Atualizações do Google: conheça as principais e otimize o SEO da sua loja virtual

5 minutos de leitura
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Importância de ficar de olho nas mudanças do algoritmo do mais famoso buscador da internet

Evolua o SEO da sua loja online de acordo com as atualizações do Google!
Evolua o SEO da sua loja online de acordo com as atualizações do Google!

Você enquanto CEO de um e-commerce monitora as atualizações do Google? Caso não o faça, então eu acho que deveria começar a fazê-lo. Isso porque cada alteração no algoritmo gera consequências para o ranqueamento das páginas de vendas da sua loja virtual e também dos posts do seu blog de e-commerce no referido motor de buscas.

De acordo com estudo da IMN (2018), as lojas virtuais no topo das buscas recebem 21% dos cliques. Da segunda posição em diante, os cliques caem para 10% e depois caem mais ainda, gradativamente, até chegarem a cerca de 1% na vigésima posição. É preferível, portanto, manter-se na primeira posição para assim obter mais cliques e mais visitas.

No Brasil, estima-se que de cada 100 visitantes de uma loja online só 1 faz uma compra. Ora, este é dessa forma o principal motivo para você ficar de olho nas novidades do algoritmo do Google. Ao fazer isso, você poderá se antecipar às mudanças, ranquear melhor e obter mais visitantes orgânicos, isto é, que não dependem de mídia paga.

Vídeo: o que é e como funciona um algoritmo

Para lhe ajudar neste processo eu pesquisei e listei as principais atualizações do Google desde o seu lançamento. É isso o que você poderá conferir no próximo tópico deste artigo. Continue a leitura! Avante!

Acesse e leia também o post “O que é SEO”. Fique sabendo, dessa maneira, como fazer sua loja virtual aparecer nos buscadores como Google, Bing e Yahoo, entre outros.

PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES DO GOOGLE

Google Bert: atualização gera resultados de buscas mais relevantes
Google Bert: atualização gera resultados de buscas mais relevantes

O Google é atualizado algo entre 500 a 600 vezes por ano. Em seguida, você pode conferir uma lista com o ano, nome e objetivo das principais atualizações desde sua fundação:

1998 (Google)

Lançamento do site de pesquisas com palavras-chave.

2003 (Florida)

Punir as páginas que repetiam palavras-chave em excesso.

2004 (Austin)

Punir as páginas que empregavam o invisible text.

2004 (Brandy)

Punir conteúdo com links sem relação entre si.

2005 (Serp)

Fazer com que o histórico do usuário influencie os resultados das buscas.

Integrar as imagens, os vídeos, os mapas, as notícias, etc.

2008 (Suggest)

Exibir sugestões de buscas no campo de pesquisa.

2009 (Vince)

Classificar melhor as marcas que são conhecidas offline.

2010 (Caffeine)

Indexar as atualizações dos sites em tempo real.

2011 (Panda)

Ranquear melhor as páginas com conteúdo rico.

2012 (Penguin)

Punir as páginas com links internos e externos ruins.

2012 (Pirate)

Punir os sites denunciados por violação de direitos autorais.

2013 (Hummingbird)

Considerar a intenção do usuário ao realizar buscas.

2014 (HTTPS/SSL)

Tornar a segurança um item de ranqueamento.

2015 (Mobilegeddon)

Priorizar os sites Mobile Friendly nos resultados de buscas.

2015 (Rankbrain)

Usar a inteligência artificial na composição dos resultados de buscas.

2016 (Possum)

Usar a localização do negócio como um item de ranqueamento.

2016 (Adworks)

Integrar os anúncios no topo e no rodapé dos resultados de buscas.

2017 (Fred)

Punir os sites que abusam dos banners de afiliados.

2018 (Mobile First)

Usar um índice de classificação específico para mobiles.

2018 (EAT)

Avaliar a qualidade do conteúdo.

2019 (Bert)

Compreender melhor a intenção de busca dos usuários.

2021 (Page Experience)

Tornar a UX um fator de ranqueamento.

2022 (Helpful Content System)

Privilegiar conteúdo útil e punir conteúdo ruim usando machine learning.

Como se pode observar, quase todo ano tem uma grande novidade. Acompanhe essas atualizações e mantenha sua loja virtual em dia!

COMO APLICAR O SEO NO E-COMMERCE

O que é SEO: uma estratégia que envolve a construção de links, entre outras atividades
O que é SEO: uma estratégia que envolve a construção de links, entre outras atividades

Para aplicar o SEO no comércio eletrônico é necessário primeiramente preencher os requisitos exigidos pela sua plataforma de e-commerce. Desenvolva, por exemplo, as tags e os resumos das suas páginas de vendas de forma adequada. Use as palavras-chave mais buscadas.

No que diz respeito ao blog de e-commerce é possível fazer uso de plugins como o Yast SEO. Este, por sua vez, possibilita criar posts otimizados que certamente gerarão melhor ranqueamento não apenas no Google, mas em outros buscadores também.

Não obstante, é imprescindível realizar um bom trabalho de Link Building. Obter links externos para as suas páginas de vendas e blog-posts é decerto a melhor forma de fazê-los subir no conceito e no ranking dos motores de pesquisas.

Você poderá, enfim, obter ajuda valiosa neste processo ao contratar serviços como o de SEO para e-commerce da agência e-Plus. Isso pode trazer bons resultados para o seu negócio online. Assim será possível se destacar e surpreender seus concorrentes em médio e longo prazos.

Acesse e leia também o post “Seo para loja virtual”. Conheça, dessa forma, os 10 principais fatores de ranqueamento do Google.