Qual a diferença entre logotipo e marca no mundo e-commerce

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Aprenda a usar seus logotipos para fixar as suas marcas na cabeça e no coração dos seus consumidores ao ponto de torná-los fregueses

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Agora que a maioria dos médios e grandes comerciantes de lojas físicas estão em plena migração para lojas virtuais em um processo que bem poderíamos chamar de êxodo digital, problemas como o da dificuldade de diferenciação entre marca e logotipo emergem.

Esses problemas, por sua vez, aparecem principalmente no momento da criação da interface ou layout e-commerce. Felizmente para todos os empresários e empreendedores do ramo, é muito fácil distinguir uma marca de um logotipo.

O que é uma marca?

Marca é fundamentalmente um conceito. Isto é, uma marca reúne em si todos os bons valores e virtudes que os empreendedores ou empresários pretendem transmitir para um público-alvo a partir de suas empresas.

Como uma marca é um conceito, ela se movimenta no âmbito das ideias. Portanto, ela não pode ser vista e nem tocada, mas tão somente vivenciada. Conforme nos dá a conhecer o “papa” do Marketing, Philip Kotler, uma marca pode ser expressa em seis níveis de ideias diferentes:

1. Atributos: indicativos de qualidade
2. Benefícios: vantagens emocionais e funcionais
3. Valores: ideais ou propósitos de vida
4. Cultura: saberes, crenças, costumes e hábitos adquiridos
5. Personalidade: qualidades próprias que a diferencia das demais
6. Usuário: sugere o tipo de consumidor que pode usufruir dela

Dentro destes seis parâmetros, uma marca pode ser, por exemplo, a ideia que se faz ou que se quer fazer de um produto, de um serviço, de uma empresa privada, de uma instituição pública ou de outro tipo de organização.

Seja como e/ou do que for, quanto mais uma marca é fixada na mente do consumidor, maior é a fidelidade além da razão (amor incondicional) que este consumidor sente por ela, como nos explica o CEO da Saatchi & Saatchi, Kevin Roberts, em “Lovemarks: o futuro além das marcas”.

O que é um logotipo?

Se uma marca é um conceito, o logotipo não é outra coisa senão a representação gráfica de uma marca. Sendo este uma representação gráfica, ele contém em si – segundo o professor Wanderlei Paré, da Metrocamp – características como as de:

– Padrão de cores: combinação entre duas ou mais cores;
– Legibilidade: facilidade de ser visualizado e compreendido;
– Reprodutibilidade: praticidade de produção e replicação;
– Adaptabilidade: acomodação em diferentes contextos e tamanhos;
– Mercado: expressa os desejos e anseios do público-alvo.

Assim, quanto mais bem desenvolvidos forem o Design do logotipo e o Design da loja virtual onde ele será inserido, mais facilidade o consumidor terá para assimilar as ideias (atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário) que você pretende transmitir e transpassar com a sua marca.

Uma marca bem transmitida e assimilada, por sua vez, gera a fidelização de clientes, isto é, transforma os consumidores em fregueses. Para os diretores e-commerces isso é ótimo, pois reza uma estatística que manter um freguês chega a ser quatro vezes mais barato do que conquistar novos clientes.