O que é lead?

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Saiba como transformar um lead em cliente!

Lead é um consumidor que se cadastrou e demonstrou interesse em comprar os seus produtos. Imagem: @pch.vector
Lead é um consumidor que se cadastrou e demonstrou interesse em comprar os seus produtos. Imagem: @pch.vector

Em Inbound Marketing, um lead é um consumidor que lhe forneceu dados como o nome e sobretudo o e-mail após se cadastrar na sua loja virtual ou assinar a sua newsletter, por exemplo. Trata-se, desse modo, de um tipo de consumidor especial, isto é, de alguém que deu um voto de confiança à sua marca e que demonstrou um interesse inicial em comprar os seus produtos.

Peça fundamental no Funil de Vendas, o lead representa o início de um relacionamento de longo prazo entre o consumidor e o seu negócio. Todavia, apesar de ser um lead, este ainda não está preparado para tomar uma decisão de compra. Desse modo, você precisa nutri-lo e educa-lo ao logo do tempo com informações sob medida para que assim ele possa se tornar um cliente em breve.

O LEAD E O FUNIL DE VENDAS

Funil de Vendas é um modelo que expõe os estágios pelos quais um consumidor passa desde o primeiro contato com a sua marca até a compra de um produto. Esse modelo conta com três etapas, sendo a central fundamental para preparar os leads para que eles se tornem compradores. Confira:

Topo de Funil:

A meta aqui é atrair consumidores para o seu negócio e, além disso, conscientizá-los de que eles têm problemas que precisam de soluções.

Para atrair o público, você deve investir em mídias pagas e mídias orgânicas. De fato, quanto mais pessoas entram pelo Topo, mais vendas você poderá concretizar no Fundo de Funil.

Meio de Funil:

Fase em que os consumidores atraídos pelo Topo de Funil devem ser transformados em leads. Essa etapa também visa gerar consideração e intenção de compra.

Para transformar os visitantes do seu e-commerce em leads, invista sobretudo em formulários de captura de e-mail. Depois, forneça conteúdo via e-mail para prepara-los para as compras.

Fundo de Funil:

Tem como objetivo fazer com que o lead finalize uma compra. Em outras palavras, esta é a fase em que o lead deve ser convertido em cliente.

Após passar pelo meio Meio de Funil, o lead chega nesta etapa já aquecido e pronto para comprar. Conte, então, com uma loja virtual com boa usabilidade para facilitar as compras.

Funil de Vendas: o lead frio é aquele que ainda não está pronto para comprar, enquanto o lead aquecido só precisa de um empurrãozinho final para isso
Funil de Vendas: o lead frio é aquele que ainda não está pronto para comprar, enquanto o lead aquecido só precisa de um empurrãozinho final para isso

O CAMINHO DO LEAD

Para ir de mero visitante a promotor da sua marca, um consumidor passa por um longo caminho através do Funil de Vendas, no meio do qual ele se transforma em lead, tal como nos revela a Régua de Relacionamento. Confira:

  1. Visitantes: os consumidores que entram pelo Topo de Funil. Eles visitam seu e-commerce, mas sem compromisso;
  2. Leads: no Meio de Funil, os leads são os consumidores que assinam a sua newsletter ou se cadastram de alguma forma e lhe fornecem dados como o nome e o e-mail, por exemplo;
  3. Suspects: os leads que recebem as suas mensagens de e-mail, mas passivamente;
  4. Prospects: os leads que recebem as suas mensagens de e-mail e interagem com elas, ou seja, que buscam mais conteúdo;
  5. Clientes: agora no Fundo de Funil, os clientes são os prospects que acessam sua loja virtual após clicarem em um link de um de seus e-mails e que logo depois fazem uma compra;
  6. Fregueses: os clientes que compram muitas vezes ao longo do mês ou do ano;
  7. Promotores: os fregueses que compram muito e, além disso, ainda falam bem do seu e-commerce.

Como se pode observar nesse processo, o lead é a figura principal do Meio de Funil. Nessa etapa, é seu trabalho fornecer conteúdo educativo de modo a preparar os leads para as compras.

POR QUE GERAR LEADS

No e-commerce ou em qualquer outro tipo de negócio é importante gerar leads porque estes representam uma parcela dos consumidores que estão interessados no que você vende.

Vídeo: por que o lead é importante?

Não preciso dizer, mas quanto mais gente interessada nos seus produtos, maiores as chances de você concretizar vendas, não é mesmo?

Portanto, invista pesado na criação de leads para o seu negócio. E, além disso, aprenda a preparar os leads até que eles se tornem aptos para as compras e assim se transformem em seus clientes.

Assim que puder clique em “Como obter leads para o seu e-commerce”.