GA4: as novidades do Google Analytics

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Software analítico vem com ferramentas fundamentais para o e-commerce!

O Google Analytics 4 (GA4) conta com Machine Learning, o que permite gerar insights mais úteis para o seu negócio. Imagem: @pikisuperstar
O Google Analytics 4 (GA4) conta com Machine Learning, o que permite gerar insights mais úteis para o seu negócio. Imagem: @pikisuperstar

O Google Analytics 4, também conhecido como GA4, é a versão atual do famoso software analítico do Google. Em funcionamento desde 2020, ele substitui as versões Universal Analytics (UA) e Universal Analytics 360 (UA 360), que deixarão de funcionar no dia 1 de julho de 2023.

Concebido sobretudo para dar suporte às análises de e-commerce, o GA4 conta com maior precisão na medição de dados na web. Ele vem com ferramentas que possibilitam acompanhar a Jornada do Consumidor com mais facilidade, entre outras novidades. Saiba mais em seguida!

NOVIDADES DO GA4 E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO UNIVERSAL ANALYTICS

Uma das principais diferenças entre as duas versões do software de análises do Google é que o Universal Analytics baseava-se em pageviews. Desse modo, cada vez que uma página de um site carregava, o UA carregava junto, contabilizando uma visualização. Agora, no entanto, o GA4 contabiliza esse processo como um evento.

Em outras palavras, na versão UA era necessário computar a categoria, a ação e o rótulo para se chegar ao valor de um evento. Já na versão GA4 a coleta ocorre direto no evento, o que diminui a carga nos servidores do Google, agiliza o processo e melhora a usabilidade da ferramenta.

Outra diferença marcante é que a Taxa de Rejeição do UA resultava do percentual de visitantes que acessavam um site e saiam sem interagir com outras páginas. Enquanto isso, o GA4 calcula essa métrica com base o percentual de sessões que o usuário interagiu na primeira tela por mais de 10 segundos.

O modelo de atribuição também mudou. Neste contexto, uma das características do Universal Analytics era que não havia a possibilidade de modificar o modelo de atribuição padrão, o “Último clique (não direto)”. Já o GA4, por sua vez, funciona com base em Data Driven Attribution, isto é, em dados de aprendizado de máquina.

Além disso, na versão GA4 do software analítico do Google temos:

Machine Learning

Equipado com Aprendizado de Máquina, o sistema GA4 mostra as tendências de dados de consumidores coletados de várias fontes. Assim é possível gerar insights mais úteis para o seu negócio, o que lhe permitirá tomar decisões melhores.

Medições otimizadas:

Com o GA4 é possível rastrear métricas como as rolagens de tela, as visualizações de páginas, o engajamento de vídeos do YouTube, os cliques em links externos, as pesquisas no site e os downloads de arquivos, o que permite entender melhor o seu negócio.

Análise integrada:

Agora os relatórios da web e dos apps serão entregues na mesma página. Assim é possível ver as conversões de diferentes canais de forma integrada. Isso permite observar melhor a Jornada do Consumidor no ambiente digital.

Analysis Hub:

Analysis Hub é uma coleção de técnicas avançadas de análise que permitem descobrir insights profundos sobre o comportamento dos consumidores. Por meio dele você pode, por exemplo, aplicar estilos de visualização, exportar dados de outras ferramentas, etc.

Reorganização de relatórios:

Os relatórios foram reorganizados no GA4. A aba Ciclo de Vida, por exemplo, mostra as métricas baseadas no Funil de Vendas. Isto é, ela exibe dados sobre Aquisição, Engajamento, Monetização e Retenção, o que oferece mais praticidade às análises.

Adaptação ao futuro sem cookies:

De acordo com post do Canaltech, a Universal Analytics fazia medições ancoradas na web para desktop a partir de cookies. Já a versão GA4 opera em todas as plataformas sem depender dos cookies, pois usa um modelo de dados baseado em eventos.

Além disso, o GA4 vem com atualizações de privacidade, medições centradas em clientes ao invés de em plataformas, integrações como outros softwares como o Google Ads e novas métricas que permitem prever coisas como a “receita potencial”, recursos ideais para CRO no e-commerce.

Vídeo: saiba mais sobre CRO no e-commerce

COMO VISUALIZAR AS KPIS DO E-COMMERCE NO GA4?

Para visualizar as KPIs do e-commerce no Google Analytics 4 é muito simples. Observe logo em seguida alguns exemplos:

Vendas por marca:

KPI de "Vendas por marca" no GA4. Imagem: @agenciaeplus
KPI de “Vendas por marca” no GA4. Imagem: @agenciaeplus

Para acessar a KPI de “Vendas por marca” clique primeiramente sobre o menu “Monetização”. Adiante, selecione “Compras de e-commerce”. Enfim, visualize os dados na coluna “marca do item”.

Adição de carrinho:

KPI de "Adição ao carrinho". Imagem: @agenciaeplus
KPI de “Adição ao carrinho”. Imagem: @agenciaeplus

A KPI de “adição ao carrinho” também pode ser vista no mesmo menu. Assim, clique em “Monetização” e “Compras de e-commerce”, e logo depois veja os dados na coluna “Itens adicionados ao carrinho”.

Cupom do pedido:

KPI de "Cupom do pedido" no Google Analytics 4. Imagem: @agenciaeplus
KPI de “Cupom do pedido” no Google Analytics 4. Imagem: @agenciaeplus

O acesso à KPI “Cupom do pedido” deve ocorrer a partir de um clique no menu “Monetização” e outro clique em “Visão geral”. Posteriormente observe a caixa “Receita de compra por cupom do pedido. E para ver mais dados, clique no link “Ver cupons de pedidos”.

RELATÓRIOS DE MÍDIA ORIGEM NO GA4

Nos relatórios de “Mídia Origem” é possível visualizar as origens do tráfego no seu e-commerce. Para acessar esses relatórios no GA4 clique, em sequência, no menu lateral esquerdo em “Ciclo de Vida”, “Aquisição” e “Aquisição de Tráfego”.

Nos relatórios de “Mídia Origem” você poderá ver a analisar, por exemplo, as tabelas de grupos de canais, lembrando que o canal “Cross-network” se refere as campanhas Google Performance Max (PMAX). Além disso, também é possível visualizar tabelas de “caminhos de conversão” e “conversões por mídia”.

COMO MIGRAR SUA LOJA VIRTUAL E BLOG E-COMMERCE PARA O GA4?

Se você quiser migrar a sua loja virtual ou o seu blog de e-commerce para a nova versão do Google Analytics, inicie acessando o Assistente de Configuração do GA4. Primeiramente, clique em “Admin” no canto inferior esquerdo.

Logo depois, na coluna “Conta”, escolha a conta que deseja migrar. Em seguida, na colula “Propriedade”, selecione a propriedade da Universal Analytics que faz a coleta de dados no seu site atualmente.

Na sequência, ainda em “Propriedade”, clique em Assistente de Configuração do GA4. Adiante, em “Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”, pressione o botão “Iniciar”. Clique, enfim, em “Criar Propriedade”.

Ao clicar em “Criar Propriedade”, o assistente cria a sua propriedade no GA4, copia dados como a URL do site e as configurações de moeda do Universal Analytics e ativa a métrica otimizada, entre outras ações.

Caso precise de ajuda para fazer a migração da sua loja virtual ou blog de e-commerce para o GA4, sempre poderá recorrer a agência de Marketing Digital Agência e-Plus. Aliás, para entrar em contato com a Agência e-Plus basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: