Como criar uma conta no Google Analytics

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Um passo a passo ilustrado

Como criar uma conta no Google Analytics: em 11 passos simples é possível obter um ID de acompanhamento para seu site de comércio eletrônico
Como criar uma conta no Google Analytics: em 11 passos simples é possível obter um ID de acompanhamento para seu site de comércio eletrônico

Se você está tentando saber como criar uma conta no Google Analytics para desse modo acompanhar as estatísticas do seu comércio eletrônico, então vem comigo que eu vou lhe explicar tudo em um tutorial ilustrado, indolor e imperdível. Confira agora!

Assim que puder clique também em “Google Analytics para e-commerce” e conheça 10 relatórios que você deve ficar de olho.


TUTORIAL: COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ANALYTICS

Como prometido, confira agora um tutorial sobre como criar uma conta no Google Analytics (siga as setas verdes):

  1. Acessando

    Primeiramente, acesse a homepage do Google Analytics:

  2. Login

    Uma vez na interface da plataforma, clique em “Avaliação gratuita” e entre com seu e-mail e senha do Google:

  3. Botão “Administrador”

    Em seguida, no menu lateral, procure e clique no botão “Administrador”:

  4. Painel “Administrador”

    Ao acessar o painel “Administrador” procure e clique no botão “Criar conta”:

  5. Nome da conta

    Adiante, no formulário, dê um nome para sua conta (pode ser o nome do seu e-commerce):

  6. Compartilhamento de dados

    Agora marque as caixas de “compartilhamento de dados” que desejar e clique em “Próxima”:

  7. Opções para avaliar

    Posteriormente, selecione o que deseja avaliar (Web, Google Apps ou aplicativos e web):

  8. Avaliar Web

    Se o objetivo é avaliar site de comércio eletrônico, então selecione “Web” e clique “Próxima”:

  9. Detalhes da propriedade

    Sucessivamente, insira nome do site, URL, segmento ou setor, fuso horário e pressione “Criar”:

  10. Termos de serviço e proteção

    Logo depois, leia os termos e se concordar marque as caixas e clique em “Aceito”:

  11. ID de acompanhamento

    Enfim, copie o ID de acompanhamento e cole-o na tag <head> do site que será acompanhado:

Prontinho, agora todas as vezes que você acessar o Google Analytics você obterá estatísticas atualizadas sobre o comportamento dos consumidores visitantes da sua loja virtual, entre outras vantagens.

Acesse e leia também o nosso artigo “Google Optmize”. Conheça, assim, uma ferramenta que possibilita aumentar a conversão de vendas na sua loja virtual.


VANTAGENS DE USAR O GOOGLE ANALYTICS NO E-COMMERCE

O Google Analytics possibilita acumular dados como a geolocalização, faixa etária e gênero dos seus consumidores e clientes. Por meio dele também é possível ficar de olho no fluxo que os usuários fazem dentro da sua loja virtual, saber quais usuários são novos e quantos são recorrentes, entender como eles chegaram ao seu site, entre outras coisas.

Vídeo: usando dados do Anaylics para tomar decisões no e-commerce (legenda em Português)

Desse modo, ao usar o Google Analytics no comércio eletrônico você obtém vantagens como:

  • Mais conhecimento científico, isto é, baseado em números e dados concretos acerca da sua loja online, o que lhe permite otimizá-la melhor e dessa forma fazer mais sucesso;
  • Vinculação com Google Optimize e Google Ads, entre outras plataformas, o que proporciona uma visão multilateral do seu comércio eletrônico.

Como se pode observar, com o Google Analytics é possível criar experimentos, testes baseados em números precisos, os quais lhe permitirão saber mais sobre o comportamento dos visitantes online. Isso lhe ajudará a criar estratégias melhores para transformar esses visitantes primeiramente em clientes e logo depois em fregueses do seu e-commerce.

Assim que puder clique também em “Como anunciar loja virtual com o novo Google Ads”.