Como as técnicas SEO do tipo “black hat” desestabilizam seu e-commerce

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Use boas práticas de SEO e evite prejuízos à sua loja virtual nos sites buscadores

O uso de técnicas black hat SEO pode decretar o fim do seu site e-commerce nos motores de buscas

O uso de técnicas black hat SEO pode decretar o fim do seu site e-commerce nos motores de buscas

No mundo SEO, as chamadas técnicas black hat são um conjunto de ações cuja intenção é burlar as regras dos motores de buscas como o do Google com o objetivo de melhorar rapidamente a classificação de um site (que pode ser uma loja virtual, por exemplo) nos resultados das pesquisas.

Devido à sua natureza “fora da lei”, o termo inglês black hat – que significa “chapéu preto” em português – é uma referência aos antigos filmes norte-americanos de faroeste, nos quais os criminosos sempre usavam chapéus da referida cor.

Existem várias técnicas black hat SEO, eis algumas delas:

Conteúdo automático:

Em geral, tratam-se de textos gerados por softwares de tradução, agrupamentos e misturas de blocos de textos tirados de outras páginas, entre outras táticas semelhantes.

Quadrilhas de links:

São grupos de pessoas que fecham pacotes de trocas de links para seus sites de e-commerce, que realizam guest posting em larga escala, que pagam em dinheiro por links ou que empregam programas automatizados para gerar links.

Copiar e colar:

É a cópia deliberada de conteúdo de outros sites. Envolve também a cópia de feeds de conteúdo, a incorporação de vídeos, imagens e textos, etc, e ainda, a inserção de conteúdos com pequenas mudanças como o uso de sinônimos.

Na página “Diretrizes para webmasters”, o Google lista mais de dez técnicas do tipo que você deve evitar na sua loja virtual e/ou no seu blog e-commerce, se não quiser ser punido.

As punições do Google, que é o maior sistema buscador na atualidade, para comércios eletrônicos que usam as técnicas mencionadas são basicamente duas:

1. Penalidade “leve”:

Decréscimo severo em posições no ranking e consequente perda de audiência.

2. Penalidade máxima:

Eliminação do site do índice de pesquisas do Google.

Ambas as punições são passíveis de revisão, no entanto, não há nenhuma garantia de que o problema poderá ser resolvido, o que pode fazer com que você tenha que abandonar o site atual e começar outro com as técnicas apropriadas. Portanto, trabalhe o SEO de forma adequada desde o início e evite prejuízos ao seu e-commerce no futuro.