O que é guide shop e como isso se relaciona ao e-commerce

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Novo conceito de loja física pode ajudar lojas virtuais de moda a fazerem mais vendas

Caiu como uma luva: em um guide shop, o consumidor pode experimentar e avaliar produtos antes de comprá-los no e-commerce
Caiu como uma luva: em uma guide shop, o consumidor pode experimentar e avaliar produtos antes de comprá-los no e-commerce

Guide shop ou, em Português, “loja guia” é um estabelecimento comercial físico com mostruário, mas sem estoque, no qual os consumidores escolhem e provam produtos, os compram via totens ou tablets online presentes no lugar, e depois recebem as mercadorias em casa via frete tradicional.

Em outras palavras, trata-se de um negócio muito parecido com o show room, só que totalmente integrado à uma loja online.

Sendo assim, esse modelo de vendas é muito útil para comércios eletrônicos de roupas, bijuterias, calçados, acessórios e artigos de Design, entre outros produtos, pois possibilita que os consumidores avaliem minuciosamente cada item antes de efetivar uma compra.

Esta, porém, não é a única vantagem. Continue lendo e descubra mais benefícios das guide shops!

Acesse e leia também o post “Pop up store e-commerce”. Conheça, desse modo, as características e as vantagens de implantar uma loja física temporária com a marca do seu e-commerce.


VANTAGENS DA GUIDE SHOP

Ao implantar uma guide shop, você poderá:

Expandir o negócio e transformá-lo em omnichannel:

Por meio de uma guide shop, o seu comércio eletrônico passa a contar com um estabelecimento comercial físico integrado.

Isto é, ele passa a ser omnichannel.

Com isso, você poderá colocar sua marca em contato com públicos diferenciados com um custo muito baixo.

Contar com uma loja física econômica:

Um dos custos mais altos de uma loja física é o da manutenção de estoque.

Então, como uma guide shop não tem estoque, você não terá que se preocupar com isso.

Trabalhar o branding da marca:

Quando a sua marca passa do online para o físico, ela automaticamente torna-se mais palpável na mente dos consumidores.

Ou seja, com uma guide shop é possível fortalecer o branding da sua marca e-commerce.

Em uma guide shop, a sua marca e-commerce fica muito mais "palpável", evidente e perceptível
Em uma guide shop, a sua marca e-commerce fica muito mais “palpável”, evidente e perceptível

Aumentar a credibilidade da marca:

Geralmente, as guide shops são inseridas no interior de shoppings centers, que possuem alta credibilidade perante o público.

Dessa maneira, um pouco dessa credibilidade do shopping é transferida para a marca da sua loja virtual, o que aumenta a confiança para as compras.

Gerar a “compra de entrada”:

Boa parte dos consumidores têm receio de fazer uma compra online em uma loja virtual desconhecida.

Mas, se de repente a marca dessa loja virtual é inserida em uma guide shop no meio de um shopping center, daí as coisas mudam.

Aí, então, muitos consumidores fazem uma “compra de entrada”, isto é, uma primeira compra que lhes ajudará a avaliar se a sua marca é realmente boa.

Se tudo der certo para eles nessa primeira compra, logo eles se sentirão mais confiantes para comprar no seu site e-commerce.

Facilitar a escolha:

É difícil escolher uma peça de roupa ou um calçado online, não é?

Todavia, em uma guide shop as pessoas podem analisar a cor, o tamanho, a textura, o formato, a qualidade e provar cada item antes de efetivar uma compra.

É muito mais fácil assim.

Reduzir a desistência:

Como a guide shop possibilita a prova, as desistências diminuem.

Reduzir trocas e devoluções:

Quando os produtos são provados fisicamente, as trocas e devoluções diminuem.

Dessa forma, os custos da logística reversa também são reduzidos.

Experimentar antes de comprar pode reduzir as custosas devoluções
Experimentar antes de comprar pode reduzir as custosas devoluções

Reduzir abandono de carrinho:

Em muitos casos, os consumidores desistem de uma compra porque falta uma informação ou ocorre algum problema no sistema durante a finalização.

Entretanto, uma guide shop conta com um vendedor ou caixa e assim possibilita a prestação de uma assistência pessoal presencial, o que reduz o abandono de carrinho.

Acesse e leia também o post “Como montar uma loja virtual de roupas femininas com pouco dinheiro”.


QUEM JÁ ESTÁ USANDO O FORMATO GUIDE SHOP NO BRASIL

Há muitas marcas utilizando o modelo guide shop nacionalmente. Temos, por exemplo:

  • C&A com a marca Minde7
  • Amaro
  • Oppa
  • Basico

Essas e outras empresas contam com guide shops em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Muito bem, e vale lembrar finalmente que tanto as guide shops quanto as pop up stores (lojas físicas temporárias) são ótimas oportunidades para dar um plus no seu comércio eletrônico. Vale a pena testá-las e verificar se elas impulsionam a sua marca.

Acesse e leia também o post “Startup e-commerce”. Compreenda, desse modo, como essas empresas testam oportunidades com custos mínimos por meio do método “aprender fazendo” e assim obtêm aprendizado importante que lhes permitem crescer rapidamente no mercado.