Marcas mais valiosas do mundo: e-commerce Amazon vai da garagem ao topo da lista Brand Finance

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Confira as 20 primeiras colocadas

Amazon começou como um e-commerce de livros que funcionava em uma garagem em 1995 e 20 anos depois tornou-se uma das marcas mais valiosas do mundo, a qual vende produtos de A a Z passando pelo "P" de Pet Shop
Amazon começou como um e-commerce de livros que funcionava em uma garagem em 1995 e 20 anos depois tornou-se uma das marcas mais valiosas do mundo, a qual vende produtos de A a Z passando pelo “P” de Pet Shop

A consultoria de estratégia e avaliação de marca Brand Finance acaba de lançar o relatório Global 500 2020 que aponta quais são as 500 marcas mais valiosas do mundo na atualidade. Para chegar ao resultado, a empresa analisou mais de 1.500 marcas em 29 países e dez setores de atividade. Confira, em seguida, quais são as 20 primeiras colocadas!

Acesse e leia também o post “e-Plus Ranking 2019”. Conheça, assim, os 50 sites de e-commerce mais pesquisados no Brasil!


20 MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO SEGUNDO A BRAND FINANCE

Amazon, Google e Apple são as três marcas mais valiosas do mundo conforme relatório Global 500 2020
Amazon, Google e Apple são as três marcas mais valiosas do mundo conforme relatório Global 500 2020

De acordo com o referido relatório, as 20 marcas mais valiosas do mundo hoje são as seguintes (confira a posição, o nome e o valor em bilhões de dólares de cada uma delas):

01 – Amazon: US$ 220,791

02 – Google: US$ 159,722

03 – Apple: US$ 140,524

04 – Microsoft: US$ 117,072

05 – Samsung Group: US$ 94,494

06 – ICBC: US$ 80,791

07 – Facebook: US$ 79,804

08 – Walmart: US$ 77,520

09 – Ping An: US$ 69,041

10 – Huawei: US$ 65,084

11 – Mercedez-Benz: US$ 65,041

12 – Verizon: US$ 63,692

13 – China Construction Bank: US$ 62,602

14 – AT&T: US$ 59,103

15 – Toyota: US$ 58,076

16 – State Grid: US$56,965

17 – Disney: US$ 56,123

18 – Agricultural Bank Of China: US$ 54,658

19 – WeChat: US$ 54,146

20 – Bank Of China: US$ 50,630

Vale mencionar, na lista constam quatro marcas brasileiras, todas elas de bancos. O Itaú ocupa a 298ª posição, o Bradesco a 308ª, a Caixa a 427ª e, por fim, o Banco do Brasil a 480ª. O relatório não informa o valor das marcas a partir da 100ª posição (só para assinantes), por isso não sabemos quanto valem as marcas brasileiras.

A Amazon, primeira colocada pela terceira vez consecutiva, foi de fato a primeira empresa a ultrapassar o valor de marca de US$ 200 bilhões. Como se pode observar, isso não é nada mau para um e-commerce que começou na garagem de Jeff e Mackenzie Bezos, em Seattle, no Estados Unidos (EUA), em 1994. Continue lendo e saiba mais sobre a história da Amazon!

Acesse e leia também o post “Marca e-commerce”. Desse modo, fique sabendo de 17 pontos chave para começar a construir a sua!


BREVE HISTÓRIA DA AMAZON

A Amazon foi fundada por Jeffrey Preston, mais conhecido como Jeff Bezos, em julho de 1994, na cidade de Seattle, estado de Washington, nos EUA. A primeira sede desta que hoje é uma das maiores empresas de e-commerce do planeta foi a garagem da residência do empresário.

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon

Apesar do nome inspirado no rio Amazonas localizado no Brasil, a Amazon não vendia água, mas livros. Isso era feito por meio de um site de comércio eletrônico lançado em 1995. Nesta loja online, Bezos podia oferecer aos consumidores milhares de livros impressos sem possuir nenhum estoque.

É que o modelo de negócios do empresário levava em conta parcerias com editores, distribuidores e atacadistas de livros. Desse modo, via site, ele oferecia aos consumidores todos os livros que estavam nos estoques de seus parceiros.

Além dos livros

Nos anos 1998, Bezos começou a diversificar seu mix de produtos. A partir de então ele passaria a vender também DVDs, CDs, eletrônicos e brinquedos. Posteriormente, informática, pet shop e até alimentos e bebidas, entre outros departamentos, passaram a ser comercializados na loja online.

Dois anos mais tarde, a Amazon já possuía mais de 600 funcionários e faturava cerca de US$ 148 milhões. Mais adiante, no início dos anos 2000, a empresa lançou um marketplace e em meados da mesma década lançou também um serviço por assinatura, o Amazon Prime.

Todavia, Bezos não parou por aí. Ainda nos anos 2000 a Amazon passou a comercializar o serviço de hospedagem, armazenamento de dados e computação em nuvem AWS; desenvolveu o ereader Kindle e lançou o segmento de livros digitais no mercado, o que era um Oceano Azul.

Inteligência Artificial

Já na década de 2010 foram lançadas a loja virtual da Amazon Brasil e a assistente virtual Alexa, a qual integra-se a toda uma linha de dispositivos eletrônicos voltados para transformar uma residência simples em uma casa inteligente.

Hoje, como visto, a Amazon não é apenas uma das marcas mais valiosas do mundo. Mais do que isso, ela ocupa o topo do podium há três anos, tendo para tanto superado outras gigantes como a Apple, a Microsoft e a Google.

Acesse e leia também o post “E-commerce home office”. Descubra, dessa maneira, as vantagens e desafios de gerenciar uma loja virtual a partir de um escritório residencial.