Sound branding: crie uma marca sonora para o seu e-commerce!

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Saiba como este recurso pode fortalecer a sua marca!

Sound branding ou marca sonora é um áudio curto que identifica uma marca. Imagem: @starline
Sound branding ou marca sonora é um áudio curto que identifica uma marca. Imagem: @starline

Sound branding ou, em Português, marca sonora, é um áudio que identifica uma marca de produto, serviço ou empresa. Trata-se de um áudio curto, de fácil memorização, e que, por isso, permite que os consumidores possam se lembrar dele com facilidade.

O sound branding, é importante dizer, é diferente do music branding. Enquanto o music branding visa a criação de músicas completas para fins de Marketing, o sound branding foca em áudios curtos, que geram alertas instantâneos na mente dos consumidores.

EXEMPLOS DE SOUND BRANDING

Existem múltiplos exemplos de sound branding no mercado, sendo um dos mais notáveis o da marca Globo. O plim plim da Globo gera uma recordação instantânea do famoso canal de TV, mesmo que o consumidor não esteja vendo nada em uma tela.

Mas o plim plim da Rede Globo de Televisão não é somente uma marca sonora fácil de lembrar. Ela também é fácil de pronunciar. Por ser uma onomatopeia, o plim plim da Globo pode ser falado pelas pessoas ao invés de apenas ouvido, o que faz toda a diferença para melhor.

Outra onomatopeia, o som tudum da Netflix tem conquistado os fãs de filmes e séries em todo o mundo. Também muito fácil de lembrar e de pronunciar, o tudum virou até nome de evento. Sem dúvida, esse áudio faz com que além de lembrada, a marca Netflix possa ser sentida.

Além da Globo e Netflix, existem inúmeros exemplos de marcas que usam sound branding. A Intel, por exemplo, é uma delas. Também temos as marcas sonoras da Coca-Cola, Claro, Samsung e Citroen, por exemplo. A marca sonora da Shopee, aliás, é uma das mais recentes.

Vídeo: conheça algumas marcas sonoras famosas!

VANTAGENS

A principal vantagem do sound branding é que ele estabelece uma identidade sonora para a marca. Assim, além do visual, a marca passa a gerar uma conexão auditiva com as pessoas. Isso, por sua vez, pode ajudar a atrair e fidelizar mais gente.

Outro ponto positivo é que a marca sonora gera memorização. Uma vez que alguém internaliza um som é muito difícil esquecê-lo, principalmente se ele for repetido a cada mensagem enviada para um celular, como faz a Shopee.

Além disso, o sound branding pode ser um diferencial em relação aos seus concorrentes. O som ativa uma camada extra de contato com os consumidores, estabelecendo assim uma conexão sensorial que os seus concorrentes que não possuem uma marca sonora não podem estabelecer.

Enfim, ao gerar mais identificação, memorização e conexão sensorial com os consumidores, o sound branding tem potencial para aumentar também as decisões de compra, a conversão e a fidelização. Por isso, tenha você também uma marca sonora no e-commerce!

COMO CRIAR UMA MARCA SONORA?

Para criar uma marca sonora é necessário planejamento. Você deve definir e compreender o seu público-alvo, olhar para os valores da sua marca,  tentar criar uma relação entre ambos e, de alguma forma, traduzir isso em um som.

Caso, porém, você não saiba como lidar com a criação de uma marca sonora, não se preocupe. Você sempre poderá solicitar a ajuda de uma agência de Marketing, agência de branding ou, mais especificamente, de uma agência de sound branding. Dê o seu jeito!

Assim que puder clique em “Influência das marcas” e saiba como elas geram decisões de compra!