6 ferramentas fundamentais para consultoria e-commerce

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Conheça alguns recursos direto “da manga” do consultor e-commerce de agências de Marketing Digital como a Agência E-Plus e saiba porque eles são importantes para a sua loja virtual

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Como vimos no post anterior, a consultoria e-commerce é um serviço que tem como objetivo assessorar diretores e gerentes de lojas virtuais em questões como as de:

1. Planejamento
2. Criação
3. Implantação
4. Divulgação
5. Otimização
6. Gerenciamento

Hoje, especificamente, vou apresentar alguns recursos que um consultor e-commerce, como um mágico, carrega em sua “manga” com a finalidade de oferecer soluções para o item 1 listado anteriormente, o planejamento da loja virtual como um ato de empreendedorismo. Eis:

1. Plano de Negócios: documento que tem como objetivo lapidar e testar uma ideia de negócio antes de sua abertura, o que diminui o risco de falências e crises. No início deste mês publiquei aqui no blog desta agência de Marketing Digital um post no qual proponho três tipos de Planos de Negócios para e-commerce, que você poderá acessar caso queira saber mais;

2. BMC Canvas: trata-se de um quadro onde é possível analisar, organizar e otimizar os segmentos de clientes, as propostas de valor dos serviços e produtos, os canais de comunicação e o relacionamento com os clientes, as fontes de receitas, os recursos, as atividades e as parcerias principais, além da estrutura de custo do negócio. Leia mais sobre isso em “Otimize o modelo de negócio do seu e-commerce”;

3. Análise S.W.O.T.: documento com o qual é possível identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu modelo de negócios antes ou depois que a sua loja virtual já estiver em funcionamento. Entenda como no post “Análise SWOT para lojas virtuais”;

4. Oceano Azul: a estratégia do Oceano Azul visa a busca de novos e inexplorados mercados a fim de evitar a concorrência, o que lhe permite obter uma loja virtual com crescimento sustentável e lucrativo;

5. Buyer Persona: arquétipo do cliente ideal constituído a partir da combinação de estatísticas de preferências, comportamentos e desejos de um público-alvo, o que possibilita entregar, em termos de serviços e produtos, exatamente o que o e-consumidor quer e precisa. Isso aumenta as chances de sucesso do seu negócio digital. Leia mais em “Buyer Persona para e-commerce”;

6. Simulador de Cenários de Negócios: pense na Buyer Persona como o ator e no Cenário de Negócios (a conjuntura econômica e social externa que influencia as empresas) como o palco em que ele atua. A simulação deste ambiente é feita pela coleta de estatísticas em pesquisas diversas. Saiba mais no artigo “Como simular cenários de negócios para o seu e-commerce”.

Estas são apenas algumas das ferramentas utilizadas na fase de planejamento em uma consultoria e-commerce, a qual você poderá contratar diretamente na Agência E-Plus via telefone (11) 2373-5471. Ligue já!