Vendedor e-commerce: principais funções e desafios da profissão

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Contrate um vendedor e-commerce para vender, pós-vender, recuperar carrinhos abandonados e fidelizar clientes

Contrate um vendedor e-commerce para vender, pós-vender, recuperar carrinhos abandonados e fidelizar clientes

Vendedor e-commerce é o(a) profissional responsável pela prospecção de clientes e atendimento de consumidores no contexto de um comércio eletrônico. Hierarquicamente, ele(a) presta contas ao analista de e-commerce e ao gerente e-commerce.

Quais as habilidades requeridas de um vendedor e-commerce?

Basicamente, as empresas de comércio eletrônico desejam que um(a) vendedor e-commerce possua conhecimentos teóricos e práticos que o habilitem a:

• Vender produtos

• Atender pessoas via telefone, chat, e-mail, messengers e mídias sociais

• Orientar consumidores para a finalização de pedidos e fechamento de compras

• Esclarecer dúvidas de clientes e consumidores

• Cadastrar produtos na plataforma e-commerce / loja virtual

• Ajudar o analista e o gerente e-commerce na elaboração da estratégia de vendas

• Ajudar o analista e o gerente e-commerce a criar metas de vendas no e-commerce

• Prospectar novos clientes

• Ajudar na realização de campanhas de E-mail Marketing e-commerce

• Promover a marca do comércio eletrônico

• Contatar clientes e fazer a recuperação de vendas

• Recuperar carrinhos abandonados e evitar o abandono de carrinho

• Fazer o pós-venda

• Fidelizar clientes

• Acompanhar o Histórico do Cliente e a Jornada de Compra do Consumidor

• Solucionar problemas da loja virtual

• Elaborar promoções na loja virtual

• Elaborar workflow (fluxo de trabalho)

Como se pode observar, o(a) profissional de vendas precisa contar com habilidades amplas, que muitas vezes não se referem apenas ao ramos de vendas. Enfim, saiba mais sobre isso no tópico seguinte.

Como se tornar um vendedor e-commerce?

Cursos rápidos são ótimos para o aperfeiçoamento de um(a) vendedor e-commerce

Cursos rápidos são ótimos para o aperfeiçoamento de um(a) vendedor e-commerce

Um(a) vendedor e-commerce deve ter sobretudo o Ensino Médico completo. Além disso, é necessário que ele(a) possua habilidades para vender todos os tipos de produtos. Mas não é só isso. Ele(a) também precisa saber:

• Operar mídias sociais

• Operar aplicativos de mensagens

• Realizar atendimento via telefone

• Conhecer Telemarketing (ativo e receptivo)

• Conhecer E-mail Marketing

• Conhecer informática e softwares de rotinas administrativas

• Saber operar plataformas e-commerce / lojas virtuais

Sendo assim, não é necessário realizar uma faculdade e-commerce para obter essas habilidades. Entretanto, para se aperfeiçoar nesta profissão vale a pena realizar cursos rápidos em escolas como a ComShool, por exemplo.

Quanto ganha um vendedor e-commerce?

Quanto ganha um vendedor e-commerce segundo a Catho

Quanto ganha um vendedor e-commerce segundo a Catho

De acordo com o portal de vagas de trabalho Catho, um vendedor e-commerce ganha em média R$ 1.153,38 (dados de janeiro de 2019) no Brasil. Vendedores(as) que atuam em grandes lojas virtuais podem ganhar bem mais do que isso. Ele(a) tem menos responsabilidades do que um analista ou um gerente, por isso, seu salário é o menor dentre estas três funções.

Como contratar um vendedor e-commerce?

Para contratar um vendedor e-commerce para atuar no seu comércio eletrônico vale a pena colocar anúncios em portais de vagas como:

• Catho

• InfoJobs

• Empregos

• Indeed

• LoveMondays

Seja como for, selecione o(a) melhor vendedor(a) para a sua demanda de trabalho. Ofereça um salário justo. Se tanto você empregador(a) quanto o(a) profissional ficarem satisfeitos com os termos, daí poderá ser o início de uma grande parceria. Do contrário, sua taxa de turnover (rotatividade de empregados) aumentará e, com isso, os seus gastos com contratação e treinamento também. Então, não erre! Contrate certo da primeira vez! Fica a dica!