E-commerce home office é possível?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Vantagens e desafios de gerenciar loja virtual a partir de um escritório residencial

E-commerce home office é possível.  Dá até para manter um estoque em um escritório caseiro.

E-commerce home office é possível. Dá até para manter um estoque em um escritório caseiro.

E-commerce home office é o nome dado ao negócio de loja virtual que é administrado a partir de um escritório residencial. Será que isso é mesmo possível? Quais as vantagens e os desafios de se trabalhar assim?

Vantagens do e-commerce home office

Com um e-commerce home office você tem:

• Menos gastos com combustível para ir ao trabalho

• Menos gastos com passagens de ônibus, trem ou metrô

• Menos estresse decorrente de congestionamentos de trânsito

• Menos estresse decorrente de poluição sonora, visual e atmosférica da cidade

• Mais proximidade da sua família

• Mais proximidade dos vizinhos e amigos do seu bairro

• Melhor alimentação

• Mais privacidade

Como se pode observar, as vantagens são ótimas. Entretanto, existem também os desafios, e eles não são poucos.

Desafios do e-commerce home office

Basicamente, quem pretende ter um e-commerce home office deverá fazer tudo o que um comércio eletrônico comum faz, só que a partir de casa. Então, para começar, é preciso abrir uma empresa para assim ter CNPJ e poder emitir notas fiscais.

Ademais, um e-commerce home office precisa contar com uma plataforma e-commerce que possibilite uma boa conversão de vendas. Além disso, também é necessário realizar campanhas de Marketing Digital ininterruptamente, para que assim seja possível obter muitos consumidores visitando sua loja e transformá-los em clientes.

Todos os negócios de varejo online, incluindo o e-commerce home office, precisam de Marketing Digital para atrair visitantes.

Todos os negócios de varejo online, incluindo o e-commerce home office, precisam de Marketing Digital para atrair visitantes.

Leve em conta que você também deverá realizar:

• As rotinas administrativas:

Contabilidade, contas a pagar, contas a receber, RH (se tiver funcionários), faturamento, etc.;

• As rotinas de gestão da loja:

Criação de promoções, análise de Big Data, produção e otimização de textos descritivos de produtos, produção de conteúdo para blog e-commerce, monitoramento de KPIs e, se tiver um estoque, terá que armazenar, embalar, despachar e fazer a logística reversa de produtos, entre outras funções.

Por fim, não podemos nos esquecer do mais importante que é criar e bater as metas de vendas. Obviamente, caso não faça isso o seu e-commerce home office não conseguirá a sustentabilidade e logo entrará em falência. E não é isso o que você quer, certo?

E-commerce home office: a questão do estoque

É possível estocar os produtos que você vai vender no seu home office? Depende do produto e do tamanho da sua loja virtual. Neste contexto, a resposta à pergunta pode ser “sim” para grande parte dos comércios online de pequeno porte.

De acordo com o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro 2017” encomendado à BigData Corp pela PayPal Brasil, a maioria das 600 mil lojas virtuais nacionais recebe 10 mil visitantes por mês. Ou seja, são de pequeno porte.

Então, se levarmos em conta que a taxa de conversão do e-commerce brasileiro gira em torno de 1%, essas lojas virtuais de pequeno porte fazem até 100 vendas por mês.

Sendo assim, podemos perceber que dá para armazenar 100 smartphones, 100 livros, 100 tablets ou 100 unidades de outros produtos pequenos no home office. Contudo, se o que você vende é geladeira, televisor ou fogão, daí fica mais difícil.

Nestes últimos casos, você poderá trabalhar por exemplo com sistemas Dropshipping e Crossdocking, que empregam o estoque do fornecedor. Acesse e leia o artigo “Como montar uma loja virtual sem estoque?” para saber mais sobre isso.

Integração de e-commerce home office com coworking e-commerce

Para evitar isolamento no seu e-commerce home office, passe umas horas em um coworking.

Para evitar isolamento no seu e-commerce home office, passe umas horas em um coworking.

Um dos grandes problemas de quem trabalha em home office é o isolamento. A falta de contato com outros profissionais do setor pode tornar tudo muito monótono e estressante. Então, o negócio é cambiar entre home office e coworking.

Coworking é um espaço compartilhado de trabalho no qual profissionais de diferentes empresas atuam mediante o pagamento de uma taxa de aluguel. Então, recomendo que alugue um coworking e atue a partir de lá durante algumas horas por semana.

Se for um coworking voltado para o comércio eletrônico, melhor ainda. Acesse e leia o post “Coworking e-commerce é boa ideia?” e conheça o VTEX Workspace (Universo Copa), que reúne desenvolvedores, marqueteiros e lojistas e-commerce no mesmo lugar. Posso assegurar: esse coworking é ótimo!