SEO para loja virtual: 10 principais fatores de ranqueamento no Google

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Aplique técnicas de SEO para loja virtual diariamente, obtenha melhor classificação no Google e consequentemente mais visitantes para o seu site e-commerce

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O SEO para loja virtual é um dos fatores mais importantes de um e-commerce, pois ele influencia diretamente nas vendas.

Digo isso com base no fato de que no Brasil a Taxa de Conversão média das lojas virtuais é de 1,5%. Dessa forma, um e-commerce com 1 mil visitantes únicos mensais realiza 15 vendas por mês. Logo, fica claro que para fazer mais vendas é preciso receber mais visitantes.

Além disso, estima-se que 25% das compras online ocorram após cliques em resultados de pesquisas orgânicas feitas no Google. Daí a importância de você conhecer bem os fatores de ranqueamento deste buscador. É o que estudaremos a seguir.

SEO para loja virtual: como melhorar classificação nos resultados de buscas?

Ninguém sabe ao certo quais são exatamente os parâmetros usados pelo Google para ranquear páginas nos seus resultados de buscas, entretanto, especialistas do ramo SEO têm algumas pistas. Em geral, esses especialistas listam como principais fatores de ranqueamento os seguintes:

• Visitas diretas (autoridade do domínio):

De acordo com estudo do SEMrush, a visita direta é o fator de ranqueamento mais importante do Google. Logo, é um excelente negócio quando as pessoas entram direto na sua loja virtual (sem passar pelo Google ou por outros canais). Isso porque as visitas diretas refletem a consciência do leitor ou expectador (em caso de canais de vídeos) em relação à sua marca. Elas demonstram sua relevância, isto é, a autoridade do seu domínio.

• Tempo no site:

O tempo que os internautas permanecem em uma página também demonstra o quanto esta é relevante. Assim, seja na sua loja virtual ou no seu blog e-commerce, publique conteúdo capaz de manter o interesse do seu público-alvo.

• Páginas por sessão:

Sessão é o nome que o Google dá para cada visita feita por um visitante único ao seu site. Cada sessão dura 30 minutos. Quando esse tempo se esgota, tem-se início uma nova sessão. Quanto mais páginas por sessão um internauta visitar, melhor. Isso reflete o quanto o seu site é proveitoso para o internauta. Por isso, especificamente no blog e-commerce, tome o cuidado de criar links que completem o conteúdo com precisão. Assim, as pessoas trafegarão de um link para outro visitando mais páginas por sessão.

• Total de backlinks:

Para melhor ranqueamento, sua loja virtual e o seu blog e-commerce devem receber links de outros sites. Esses sites, por sua vez, devem ter relevância dentro do contexto do nicho de negócios ao qual você está contido. Quanto maior o número de backlinks relevantes, mais o Google eleva a sua classificação. Recomendo a contratação de agências especialistas em Link Building para otimizar esse aspecto do seu e-commerce.

• Tamanho, relevância e completude do conteúdo:

O conteúdo que você produz para o seu blog e-commerce e para a sua loja virtual deve ser completo. Ou seja, ele deve abranger um assunto por diferentes ângulos e com diferentes recursos (de preferência multimídia). Esse conteúdo precisa tirar as dúvidas dos leitores e/ou expectadores. Dessa maneira, desde a atualização Panda, os conteúdo mais extensos e completos têm prioridade no Google. O plugin Yoast SEO, por exemplo, recomenda textos com no mínimo 300 palavras.

• Segurança do site:

Desde a atualização HTTPS/SSL realizada em 2014 pelo Google, a segurança se tornou um fator de ranqueamento. Daí a importância da sua loja virtual contar com certificados de segurança. A saber, a plataforma VTEX fornece Certificado SSL grátis para seus usuários.

• Tempo de carregamento:

Em 2010, o Google anunciou a inclusão do item “velocidade do site” em seu algoritmo de buscas. Segundo a empresa, sites mais rápidos geram usuários mais felizes. Sites lentos, por sua vez, geram alta Taxa de Rejeição. Para testar a agilidade, o Google recomenda ferramentas como o Page Speed e YSlow, entre outras. Essas ferramentas sugerem formas de aumentar a rapidez de carregamento do seu site, seja ele corporativo ou e-commerce.

• Responsividade:

Os sites que se adaptam aos diferentes tamanhos de tela deixam os usuários mais felizes. Sendo assim, desde a atualização Mobilegeddon realizada em 2015, o Google tem priorizado sites Mobile Friendly em seus resultados de buscas.

• Autoridade da página:

As páginas de sites, blogs e também das lojas virtuais que são relevantes para o maior número de pessoas são priorizadas nos resultados de pesquisas. Essa relevância é medida pelo número de links que a página recebe. Além disso, o tempo de carregamento, a Taxa de Rejeição, o tempo de leitura, entre outros fatores, influenciam a autoridade de uma página.

• Uso adequado das palavras-chave:

A palavra-chave está na gênese de mecanismos de buscas como o Google. É por meio dela que tudo acontece. Dessa forma, elas devem ser posicionadas nos lugares adequados como no início dos títulos, subtítulos, primeiros parágrafos, metatags, metadescriptions e alt tags dos blog posts e páginas de produtos.

Conclusão

O SEO para loja virtual deve ser feito rotineiramente. Otimize suas páginas segundo os parâmetros listados neste artigo. Faça pequenas melhorias em seus posts e páginas de produtos diariamente. Isso certamente vai melhorar o ranqueamento do seu e-commerce ao longo do tempo. Por fim, continue de olho nas atualizações do Google.