5 ferramentas omnichannel

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Integre loja física e loja virtual, melhore a experiência do consumidor e assim faça mais vendas!

Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!
Use ferramentas omnichannel para integrar estoques, oferecer novas formas de entrega de produtos, melhorar a experiência do consumidor e muito mais!

Ferramentas omnichannel são recursos que possibilitam integrar vários canais de vendas online e offline com o objetivo de aumentar o potencial de vendas de um negócio.

Por meio delas é possível fazer, por exemplo, com que uma loja física seja unificada a uma loja virtual de uma mesma marca.

Assim, um consumidor pode pesquisar online e comprar offline ou vice-versa.

Além disso, ele também pode comprar na loja física e receber os produtos em casa (como no e-commerce) ou o contrário.

Isso com certeza melhora a experiência de compra.

Hoje, uma experiência melhor é o que os novos consumidores mais querem para poderem tomar decisões de compra.

Vídeo: descubra o que os consumidores mais prezam no omnichannel!

Acesse e leia também o post “Novo Consumidor”. Descubra como é o comportamento dos compradores do terceiro milênio e, desse modo, saiba como atendê-los adequadamente.

5 FERRAMENTAS OMNICHANNEL: INTEGRE LOJA VIRTUAL COM LOJA FÍSICA

Pois bem, se você já tem ou pretende ter uma loja virtual integrada a uma loja física, aposte em ferramentas omnichannel como:

Guide shop

Você pode estranhar a princípio, mas uma guide shop é uma loja física sem estoque.

Esse tipo de loja conta apenas com um mostruário de produtos, que os consumidores podem provar e escolher presencialmente e em tempo real.

E caso goste de um produto, um consumidor pode comprá-lo logo em seguida.

Decerto, ele poderá fazer isso via totem, tablet, painel online ou outro terminal de autoatendimento disponível no estabelecimento.

Depois, enfim, o cliente recebe a mercadoria em sua residência via frete tradicional.

Uma das vantagens desse tipo de loja é que, postada no meio de um shopping, centro de compras ou outra praça de comércio físico, ela possibilita que a sua marca e-commerce se torne mais palpável e mais digna de confiança.

Acesse e leia também o artigo “Guide shop”. Conheça, assim, mais vantagens dessas lojas sem estoque.

Caiu como uma luva: em um guide shop, o consumidor pode experimentar e avaliar produtos antes de comprá-los no e-commerce
Caiu como uma luva: em um guide shop, o consumidor pode experimentar e avaliar produtos antes de comprá-los no e-commerce

Pop up store

Pop up store é uma loja física temporária, a qual conta com um pequeno estoque que pode abarcar um “produto de entrada”, por exemplo.

Ela pode ser instalada em um shopping ou em qualquer outro lugar com grande movimento de consumidores.

Desse modo, um de seus principais benefícios é aumentar a credibilidade de uma marca e-commerce.

Além disso, uma pop up store possibilita que um consumidor se sinta encorajado a realizar a sua primeira compra com uma marca que até então lhe era desconhecida.

Clique em “Pop up store” para ler um post complementar. Fique sabendo, dessa forma, mais características, benefícios e formas de implantação desse tipo de loja.

Pop up store e-commerce: sua loja online em um ambiente offline.
Pop up store e-commerce: sua loja online em um ambiente offline.

Pick up store

Pick up store é um ponto de retirada de produtos, o qual é instalado dentro de uma loja física.

Ele é destinado aos consumidores que fizeram uma compra em um site e-commerce, entretanto não tiveram paciência para aguardar a chegada do produto em suas residências via frete.

Ou, ainda, aos consumidores que acharam o frete caro demais e preferiram retirar em um ponto físico para assim baratear o processo.

Então, por meio dessa ferramenta, o consumidor pode retirar a mercadoria em um balcão com assistência presencial.

Uma boa dica para esse recurso é implantá-lo no fundo da loja.

Assim, o consumidor terá que passar por várias prateleiras na ida e na volta.

Isso certamente gerará nele uma vontade de comprar algo mais.

Clique em “Pick up store” para ler um artigo complementar. Dessa maneira, conheça as vantagens e algumas dicas de implantação desta ferramenta.

Pick up store: cliente vai buscar produto que comprou na sua loja virtual dentro da sua loja física.
Pick up store: cliente vai buscar produto que comprou na sua loja virtual dentro da sua loja física.

Prateleira infinita

Prateleira infinita é um conceito que se refere à integração dos estoques das lojas físicas e virtuais.

Assim, quando um consumidor vai a uma loja física e não encontra o produto que procurava no local, ele poderá comprar online e receber em casa normalmente.

Lojas sem prateleira infinita têm estoques separados, o que impede o processo descrito anteriormente.

A VTEX conta com uma maquininha chamada inStore, a qual facilita a implantação de prateleiras infinitas.

Acesse e leia também o artigo “Prateleira infinita”. Dessa maneira, saiba mais sobre o conceito e também sobre a maquininha inStore.

Prateleira Infinita: vendedor usa estoque da loja virtual para fechar uma venda na loja física
Prateleira Infinita: vendedor usa estoque da loja virtual para fechar uma venda na loja física

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma plataforma que torna mais prática a integração da sua loja virtual e loja física aos resultados de pesquisas locais do Google Maps e ao motor de buscas do Google.

Dessa forma, as pessoas que estão pesquisando produtos e serviços próximos de onde estão poderão achar o seu e-commerce, a sua pop up store, guide shop ou outro tipo de loja com mais facilidade.

Clique em “Google Meu Negócio” para ler um artigo complementar. Conheça, assim, os recursos, saiba como acessar a plataforma e cadastrar a sua empresa.

Use o Google Meu Negócio para dar destaque à sua empresa omnichannel nos resultados das buscas locais feitas no Google e no Google Maps
Use o Google Meu Negócio para dar destaque à sua empresa omnichannel nos resultados das buscas locais feitas no Google e no Google Maps

POR QUE VOCÊ PRECISA DAS FERRAMENTAS OMNICHANNEL

Você precisa das ferramentas omnichannel porque com elas, com certeza, poderá:

  • Melhorar a experiência de compras dos seus consumidores;
  • Otimizar a experiência de entrega de produtos;
  • Aumentar as chances dos consumidores encontrarem suas lojas nos meios online e offline;
  • Fornecer alternativas tanto para as compras quanto para as entregas;
  • Tornar a sua marca mais conhecida;
  • Aumentar a credibilidade e a confiabilidade do público na sua marca.

Tudo isso, por sua vez, desemboca no que é mais importante no varejo: o aumento das suas vendas e do seu Ticket Médio. Por isso, tente implantar gradativamente as ferramentas aqui mencionadas.

Acesse e leia também o artigo “VTEX OMS“. Conheça, então, uma ótima ferramente omnichannel para gestão de pedidos.