Ruptura de estoque: o que é e como evitar

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Ferramentas omnichannel como a chamada prateleira infinita podem ajudá-lo a reduzir os efeitos da ruptura de estoque no varejo online e offline
Ferramentas omnichannel como a chamada prateleira infinita podem ajudá-lo a reduzir os efeitos da ruptura de estoque no varejo online e offline

Ruptura de estoque é o nome dado à eventualidade em que um consumidor tenta realizar uma compra em uma loja como a sua, mas o produto em questão não está disponível. Com efeito, a tendência é que este consumidor tente encontrar o produto na loja concorrente. Como evitar que isso ocorra?

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo da Neogrid, a ruptura nos supermercados brasileiros foi de 10,5% no primeiro semestre de 2019. Já a Associação Brasileira de Supermercados estima que esse fator causa 5% a 10% de queda nas vendas.

Ademais, importante mencionar, sabemos que a ruptura de estoque não atinge somente os supermercados. Ela também ocorre nas farmácias, adegas, perfumarias, papelarias, bem como nas lojas de moda, utilidades e autopeças, entre outras.

Fique sabendo, neste post, quais são algumas das principais causas deste fenômeno. Conheça também a diferença e a relação entre ruptura de estoque e abandono de carrinho. Obtenha algumas soluções que lhe ajudarão a contornar o problema.

Acesse e leia também o post “Ferramentas omnichannel”. Descubra, desse modo, como integrar os estoques de lojas físicas e lojas virtuais para assim vender e lucrar mais.

RUPTURA DE ESTOQUE: PRINCIPAIS CAUSAS E SOLUÇÕES

Algumas das principais causas da ruptura de estoque são a ausência de recursos omnichannel; a demora no encaminhamento de produtos entre lojas da mesma marca; e o atraso das entregas dos fornecedores. Observe que tudo isso pode fazer com que faltem produtos para os consumidores finais, os quais fatalmente procurarão o concorrente.

Omnichannel como solução para a ruptura de estoque

Quando menciono “Omnichannel”, estou abordando a integração de canais de vendas, o que inclui a interligação de estoques de lojas virtuais e físicas. Assim, um varejo omnichannel pode realocar produtos de um estoque para outro com mais facilidade. Isso, por sua vez, possibilita ofertar um leque mais abrangente de produtos ao consumidor em qualquer ponto de venda.

Vídeo: saiba qual a importância da gestão de estoque no e-commerce!

Entre os recursos omnichannel mais usados atualmente está o Order Management System (Sistema de Gestão de Pedidos) e seus sistemas complementares. Esses softwares viabilizam a sincronização de dados dos estoques e, desse modo, permitem criar uma prateleira infinita. Sendo assim, quando um consumidor não encontra o produto que procura na sua loja física, você pode ofertar para ele o mesmo produto, mas que está no estoque da sua loja virtual.

Omnicalidade proporciona uma experiência de compra bem mais interessante aos consumidores.
Omnicalidade proporciona uma experiência de compra bem mais interessante aos consumidores.

Mais agilidade no encaminhamento de produtos

Um OMS é também a solução para a questão da demora no encaminhamento de produtos entre lojas da mesma marca. Isso porque ele possibilita o uso de funcionalidades como:

  • Ship from store: cada loja física se torna um pequeno Centro de Distribuição (CD);
  • Ship to store: loja envia o produto para outra loja para satisfazer um cliente local;
  • Pick up in store: cliente compra em qualquer canal e retira em uma loja física;
  • Click & collet: cliente reserva produto em loja física e analisa o item antes de comprar;
  • Return in store: cliente troca na loja física um produto comprado na loja virtual.
Ship from store: seu cliente vai à sua loja física buscar um pedido feito online e acaba comprando mais produtos (que não estavam nos planos)
Ship from store: seu cliente vai à sua loja física buscar um pedido feito online e acaba comprando mais produtos (que não estavam nos planos)

Viu só como estoques integrados deixam tudo mais prático e vantajoso para você empresário(a) do varejo?

Escolhendo os fornecedores

Os fornecedores são peças fundamentais no projeto de qualquer empresa de varejo. Se você escolhe fornecedores ruins, o seu comércio online e offline ficam prejudicados. Eles podem atrasar as entregas, deixar faltar produtos, causar perdas de vendas e de clientes para os concorrentes.

Portanto, analise bem cada fornecedor antes de fechar acordos. Use ferramentas como os 10 Cs de Ray Carter para avalia-los. Selecione dessa maneira apenas os mais confiáveis para trabalhar com você. Enfim, antecipe-se aos problemas e tenha sempre fornecedores de reserva para os momentos de apuros.

Antes de fechar parceria, avalie a qualidade do fornecedor
Antes de fechar parceria, avalie a qualidade do fornecedor

DIFERENÇA ENTRE RUPTURA DE ESTOQUE E ABANDONO DE CARRINHO

Abandono de carrinho é quando um consumidor seleciona um ou vários produtos em um carrinho, mas por um ou mais motivos desiste de finalizar a compra. Um desses motivos certamente é a ruptura de estoque.

Por exemplo, suponhamos que um consumidor tente comprar um par de tênis esportivos e um par de meias de uma determinada marca. Todavia, ele só encontra na loja o par de tênis, já que o par de meias não está disponível no estoque da loja em questão. Essa situação pode gerar um abandono de carrinho. Neste caso, o consumidor certamente se encaminhará à loja concorrente onde poderá comprar os dois produtos de uma vez só.

Ruptura de estoque pode levar ao abandono de carrinho. Você pode impedir isso ao integrar seus estoques via ferramentas omnichannel.
Ruptura de estoque pode levar ao abandono de carrinho. Você pode impedir isso ao integrar seus estoques via ferramentas omnichannel.

Como se pode observar, ruptura de estoque e abandono de carrinho não são a mesma coisa. Todavia, o primeiro pode ser uma das causas do segundo. Seja como for, monitore essas duas métricas periodicamente e tente reduzir o percentual de ambas para fazer mais sucesso.

Acesse e leia também o nosso post “Vivara usa Linx para fortalecer estratégia omnichannel”. Descubra como esta famosa rede de joalherias está integrando estoques e transformando suas lojas em pontos de distribuição de produtos para facilitar as vendas.