Por isso, este produto inicial de baixo custo serve para transformar um prospect em cliente;

5. Monitore os passos do cliente: uma vez que o prospect se cadastrou na sua loja, comprou o produto inicial que você lhe ofereceu e se transformou em um cliente, você poderá monitorá-lo por meio das estatísticas de acesso. Isto é, será possível verificar em quais botões ele clicou, onde deixou de clicar, quais produtos colocou no carrinho, quais produtos tirou do carrinho, etc. Isso lhe possibilitará conhecer cada vez melhor o seu cliente, afinar a sua publicidade e lhe enviar propagandas mais precisas com o objetivo de acertar na mosca o coração e a mente do seu público-alvo;

6. Pesquise o cliente: continue a enviar dicas e conteúdo relevante para os seus clientes. De vez em quando, peça para que eles respondam pequenas pesquisas de satisfação com a finalidade de conhecer as datas mais importantes para eles, as mudanças (casamentos, eventos de família, formaturas, etc.) que geram incríveis oportunidades de vendas;

7. Analise os dados: cruze informações de acessos do site, dos e-mails, de visitas presenciais à sua loja e de compras passadas, entre outras, para tentar prever o que os seus clientes farão no futuro. Se você perceber, por exemplo, que 5% das suas clientes mulheres estão comprando o livro “O que é Jornalismo” e que as mesmas pessoas acessaram outros produtos como camisetas de jornalismo, chaveiros de jornalismo, etc., poderá concluir que elas são “focas” que acabaram de entrar na faculdade e, assim, poderá lhes direcionar propagandas (impressas e/ou virtuais) com conteúdo relacionado. Você terá condições de prever que daqui a 4 anos elas vão se formar e, assim, poderá lhes oferecer produtos correlacionados no futuro, o que aumentará as suas vendas.

Bem. Lembre-se de que, quanto mais confiança os clientes tiverem em você, mais fácil será fechar vendas na sua loja virtual. Crie, portanto, páginas de vendas envolventes para os seus produtos. Use fotos incríveis e conteúdo em texto com poderosos argumentos de vendas direcionados para cada grupo de clientes com necessidades específicas. Afinal de contas, a ideia do funil de vendas é personalizar o comércio, melhorar o relacionamento e, assim, fidelizar os clientes por toda a vida.