8 itens que todo blog e-commerce deve ter

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Trabalhe com um blog e-commerce, traga mais visitas para sua loja virtual e venda mais!

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O que não pode faltar em um blog e-commerce? Confira as dicas que preparei durante toda esta semana para você com base nos blogs dos grandes players nacionais como o Submarino e o Extra:

Integração com redes sociais:

A presença dos e-commerces nas redes sociais é incompatível com a presença dos consumidores, revela pesquisa da Rock Content. Isso significa que há mais consumidores nessas mídias do que as lojas virtuais podem lidar. Então, não se iniba, conecte seu blog e-commerce com as redes sociais para obter uma divulgação de maior alcance e consequentemente maior audiência.

Conteúdo apropriado:

O conteúdo adequado é aquele que o seu público-alvo quer ler. Não adianta você publicar 100 textos sobre abacaxi, quando os seus visitantes querem ler sobre maçãs. Acesse o artigo “10 assuntos para comentar no seu blog e-commerce” para ter uma ideia do que escrever. Além de ser apropriado, o conteúdo deve ser muito bem escrito. Trabalhe sempre com redatores profissionais, de preferência com formação em alguma área de Comunicação e com conhecimento no ramo/segmento da sua loja virtual.

Conteúdo da audiência:

Aproveite o conteúdo escrito pelos internautas, também chamado de conteúdo da audiência, pois as boas recomendações podem gerar vendas e as reclamações podem gerar melhorias para a sua loja virtual. Use sistemas como o do Site Sincero para atestar a qualidade das opiniões dos internautas e filtrar aquelas opiniões que não são sinceras. Integre os comentários das redes sociais aos comentários do blog, pois os primeiros são mais frequentes e os segundos quase não ocorrem, o que pode dar a falsa sensação de que seu blog não é visitado ou não é levado a sério.

Atualização periódica:

Uma vez que você inicie um blog e-commerce, o ideal é não parar de publicar conteúdo jamais. A atualização constante gera audiência, aumenta a sua credibilidade, melhora a sua reputação, etc. Mantenha um planejamento de conteúdo com pautas para o mês inteiro ou, talvez, para o ano todo. Substitua as pautas somente se houver algum assunto mais urgente para ser publicado como o lançamento de um produto da Apple, por exemplo.

Otimização SEO:

O investimento em SEO aumenta em 13 vezes o número de visitas e em 6 vezes o número de clientes no e-commerce. Por isso, fique atento aos três fatores importantes para o ranqueamento SEO e-commerce no Google. Não descuide das palavras-chave, metatags, títulos e, sobretudo, da relevância dos textos, vídeos, imagens, áudios e outros conteúdos que publicar em seu blog. Trabalhe com Link Building interno para diminuir o Bounce Rate e com Link Building externo para obter mais visitas de outras páginas e melhorar seu ranqueamento nos motores de buscas. Muitos blogs e-commerce como o do Shoptime, por exemplo, apontam links diretos para as páginas de produtos da loja virtual com a finalidade de gerar mais vendas.

Design adequado:

O Design do seu blog e-commerce não deve destoar do Design da sua loja virtual. Ao contrário, ele deve seguir a padronização de cores, ícones e cultura organizacional, o que evitará problemas de credibilidade como os que levam os internautas a duvidarem da procedência e veracidade do blog.

Captura de e-mail:

Um bom blog deve conter sempre um formulário de captura de e-mail ou até mesmo uma squeeze page (com ou sem isca digital) para fins de ampliação da lista de E-mail Marketing. Conforme pesquisa da Marketing Sherpa, 72% dos consumidores gostam de usar o e-mail como principal canal para receber ofertas de produtos. Saiba mais sobre isso no artigo “5 vantagens de usar o E-mail Marketing no e-commerce”.

Manutenção diária:

O blogger ou blogueiro contratado para atuar na produção de conteúdo para o seu blog e-commerce deve realizar a manutenção diária dos posts. Essa manutenção inclui a correção ortográfica e gramatical de posts antigos e atuais, a otimização do sistema de links internos e externos, a melhoria das palavras-chave, o diálogo com os internautas nos comentários do blog, a melhoria constante dos artigos que já foram publicados.

Sempre que você tiver dúvidas sobre como deverá tratar o seu blog e-commerce, não tenha medo de fazer um benchmarking, isto é, de dar uma olhada no blog Sonar (da loja do Submarino), no Blog da Lu (Magazine Luiza), no blog do Shoptime e no Tudo Extra, entre outros, para ter umas boas ideias.