Reduza os custos para obter mais lucro no seu e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Dicas para você eliminar desperdícios, otimizar sua cadeia de valor, se tornar mais competitivo, conquistar maior fatia do mercado e crescer

reduzir-custos-ecommerce

No artigo “Ferramenta Mark-up ajuda você a definir preços de e-produtos” que publiquei ontem, lhe mostrei como é o processo matemático de precificação dos produtos que serão comercializados na sua loja virtual, o que é bom para evitar erros, mas não o bastante para promover o crescimento do seu negócio.

Para crescer, efetivamente, além de saber precificar, você precisa diminuir as despesas sem reduzir a qualidade e eliminar os desperdícios sem comprometer a disponibilidade dos produtos para os e-consumidores finais, ou seja, vender mais com menos custos. Isso, por sua vez, nos remete à otimização da cadeia de valor do seu site e-commerce e da sua empresa como um todo. Mas como fazer essa otimização? Leia essas dicas que preparei para você:

• Matéria-prima, produção e embalagem
Se você fabrica os produtos que comercializa, use ferramentas como o Banco de Ideias e o 5S, entre outras, que possibilitam reconhecer e diminuir os desperdícios de tempo, espaço e dinheiro nos processos industriais.

• Logística
Caso você tenha o seu próprio armazém, tente usar tecnologias mais modernas e práticas de estocagem, as quais incluem porta-paletes versáteis, softwares WMS e automação.

Empregue técnicas como a do Just-in-time, por exemplo, que possibilita trabalhar com um estoque na medida exata da demanda. Ao proceder assim, você poderá guardar o dinheiro que gastaria em um estoque cheio demais, levá-lo a um banco e investir em ativos que lhe proporcionem mais lucro em longo prazo.

Analise muito bem a parte operacional do seu Plano de Negócios e veja se não seria uma boa ideia terceirizar os serviços de estocagem e entrega de produtos.

• Entregas
Para entregas locais, use uma estratégia de baixo custo como a que emprega a bicicleta, por exemplo. Já para as entregas mais longas, use os correios ou os serviços de startups como a Mandae, 99motos, etc.

• Departamentos
Enxugue os departamentos ao máximo. Instale uma política de conscientização e redução do desperdício. Faça com que todos os recursos sejam utilizados ao máximo antes de serem descartados.

Repense toda a sua empresa e-commerce. Use o Business Model Canvas se for preciso. Desenvolva uma cultura organizacional voltada para a inovação e melhoria contínua dos produtos, pessoas e processos. Quanto mais afinadas estiverem estas três dimensões, menos desperdício e mais lucro você terá.