Tráfego de referência: por que isso é importante para a sua loja virtual

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Saiba como gerar audiência para o seu e-commerce a partir de sites de terceiros!

Tráfego de referência: visitantes que chegam ao seu site indicados por sites de terceiros. Imagem: @freepik
Tráfego de referência: visitantes que chegam ao seu site indicados por sites de terceiros. Imagem: @freepik

Do Inglês “referral”, tráfego de referência é uma métrica do Google Analytics. Trata-se de um termo usado para nomear os visitantes que chegam a um site como um blog de e-commerce ou loja virtual como a sua, por exemplo, a partir de um link incluso em um site ou blog de outra empresa, marca, influenciador, etc.

Com efeito, os referrals não dizem respeito à audiência proveniente das mídias pagas e nem das orgânicas. Esse tipo de tráfego se refere, na verdade, à audiência que chega ao seu website a partir dos backlinks inclusos nos sites de terceiros.

O tráfego de referência é importante porque os motores de buscas como o Google enxergam os backlinks como um voto de confiança no seu conteúdo. Assim, quanto mais backlinks, maior é a tendência do seu conteúdo ser melhor classificado nos resultados de pesquisas na web.

Desse modo, faz bem quem monitora e impulsiona a criação de backlinks, que resultam em tráfego de referência. Pois, então, aprenda neste post a gerar backlinks para os posts do seu blog e sobretudo para as páginas de vendas da sua loja virtual!

COMO MONITORAR O TRÁFEGO DE REFERÊNCIA PARA A SUA LOJA VIRTUAL

Antes de começar a gerar backlinks para o seu e-commerce, aprenda a monitorar o tráfego de referência no seu blog ou loja online. Para tanto, você deve primeiramente cadastrar seu site no Google Analytics e fazer login nesta plataforma.

Uma vez que em seu computador você tenha feito login no Analytics, clique no menu à esquerda sobre “Acquisition”. Logo depois, pressione o botão “Overview”.

Vídeo: visualizando o tráfego de referência no Google Analytics (acione a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

No painel que se abrirá, você verá uma lista de canais que levam conteúdo para a sua loja ou blog. A tabela mostra a quantidade de visitantes em um período. Mas além disso, ela indica o percentual de visitantes que chegou ao seu site a partir de vários canais.

Digamos, por exemplo, que sua loja virtual tenha recebido 888 visitantes nos últimos 7 dias. Destes, 496 vieram do Google, 202 das redes sociais, 59 digitaram o nome da sua loja no navegador e 131 chegaram a partir de backlinks de sites de terceiros. Ou seja, 14,75% dessas visitas é tráfego de referência. Sabendo disso, você pode começar a criar ações para aumentar esse percentual.

IMPULSIONANDO O TRÁFEGO DE REFERÊNCIA

Para aumentar o percentual de trafego de referência na sua loja virtual ou no seu blog de e-commerce, invista em estratégias como:

  • Mailing de imprensa: faça uso de serviços como o Dino, Maxpress e PR Newswire, entre outros, que podem divulgar principalmente as notícias e posts do seu site e blog de e-commerce para milhares de jornalistas e veículos de informação. Dessa maneira, mais redatores poderão republicar a sua notícia e apontar links para a sua loja, blog ou site.
  • Marketing cruzado ou Co-Marketing: feche parcerias com outras empresas, de modo que ambas possam produzir conteúdo complementar. Assim, você deverá apontar links para elas, mas por outro lado também receberá backlinks valiosos e consequentemente tráfego de referência em páginas estratégicas. Os guest-posts são essenciais nesse aspecto.
  • Links externos: apontar links desde os posts do seu blog de e-commerce para os posts de outras empresas pode atrair a atenção dos sites linkados. Desse modo, talvez você possa conseguir alguns backlinks em retribuição. Além disso, de acordo com a Moz, os links externos também geram autoridade para o seu próprio blog ou site.
  • Redes sociais: compartilhar conteúdo nas redes sociais proporciona várias vantagens para o seu e-commerce, sendo uma delas a capacidade de gerar notoriedade. Quanto mais inspiradores forem os seus posts, maior é a distribuição e a chance de gerar referências para o seu e-commerce.
Vídeo: saiba mais sobre o Co-Marketing

Enfim, gerar backlinks e tráfego de referência é ótimo. Mas tudo fica muito melhor se você puder fazer isso usando uma KPI.

USANDO KPIS PARA IMPULSIONAR

KPI é a sigla para Key Performance Indicator. É um termo em Inglês para o que chamamos de “meta” ou “objetivo” no Brasil. Você pode usar KPIs para controlar a criação de backlinks e a geração de tráfego de referência.

Estipule, por exemplo, uma KPI como “elevar o número de backlinks em 5% no mês de julho”. Ou, que tal, “aumentar o percentual de tráfego de referência para 18%”. Logo abaixo da KPI, descreva as ações que irá realizar no período para conseguir conquistar as metas.

Aumente as suas metas conforme for progredindo. Dessa maneira, você poderá aumentar o seu tráfego de referência em médio e longo prazos, e além disso o seu e-commerce se tornará muito mais poderoso e encontrável em buscadores como o Google.

Assim que puder clique em “Tráfego pago” e descubra como usar isso em favor do seu comércio eletrônico!