Analista de e-commerce: principais atividades e desafios da profissão

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Vale a pena contratar?

Analista de e-commerce é o principal parceiro de trabalho do gerente e-commerce.

Analista de e-commerce é o principal parceiro de trabalho do gerente e-commerce.

Analista de e-commerce, também chamado de assistente e-commerce, é o(a) profissional responsável pela assistência, acompanhamento, integração e realização de diferentes atividades de um comércio eletrônico. Ele(a) está sobretudo às ordens do gerente e-commerce.

Principais atividades realizadas por um(a) analista de e-commerce

Um(a) analista de e-commerce atua na organização e/ou prestação de auxílio:

• Na contagens de estoque

• Na separação de mercadorias

• No cadastro de produtos e serviços na loja virtual

• Na gestão da plataforma e-commerce e da loja virtual

• Na liberação de pedidos

• No Marketing Digital para e-commerce

• Na operação de chat online e outros canais de atendimento ao consumidor

• Nas campanhas de links patrocinados para e-commerce

• Nas campanhas de E-mail Marketing para e-commerce

• Nas promoções

• Nas descrições de produtos

• Na gestão de aplicativos de apoio à loja virtual

• Na gestão da logística e logística reversa

• No monitoramento das KPIs

• No cumprimento das metas de vendas no e-commerce

• Na gestão de softwares do tipo Analytics

• Na gestão das fanpages da loja virtual em diferentes mídias sociais

• Na análise dos resultados do e-commerce

• Na gestão de softwares ERP

Sendo assim, o analista e-commerce é o braço direito do gerente e-commerce.

Quanto ganha um analista de e-commerce?

Salário de um(a) analista de e-commerce segundo o site Love Mondays.

Salário de um(a) analista de e-commerce segundo o site Love Mondays.

De acordo com o site de empregos Love Mondays, um(a) analista de e-commerce pode ganhar entre R$ 1.816,00 e R$ 2.500,00, com média de R$ 2.095,00 (dados de dezembro de 2018). De fato, quanto maior o tamanho da empresa, o grau de estudo do(a) profissional e a responsabilidade que este(a) assumir, maior é o salário.

Para quem é dono de loja virtual, vale a pena contratar um(a) analista de e-commerce, pois este(a) poderá lhe ajudar a gerenciar e até a fazer mais vendas.

Como se tornar um analista de e-commerce?

Em geral, as empresas não têm solicitado formação específica para esta profissão. Daí que, quem tem um curso de especialização em uma determinada plataforma e-commerce e/ou graduou-se em Marketing, por exemplo, é frequentemente preferido.

Entretanto, para quem está pensando em se especializar nesta área, basta realizar cursos com carga horária de 100 a 200 horas como os oferecidos pela ComSchool e Impacta, entre outras escolas.