Onde obter informações estatísticas sobre o e-commerce?

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Crie uma central de inteligência que lhe ajude a otimizar sua loja virtual!

Antes de otimizar seu e-commerce é necessário coletar e interpretar informações sobre ele e sobre o mercado em geral

Antes de otimizar seu e-commerce é necessário coletar e interpretar informações sobre ele e sobre o mercado em geral

Números, dados, estatísticas ou como você quiser chamar, são itens chave para a criação de uma central de inteligência que lhe ajudará a compreender e otimizar o seu comércio eletrônico. Aqui vão algumas dicas de recursos com os quais você poderá obter tais informações:

• Dashboard da loja virtual:

O Dashboard ou painel da sua loja virtual pode lhe fornecer dados como a frequência de visitas, taxa de conversão e de abandono de carrinho, os quais você poder comparar com outras ferramentas de medição e tirar conclusões.

• Pesquisa de mercado:

Você pode encomendar ou criar as suas próprias pesquisas de mercado e, com elas, obter dados importantes que lhe ajudarão a otimizar o seu negócio. Leia “5 ferramentas para fazer pesquisa de mercado no e-commerce” e saiba mais.

• Pesquisas de empresas especializadas:

Vira e mexe, consultorias publicam pesquisas que podem lhe ajudar a entender melhor o mercado. Tente acompanhar, por exemplo, os estudos WebShoppers e Radar E-commerce, entre outros, que saem na mídia regulamente.

• Softwares de análises:

Programas como o Google Analytics, Piwik ou Parse.ly, entre outros, são sempre bem-vindos para que você possa analisar o desempenho do seu site em parâmetros como os de SEO e de campanhas de links patrocinados.

• Ferramentas de inteligência para e-commerce:

Além dos softwares de análises em geral, você também pode utilizar ferramentas de inteligência voltadas especificamente para o comércio eletrônico, como é o caso da Atlas, por exemplo.

• Sistemas de controle:

Outras ferramentas que podem lhe fornecer informações valiosas sobre o seu negócio são os sistemas de gestão como o ERP, WMS, CRM, entre outros, que podem ser integrados à sua plataforma e-commerce.

Nesse processo de obtenção de informações, não se esqueça de incluir o mobile, cujas transações vão superar os US$ 6 trilhões até 2021, segundo estudo da consultoria App Annie. Um montante grande demais para ignorar.

Saiba, por fim, que não basta captar tantas informações acerca da sua loja virtual. É preciso saber interpretá-las e transformá-las em ações que visam a otimização constante, coisa que só pode ser aprendida, compreendida e melhorada com a prática diária.