Links internos: qual a utilidade deles no e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

10 vantagens dos interlinks

Links internos melhoram a experiência do consumidor no e-commerce. Imagem: vectorjuice
Links internos melhoram a experiência do consumidor no e-commerce. Imagem: vectorjuice

No comércio eletrônico, os links internos, também chamados de interlinks, são atalhos que possibilitam que os consumidores possam navegar de uma página para outra dentro de uma loja virtual, marketplace ou blog de e-commerce, por exemplo.

Por serem simples, os interlinks podem parecer supérfluos. Mas ao contrário disso, se bem utilizados, eles proporcionam uma série de vantagens para um comércio online como o seu. Pois continue lendo e fique sabendo mais sobre isso!

VANTAGENS DOS LINKS INTERNOS NO E-COMMERCE

Fundamentais em blogs de e-commerce, lojas virtuais, hotsites e outros sites de comércio eletrônico, os links internos possibilitam ações como:

  1. Enviar links do blog de e-commerce às páginas de vendas da sua loja virtual e assim aumentar a relevância destas nos resultados de sites buscadores como o Google;
  2. Conduzir leitores do seu blog e-commerce às páginas de vendas da sua loja virtual. Desse modo, você poderá colocar os consumidores a um passo das compras;
  3. Otimizar a indexação de páginas de vendas e posts em sites buscadores. O Google, por exemplo, rastreia e cadastra páginas com base em links internos e externos;
  4. Informar aos sites de buscas o que significa a página linkada por meio do chamado “texto âncora”. Assim, os buscadores podem entender e retornar conteúdo mais relevante aos consumidores;
  5. Otimizar a experiência dos consumidores permitindo que eles possam encontrar conteúdos complementares na loja online ou no blog de um jeito mais fácil;
  6. Correlacionar páginas umas com as outras e desse modo mostrar aos buscadores que elas possuem significados adicionais;
  7. Priorizar as páginas mais importantes do seu site apontando links para elas. Quanto mais links uma página recebe, melhor será sua classificação nas SERPs;
  8. Repartir a autoridade, pois enquanto os backlinks geram valor para o seu site, os interlinks distribuem esse valor e permitem que mais páginas sejam bem classificadas nos buscadores;
  9. Aumentar a autoridade do domínio, pois quando uma página transmite relevância para outra, o site como um todo se fortalece nas buscas orgânicas;
  10. Aumentar o tempo de uso do seu site e diminuir o Bounce Rate, já que os consumidores podem navegar por uma porção de links correlacionados.

Como se pode observar, um bom processo de linkagem interna não só pode atrair mais consumidores como também possibilita que eles passem mais tempo dentro do seu e-commerce.

ESTRATÉGIA DE INTERLINKS NO E-COMMERCE

Criar uma estratégia de interlinks no e-commerce requer planejamento. Primeiramente, você deve listar quais as páginas mais importantes da sua loja online e também do seu blog de e-commerce, pois estas, enfim, deverão receber mais links.

Vídeo: como usar links internos para obter classificação superior no Google (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Você deve criar, desse modo, uma hierarquia de links internos. Na loja virtual, por exemplo, aponte links dos menus para as páginas de departamentos, categorias, subcategorias e páginas de produtos. E no blog de e-commerce, crie uma estrutura similar.

Lembre-se, porém, de que o seu blog de e-commerce deve conter links para as páginas da sua loja virtual, mas não o contrário. Lembre-se também que os links devem ser postos sobre os chamados textos âncoras, os quais deve ser palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Para melhor aproveitamento dos links, certifique-se de aponta-los para páginas relacionadas com o assunto que está sendo tratado. Além disso, inclua links de forma moderada e evite assim que os buscadores os classifiquem como técnica Black Hat e punam o seu site.

Use softwares como o SEO Spider e Ahrefs para descobrir links quebrados e páginas sem links, por exemplo. Logo em seguida, faça as otimizações. Mantenha assim uma estrutura de links internos saudável e ganhe mais relevância nos mecanismos de pesquisas.

Assim que puder clique em “Backlinks” e saiba qual a importância disso para o seu e-commerce.