Google EAT: como isso interfere no seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça a atualização do Google que reforça a necessidade de criar conteúdo de qualidade

Google EAT prioriza a qualidade do conteúdo. Imagem: @mizzter_X94 @pixabay

Google EAT é uma atualização do algoritmo do buscador na web, em voga desde 2018. EAT é a sigla em Inglês para Expertise (Especialização), Authoritativeness (Autoridade) e Trust (Confiabilidade). Essa atualização citada no documento “Quality Raters Guidelines” realça que já não é possível surgir no Google da noite para o dia, mas que é preciso nutrir a marca dia após dia com conteúdo de qualidade.

Só para contextualizar, o documento “Quality Raters Guidelines” conta com um conjunto de normas para avaliadores de qualidade. De acordo com informações da MOZ, o Google tem um batalhão de 10.000 avaliadores ao redor do mundo que fazem verificações site por site. Esses colaboradores usam um sistema para atribuir notas para cada site.

Os dados coletados pelos avaliadores são repassados para os engenheiros do Google. Logo depois, os engenheiros inserem tais dados nos sistemas de aprendizado de máquina do Google. Desse modo, submete-se o algoritmo do Google a um processo de melhoria contínua que, por sua vez, influencia a classificação das buscas como um todo.

GOOGLE EAT: COMO ADEQUAR SEU E-COMMERCE

Para adequar seu e-commerce ao EAT você deve criar conteúdo de qualidade, isto é, com alto índice de EAT. Em outras palavras, cada item da sigla EAT deve ser trabalhado com esmero. Logo em seguida eu explico um pouco mais sobre como isso deve ser feito no seu e-commerce:

E de Expertise

Este parâmetro se refere ao nível de especialização do autor do conteúdo. Assim, se o autor é um padre que assina um post sobre Física, há chances da avaliação não ser boa. Para melhorar este quesito, o autor aqui deveria se especializar em Física e construir uma reputação em torno disso. Dito de outro modo, o Google avalia a competência de quem escreve.

A de Authoritativeness

Não só o autor deve dominar o tema, mas a marca deve ter autoridade no ramo. O parâmetro Authoritativeness do Google EAT mede isso. Avalia-se aqui o número de backlinks e o tempo de permanência na página, o que quanto mais melhor. Por isso, sites de e-commerce como o seu devem ter bom conteúdo e oferecer uma boa experiência para os consumidores.

T de Trust

Para ser considerada uma marca de alta confiabilidade, os consumidores precisam reconhecer seu e-commerce como honesto. Para tanto, vale investir sobretudo em bons sistemas de segurança, que protegem os dados do usuário. Você deve blindar o seu site contra o cibercrime. É também uma boa ideia dar indicativos de credibilidade como citar endereço, contatos, etc.

Vídeo: saiba mais sobre o Google EAT (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda com tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Por fim, é importante dizer que o Google EAT prioriza conteúdos Your Money Your Live (YMYL) nas avaliações, isto é, os conteúdos de alto interesse público. Entre eles estão, por exemplo, os conteúdos médicos, jurídicos, governamentais e do e-commerce. Portanto, comprometa-se com a qualidade do conteúdo para ter chances no Google.

Assim que puder clique em “Atualizações do Google” e saiba mais sobre as principais delas desde 1998!