O que é SERP e qual sua importância no e-commerce

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Conheça as principais informações que esse tipo de página apresenta aos internautas

SERP é a página de resultados de pesquisas em motores de buscas como o Google. Imagem: @pch.vector
SERP é a página de resultados de pesquisas em motores de buscas como o Google. Imagem: @pch.vector

SERP é a sigla inglesa para Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Motor de Buscas em Português. Em outras palavras, trata-se da página que lista os links mais relevantes para um internauta que faz uma pesquisa em um site buscador como o Google ou Bing.

Por exemplo, ao digitar o termo “Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos” no Google, você encontra uma SERP com vários links para páginas relevantes. Mas observe que, neste caso, um post do blog da agência e-Plus ocupa a primeira posição.

Obviamente, os posts que ocupam as primeiras posições nas SERPs recebem mais visitas. E no caso do e-commerce, as lojas virtuais que recebem mais visitas acabam, no fim das contas, vendendo muito mais. Daí a importância de posicionar o seu conteúdo em primeiro lugar.

SERP para a busca "como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos"
SERP para a busca “como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos”

Mas como ranquear o seu conteúdo nas primeiras colocações das SERPs? Quais são as características das SERPs? As respostas para estas perguntas você ficará sabendo logo em seguida. Pois continue lendo e fique por dentro!

CARACTERÍSTICAS DAS SERPS

Para ranquear o seu conteúdo nos primeiros lugares das SERPs, você precisa antes entender quais as suas principais características ou features. No Google, por exemplo, cada SERP gera uma lista com cerca de 10 links.

Mas além disso, cada lista pode apresentar características personalizadas. Tal personalização depende sobretudo da forma como o internauta busca o conteúdo e do dispositivo que ele estiver usando. Desse modo, os resultados podem mostrar também:

  • Anúncios do Google Ads: publicidade paga do Google;
  • Imagens: os buscador pode destacar algumas fotos, vídeos e ilustrações;
  • Snipetts: caixas de descrição sobre o termo que o internauta pesquisou;
  • Notícias: box com as notícias mais recentes sobre o assunto pesquisado;
  • Shopping: links para páginas de vendas de produtos de lojas virtuais como a sua;
  • Cards: informações resumidas com imagens, gráficos, conversores, etc.;
  • Perguntas: caixa com perguntas e respostas sobre um tema.
Vídeo: mais sobre SERP (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Como se pode observar, uma SERP pode apresentar um vasto leque de conteúdo além de apenas URLs para páginas relevantes. Dessa maneira, ao preparar o seu conteúdo, você deve levar essas opções em consideração.

COMO RANQUEAR SEU CONTEÚDO NAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES

No Google, para ranquear seu conteúdo nas primeiras colocações das SERPs, use principalmente as técnicas SEO. Quer esteja trabalhando em um blog post ou em uma página de vendas para sua loja virtual, inclua a palavra-chave no título, subtítulo, descrições, etc.

Além disso, é possível pagar para colocar seu conteúdo no topo da página. Para tanto, cadastre-se na plataforma Google Ads e comece a criar campanhas de links patrocinados. Você também pode colocar anúncios de suas páginas de produtos no Google Shopping.

SERP: IMPORTÂNCIA NO E-COMMERCE

A importância das SERPs no e-commerce é que elas ranqueiam o conteúdo de diferentes lojas virtuais, incluindo a sua. Então, é fundamental que você otimize principalmente o SEO das suas páginas para que elas sejam ranqueadas em primeiro.

Ademais, por meio das SERPs é possível conhecer os seus concorrentes. Por exemplo, observe os resultados de pesquisas por palavras-chave importantes para o seu negócio e clique em alguns links. Assim você descobrirá muitas coisas sobre a concorrência.

Fique, portanto, sempre de olho nas SERPs. Se as suas páginas de vendas ainda não estão no topo, então será necessário otimizá-las para que elas cheguem lá um dia. Lembre-se, quanto mais no topo, mais visitas e mais vendas.

Assim que puder clique em “Atualizações do Google” e conheça os principais incrementos no algoritmo do Google desde 1998.