Ferramenta Mark-up ajuda você a definir preços de e-produtos

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Livre-se da “Achologia”, estabeleça preços de venda de forma científica, evite falências e obtenha mais praticidade para competir com os rivais no mercado

Precificação-Ecommerce

Você sabe o que é “Achologia”? Formalmente, esta palavra não existe. Mas no modo informal de dizer as coisas, a “Achologia” é a pseudociência dos “cegos” que querem guiar outros “cegos”, isto é, das pessoas que nunca viram um processo ou situação e, portanto, nada sabem sobre o tema, e que por isso usam métodos obscuros (não claros) para supor soluções com as quais pretendem guiar outras pessoas que também não sabem.

A “Achologia” está presente em inúmeros setores da sociedade e muitas vezes nem percebemos. E o problema de quando ela se instala no ramo de definição de preços de uma loja virtual é que ela pode levar um negócio à falência.

“Eu acho que podemos vender esse aparelho por “x” reais”, diz um achologista. “Eu já acho que “x” reais é muito. Que tal “y” reais?”, responde o outro. E por aí vão, mas não percebem que esse método é bastante arriscado e que há um modo mais preciso de fazer isso, o qual é chamado de Mark-up.

Em Economia, Mark-up é um processo matemático com o qual é possível somar os custos, despesas e impostos do seu e-commerce com a margem de lucro que se pretende obter para, assim, encontrar o preço de venda. Eis:

Mark-up = 100%/[100%-(DV%+DF%+LP%)]

e

PV = Mark-up x CP

Nestas duas fórmulas:

• 100% é o Preço de Venda
• DV são as Despesas Variáveis
• DF são as Despesas Fixas
• LP é o Lucro Pretendido
• PV é o Preço de Venda
• CP é o Custo do Produto (para você, o dono da loja virtual)

Para efeitos de exemplo, vamos supor que:

• CP = 57,00
• DV = 15%
• DF = 20%
• LP = 25%

Assim, o cálculo da primeira fórmula ficaria desse jeito:

Mark-up = 100/[100-(15+20+25)
Mark-up = 100/(100-60)
Mark-up = 100/40
Mark-up = 2,5

Uma vez encontrado o Mark-up, você deverá multiplicar esse percentual pelo Custo do Produto (CV). Assim:

PV = 2,5 x 57,00
PV = 142,50

Como você pode observar, o preço de venda que você deverá inserir na sua loja virtual para este produto é 142,50. Para gerar preços mais competitivos a fim de vencer a concorrência, basta baixar um pouco a sua margem de lucro ou – se quiser ser um pouco mais radical – diminua as suas despesas, o que você poderá fazer ao otimizar a cadeia de valor do seu negócio.

Para fazer os cálculos mais rapidamente, convém obter e usar uma planilha de Mark-up ou um software de gestão que possa ser integrado à sua plataforma e-commerce. Essas tecnologias vão lhe conferir muito mais automação e velocidade nos cálculos e poupar o seu tempo para que você possa se dedicar às suas atividades-chave.