Pop up store e-commerce: o que é e como funciona?

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Características, vantagens e implantação

Pop up store e-commerce: sua loja online em um ambiente offline.

Pop up store e-commerce: sua loja online em um ambiente offline.

Pop up store e-commerce é uma loja física temporária, a qual é utilizada para vender produtos de uma loja virtual e divulgar a marca de um comércio eletrônico como o seu em um ambiente offline.

De acordo com o artigo “Pop up store como alternativa para explorar novos mercados” publicado por Susana Figoli no blog Geofusion, esse tipo de loja surgiu nos anos 1990 em cidades como Nova York e Tóquio.

Enfim, com a evolução do e-commerce nos últimos anos, as pop up stores se tornaram alternativas viáveis para o setor. Elas são ótimas opções para quem, por exemplo, está tentando criar um negócio omni-channel.

Características de uma pop up store e-commerce

São características de uma pop up store e-commerce:

Localização em ambiente físico:

Uma pop up store deve ser implantada em um ambiente físico. Pode ser, por exemplo, em um quiosque em alguma estação de trem ou metrô; em um terminal de ônibus; dentro de um shopping; em uma galeria; etc.

Atuação temporária:

Ao contrário de uma loja física comum, que tem atuação ininterrupta, uma pop up store é temporária. Em geral, elas funcionam por 1 a 6 meses em um determinado local.

Tendência itinerante:

Uma loja pop up store pode ser aberta em um shopping durante uma temporada. Posteriormente, ela pode ser integrada a uma feira. Mais adiante no tempo, é possível coloca-la em uma rua movimentada, por exemplo.

De fato, quem integra esse conceito de loja a um comércio eletrônico pode usufruir de várias vantagens.

Vantagens de uma pop up store e-commerce

Dentre as vantagens de usar uma pop up store cito:

• Baixo custo (aluguel de aproximadamente R$ 500,00 e R$ 1.000,00 o m²)

• Possibilita que o público interaja com a sua marca e seus produtos fisicamente

• Permite divulgar loja virtual

• Confere maior aproximação do público à sua marca e-commerce

• Permite identificar quais serão os desafios em uma implantação de loja física

• Proporciona a oportunidade de aumentar a credibilidade do seu e-commerce

• Proporciona a chance de gerar maior engajamento do público com sua marca

• Pode servir para encaminhar consumidores offline para a sua loja virtual

• Possibilita testar novas ideias em geral para o varejo online e offline

• Permite comercializar produtos de entrada em ponto físico

• Pode ser usada como ponto de retirada de produtos comprados online

• Pode-se comercializar um produto apenas ou vários

• Possibilita testar um Produto Viável Mínimo em uma startup e-commerce

• Possibilita lançar produtos em geral

• Permite gerar senso de urgência (de tempo limitado) para vender mais

• Permite testar seu e-commerce em meio offline (viabilidade omnichannel)

• Pode servir para “queima de estoque” (venda de produtos prestes a invalidar)

• Pode-se tentar atingir públicos específicos (por região, por exemplo)

Ou seja, os benefícios são grandes.

Como implantar pop up store e-commerce?

Pop up store e-commerce: loja da Adidas em formato de caixa de sapato com elementos da Cultura Organizacional (cores, logos, símbolos, etc.)

Pop up store e-commerce: loja da Adidas em formato de caixa de sapato com elementos da Cultura Organizacional (cores, logos, símbolos, etc.)

Confira 10 passos para implantar uma pop up store e-commerce:

• Faça uma cotação de preços de aluguel em shoppings, galerias, metrôs, etc.

• Escolha o local mais adequado, isto é, mais coerente a sua marca

• Monte a estrutura da loja com símbolos da sua Cultura Organizacional

• Estabeleça quais produtos serão comercializados no ponto físico

• Saiba quanto precisará vender para começar a ter lucro (Break Even)

• Desenvolva o material de divulgação do ponto físico e também da loja virtual

• Estabeleça quais serão os meios de pagamento

• Estabeleça e divulgue o tempo no qual a pop up store e-commerce funcionará

• Otimize a loja e o discurso de vendas conforme a interação com o público

• Defina se irá continuar por mais uma temporada, se vai parar ou mudar de local

Bem, a primeira vez é sempre a mais difícil. Entretanto, depois de passar pelos perrengues iniciais, a tendência é que a implantação das pop up store e-commerce seguintes seja mais rápida, mais organizada e melhor.