O que é k-commerce?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

A arte de transformar conhecimento em produto e vende-lo em um comércio eletrônico

ecommerce-industry-1140x445

Knowledge Commerce (Comércio de Conhecimento, em português), mais conhecido pela abreviação k-commerce, é nada mais do que a transformação dos ativos de conhecimento de uma empresa em produtos ou serviços vendáveis via internet.

Para exemplificar, suponhamos que os engenheiros da sua empresa tenham desenvolvido um método inovador, mais rápido e econômico para revestir comprimidos. Esse método poderia revolucionar os setores de drageamento e revestimento das indústrias farmacêuticas. Então, você pensa, por que não vender esse conhecimento para outras organizações interessadas?

Logo, você contrata uma equipe de comunicação para transformar esse conhecimento em e-books, livros, treinamentos, diagramas, apostilas, planilhas, CDs, DVDs e consultorias, entre outros produtos e serviços, os quais poderão ser comercializados em lojas virtuais, em sites de cursos online e em canais de consultorias via internet, entre outras possibilidades.

Em alguns casos, o próprio conhecimento poderá ser a moeda de troca. Empresas e profissionais poderão trocar conhecimentos entre si, bem como aprimorar conhecimentos juntas com a finalidade de produzir novos produtos e serviços mais avançados.

O k-commerce é, portanto, um modo que os diretores e profissionais de empresas de pequeno, médio e grande portes têm encontrado para transformar seu capital intelectual intangível em um pacote de serviços e produtos tangíveis e comercializáveis via comércio eletrônico.