Importância do blogger para o Marketing da sua loja virtual

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Saiba como um blogueiro profissional pode contribuir com o seu e-commerce

Importância do blogger para o Marketing da sua loja virtual

Houve um tempo em que especialistas em web diziam que os blogues cairiam em desuso devido a ascensão das redes sociais. No entanto, o que temos visto na prática hoje é que as duas mídias têm se integrado com perfeição na tarefa de gerar valor para as empresas, principalmente para os e-commerces.

Os bloggers – também chamados de blogueiros – especificamente, têm se sobressaído neste contexto. Grandes lojas virtuais como o Submarino e Magazine Luiza, entre outras, mantêm um blog e-commerce com conteúdo atualizado semanalmente, atividade da qual muitos benefícios são colhidos.

Seja, contudo, qual for o tamanho do e-commerce, um blogueiro pode contribuir de muitas formas, tais como nas tarefas de:

– Criar conteúdo SEO

Um blogueiro caprichoso pesquisa as palavras-chave referentes ao seu negócio e sabe como os seus clientes procuram pelos seus serviços na web.

 

Ele usa esses termos-chave em seus posts, o que faz com que buscadores como o Google classifiquem as páginas do seu blog e-commerce entre as primeiras colocadas nas pesquisas orgânicas no seu nicho de negócios.

 

– Fazer Link Building

Além de produzir textos para as suas mídias, esse profissional pode criar artigos com a finalidade de publicá-los em outros sites que são influentes no seu setor de atuação. Esse trabalho é denominado Link Building.

 

No meio destes textos (os guest posts), o blogueiro insere links para o seu blog e loja virtual. Os mecanismos de buscas reconhecem o link externo proveniente de páginas relevantes como um indicativo de boa reputação e, assim, melhoram o posicionamento das suas páginas nos resultados de buscas.

 

– Aumentar a audiência

Ao produzir posts para os seus blogues e textos diversos para a sua loja virtual, um blogueiro gera interesse em seu público-alvo, o que aumenta a audiência.

 

– Aumentar a fidelização

Tal como canais de rádio e TV, todo blogue tem um público assíduo, que lê/vê/escuta e sente seu conteúdo periodicamente. Alguns desses seguidores podem se tornar leais defensores da sua marca.

 

Isso acontece porque o blogue é capaz de gerar (em longo prazo) o que os marqueteiros chamam de “fidelidade além da razão”, que é um vínculo muito forte que se sobrepõe até aos erros mais cabeludos.

 

– Promover produtos

Seguidores fidelizados têm total confiança nos blogueiros e/ou nos blogues que “adotaram”. Para eles, as análises de produtos que esses profissionais fazem têm credibilidade.

 

Sendo assim, esses seguidores costumam compartilhar o conteúdo dos blogues que gostam nas redes sociais, nos fóruns, nos e-mails, o que ajuda a promover a sua loja virtual e os seus produtos.

 

– Educar o cliente

Muitos consumidores compram produtos que não sabem utilizar. Como detestam os formalismos dos manuais de utilização, esses consumidores procuram os blogueiros e os blogues que geralmente lhes ensinam de um jeito mais fácil e agradável.

 

O blogueiro, por sua vez, usa vídeos, textos, áudios, infográficos, apresentações, imagens e outros recursos para educar o cliente acerca das melhores formas de se usar um produto.

Portanto, se fosse chamado ou pudesse lhe dar um conselho no que diz respeito a divulgação e expansão do seu e-commerce, eu lhe diria para contratar um blogger habilidoso, capaz de dizer (por escrito) tudo aquilo o que você gostaria de dizer para conquistar, engajar e fidelizar consumidores.