O que é branding e como ele pode ser útil no e-commerce

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Melhore a forma como os consumidores percebem a sua marca!

O que é branding? É a construção e gestão da marca.
O que é branding? É a construção e gestão da marca.

O que é branding? E o que é marca? Como essas duas coisas podem ajudar sobretudo o seu e-commerce? Descubra, em seguida, respostas para estas e outras questões.

Acesse e leia também o artigo “Qual a diferença entre logotipo de marca”.

O QUE É BRANDING?

Do idioma Inglês, a palavra “branding” significa “gestão de marca”.

Dito em outras palavras, branding é um conjunto de atividades de Marketing que visam aumentar a percepção positiva e a boa reputação que os consumidores conferem a uma marca no mercado.

Resumindo, o branding tem como meta tornar a sua marca mais apreciável e assim fazer com que os consumidores desejem possuir os produtos e serviços chancelados por ela.

A título de exemplo, vejamos algumas marcas que possuem um branding fortíssimo:

  • Apple
  • Coca-Cola
  • Google
  • VTEX
  • IBM

Como se pode observar, estas são marcas que parecem ter nascido prontas.

Logotipo e logomarca VTEX, empresa parceira da agência e-Plus
Logotipo e logomarca VTEX, empresa parceira da agência e-Plus

Todavia, elas já foram pequenas e desconhecidas um dia.

Elas passaram, enfim, por uma evolução, que certamente envolveu (e ainda envolve) um bom trabalho de branding.

Acesse e leia também o post “Branding nas redes sociais”.

O QUE É MARCA?

Marca é aquilo que identifica uma empresa. Decerto, isso abrange múltiplos elementos, tais como:

  • O nome: termo substantivo que identifica a empresa
  • O logotipo: tipologia usada para escrever o nome de uma marca
  • A logomarca: ícone, desenho ou símbolo que define uma marca
  • A áudio marca: som que identifica uma marca
  • As cores: pigmentações que ajudam a personalizar uma marca
  • O mascote: personagem que representa uma marca
  • A embalagem: invólucro que veste um produto de uma marca
  • O discurso: a forma com que a marca é apresentada ao mercado
  • A Cultura Organizacional: missão, visão e valores compartilhados que unificam a marca
  • O registro: proteção da marca via Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Enfim, quando o assunto é a marca, não se pode deixar de abordar as lovemark’s, tema do próximo tópico.

Acesse e leia também o post “Embalagem para e-commerce padronizada é importante”.

O QUE É UMA LOVEMARK?

Cunhado pelo empresário britânico Kevin Roberts, o termo “lovemark” se refere a uma marca que ganhou o respeito, a confiança e o amor do consumidor, de modo que tornou-se insubstituível, por mais que a marca do concorrente seja melhor.

Uma lovemark é, dessa maneira, uma marca que possui aquela fidelidade além da razão que as religiões, os times de futebol e os partidos políticos têm.

Lovemark é uma marca pela qual os consumidores cultivam uma fidelidade além da razão

Sendo assim, uma lovemark pode sofrer os piores reveses e ainda assim os seus adeptos não deixam de crer nela.

Pois bem, três elementos formam uma lovemark, são eles:

  • O mistério: as histórias do passado, do presente e do futuro que envolvem os “heróis” da marca;
  • A intimidade: é a empatia, a paixão e o compromisso de longo prazo que emana da marca;
  • A sensualidade: é fazer com que a marca possa ser alcançada pelos 5 sentidos.

Então, se você tem uma marca, aconselho fazer campanhas de branding até transformá-la em uma lovemark querida por um número cada vez maior de pessoas.

Acesse e leia também o post “Como usar a Teoria Lovemark’s no e-commerce”.

COMO O BRANDING PODE SER ÚTIL NO E-COMMERCE

De acordo com estudo da SEMrush feito em 2018, 88% do tráfego dos grandes sites de e-commerce do Brasil provém de visitas diretas.

Branding pode tornar a sua marca e-commerce mais desejada
Branding pode tornar a sua marca e-commerce mais desejada

Isto é, os consumidores digitam o nome da loja virtual diretamente no navegador.

Esta é, portanto, um das utilidades do branding.

Como dito, ele pode tornar sua marca mais conhecida e querida.

Assim, os consumidores vão direto ao ponto sem passar por intermediários como os sites de buscas e desse jeito fica mais fácil vender.

Contudo, há mais utilidades no branding além de fortalecer o nome do seu comércio eletrônico no mercado. Por exemplo, campanhas de branding podem ajudar sua marca a:

  • Criar conexões que farão o consumidor optar pela sua marca e não por outra
  • Gerar sensações, emoções e lembranças positivas na mente dos consumidores
  • Produzir valor e fazer com que as pessoas aceitem pagar mais por um produto ou serviço
  • Criar significado por meio de símbolos, histórias e ideias

Tudo isso e muito mais pode ser trabalhado e construído em longo prazo por meio do branding.

Acesse e leia também o artigo “Qual a diferença entre valor e preço no e-commerce”.

COMO TRABALHAR COM BRANDING NO E-COMMERCE

Cultura Organizacional unifica seus canais de vendas em torno da sua missão, visão, valores, símbolos, histórias, etc.
Cultura Organizacional unifica seus canais de vendas em torno da sua missão, visão, valores, símbolos, histórias, etc.

Como, enfim, trabalhar com branding no e-commerce?

O primeiro passo é contratar uma agência de Marketing, a qual poderá lhe oferecer consultoria ou realizar todo o serviço para você.

Seja como for, aposte em ações como a criação de:

  • Cultura Organizacional com missão, visão, valores, etc.
  • Manual de Marca, o qual padronize o design, o discurso, etc.
  • Site e-commerce padronizado segundo parâmetros da Cultura Organizacional
  • Pperfis nas maiores redes sociais do mundo
  • Blog e-commerce voltado para gerar influência via Marketing de Conteúdo
  • Manual de redação e estilo para as suas mídias impressas e online
  • Logotipo e logomarca profissional
  • Registro da sua marca na instituição apropriada para evitar cópias e outros problemas
  • Campanhas de Branded Content
Vídeo: saiba mais sobre o Branded Content

Além disso, você também poderá contratar uma assessoria de imprensa para lhe ajudar a veicular notícias positivas sobre a sua marca nos principais meios de comunicação nacionais e internacionais.

Dê o seu jeito!

Acesse e leia também o post “Cores no e-commerce influenciam vendas”.

CONCLUSÃO

Ative campanhas de branding no seu comércio eletrônico, torne-o mais conhecido e querido e colha os frutos disso em médio e longo prazos.

Acesse e leia também o post “Nomes para lojas virtuais“. Aprenda, assim, a criar um nome adequado para o seu comércio eletrônico.