Review de produto: o que é e qual a importância no e-commerce

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Descubra onde coletar, expor e responder os feedbacks dos clientes!

Mais de 80% dos consumidores leem review de produto antes de comprar. Imagem: @jcomp
Mais de 80% dos consumidores leem review de produto antes de comprar. Imagem: @jcomp

Review de produto é uma análise crítica feita por um comprador acerca das características, vantagens, pontos fortes e fracos de um produto, serviço, empresa ou marca. Essa análise pode ser publicada online sobretudo em buscadores como o Google, em redes sociais como o Facebook e em lojas virtuais como a sua.

Dito em outras palavras, um review é nada mais do que o feedback de um cliente. Ou seja, um cliente comprou um produto na sua loja, usou o mesmo e agora ele publica um texto na página de vendas, por exemplo, onde expõe o que achou sobre o item. Além disso, ele também pode falar sobre a experiência de compra, sobre a entrega, sobre o pós-venda, etc.

Com efeito, o cliente pode escrever avaliações positivas, negativas ou neutras. Ademais, ele pode recomendar a compra do produto ou simplesmente dizer que não vale a pena. Seja como for, esse tipo de análise possui grande importância no e-commerce porque ajuda os demais consumidores a tomarem uma decisão de compra. Saiba mais sobre isso em seguida!

Vídeo: saiba mais sobre review de produto

IMPORTÂNCIA DO REVIEW DE PRODUTO NO E-COMMERCE

Para deixar clara a importância do review de produto no e-commerce, eu apresento agora algumas estatísticas sobre o tema. Confira:

  • 82% dos consumidores leem reviews antes de comprar (BrightLocal citado por Kmaleon);
  • 97% leem as respostas das empresas antes de comprar (BrightLocal citado por Kmaleon);
  • 83% conferem tanto os reviews positivos quanto os negativos antes de comprar (Hrpub);
  • 13,8% é o aumento da taxa de cliques em anúncios de empresas locais no Google que expõem avaliação por estrelas em comparação com anúncios sem o recurso (BrightLocal).

Como se pode observar, a grande maioria dos consumidores lê as análises feitas pelos clientes. E além disso, tão importante quanto coletar e ofertar reviews aos visitantes do seu e-commerce é respondê-los, como comprovam estes números:

  • 53,3% dos clientes esperam que suas análises sejam respondidas pelas empresas em no máximo 7 dias (Harmo);
  • 45% dos consumidores se dizem mais propensos a visitar uma empresa se ela responder os reviews negativos (Harmo);
  • 80% dos consumidores sentem que as empresas se preocupam mais com eles quando respondem aos seus reviews (Harmo).

Ok, mas como coletar, expor e responder reviews no e-commerce? Bem, este é o tema do próximo tópico. Continue lendo!

ONDE COLETAR, EXPOR E RESPONDER REVIEWS

Entre os principais locais online onde você pode coletar, expor e responder reviews de clientes temos:

  • Os buscadores como o Google;
  • As redes sociais como o Facebook e o Instagram, entre outras;
  • As páginas de vendas e outras páginas de uma loja virtual como a sua.

Em lojas virtuais é possível usar apps como o Bazaarvoice, por exemplo, que coleta e exibe conteúdo gerado pelos consumidores principalmente em sites de e-commerce. As ferramentas do Bazaarvoice contemplam avaliações críticas ou reviews, perguntas e respostas, conteúdo visual e outros recursos. Vale a pena testar.

Vídeo: por dentro do Bazaarvoice (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player)

Ative, portanto, os reviews nestes e em outros locais importantes para o seu e-commerce. Conte com a opinião de quem já é cliente para convencer os demais consumidores a comprarem também. Comece a usar esse recurso e aumente o faturamento da sua loja online.

Assim que puder clique em “Conteúdo da audiência” e leia um post complementar!