Como administrar a sua fanpage e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

13 parâmetros que você precisa organizar, otimizar e controlar para ter sucesso

Como administrar a sua fanpage e-commerce

Por que ter uma fanpage e-commerce? Pense no Facebook como um mercado de 1,55 bilhões de usuários mensais ativos, no qual você poderá anunciar e vender seus produtos localmente (somente na sua região) ou planetariamente (em regiões diversas).O que acha? Esse motivo lhe é suficiente?

Se ter tantos bilhões de prospects não for suficiente, saiba que além disso há outras vantagens de ter uma fanpage e-commerce no Facebook, tal como a possibilidade de dialogar diretamente com as pessoas que compõe seu público-alvoe tirar lições valiosas desse contato.

Caso isso o tenha motivado, entenda que para usar essa rede social como ferramenta de vendas é muito fácil, basta integrá-la ao seu e-commerce. Aqui vai um tutorial que poderá lhe ajudar nesse aspecto:

Como criar uma fanpage para sua loja virtual no Facebook

Uma vez que a fanpage tiver sidodesenvolvida, você deve iniciar a fase de administração, a qual envolve vários parâmetros que precisam ser organizados, otimizados e controlados periodicamente. Eis alguns deles, a seguir:

– Horários das postagens

Assim como a TV aberta, as redes sociais possuem um horário nobre em que as publicações têm maior audiência. Por isso, conheça quais os melhores dias e horários para postar no Facebook e faça a diferença.

– Interação com os fãs

Responda dúvidas de usuários da sua página prontamente, pois nenhum cliente ou potencial cliente gosta de esperar. Aliás, quanto mais você demorar, maior será a possibilidade do seu fã procurar o seu concorrente.

– Diálogo com clientes difíceis

Jamais bloqueie ou impeça que seus clientes mais difíceis possam relatar suas experiências (por piores que sejam). Pelo contrário. Atenda-os calmamente e reverta a situação. Faça com que seu cliente se sinta ouvido, compreendido e satisfeito no final das contas. Pode ter certeza que ele vai contar essa experiência positiva de atendimento para os amigos deles e ainda vai começar a perceber sua empresa com outros olhos. Saiba mais sobre isso em “5 dicas para lidar com clientes insatisfeitos no e-commerce”.

– Design

A interface da sua fanpage poderá mudar conforme a data, a estação ou evento importante. Cabe a você produzir um Design profissional e impecável que atraia seus usuários.

– Configurações

Clique no botão “Configurações” no alto da sua fanpage, à direita, e mude características específicas da sua fanpage sempre que for necessário.

– Informações

Pressione o botão “Informações” para descobrir o alcance das suas publicações e o envolvimento dos usuários com elas para ter ideias para novos conteúdos ainda mais interessantes.

– Notificações

Clique em “Notificações” e saiba quem curtiu, quem compartilhou e quem comentou os seus posts. Montar uma planilha com esses dados poderá lhe ajudar a encontrar tendências e tomar decisões.

– Mensagens

Nesta área, você pode conversar em particular com os seus clientes. Sempre que eles entrarem em contato com você por esse meio, trate-os muito bem e faça pequenas pesquisas específicas que possam lhe ajudar a melhorar a sua loja virtual.

– Ferramentas de publicação

Aqui é possível criar rascunhos e programar publicações, entre outras coisas que podem agilizar o trabalho do administrador da fanpage.

– Impulsionar publicação

Na caixa à esquerda da linha do tempo da sua fanpage há um botão chamado “Impulsione sua publicação” com o qual se pode pagar para se fazer publicidade de um determinado post. É excelente para promoções.

– Criar chamada para ação

Recurso que possibilita criar um botão com uma chamada do tipo “Call-to-action” (típica do Neuromarketing) como “Fale conosco”, “Ligue agora”, “Comprar agora”, entre outras.

– Promover

No canto direito do topo da linha do tempo da sua fanpage você encontra o botão “Promover” por meio do qual pode-se criar uma publicidade paga para impulsionar seu site e/ou sua página, por exemplo.

– Integração de aplicativos

O Facebook possibilita a integração de aplicativos que facilitam a administração, tais como aqueles que permitem a criação de promoções e os que visam a organização de várias redes sociais simultaneamente.

Organizar, controlar e otimizar a sua fanpage é um trabalho a ser feito periodicamente. Trata-se de uma atividade geralmente realizada por um profissional de Social Media de uma agência de Marketing Digital, mas nada o impede de ler alguns livros, se aprimorar nesse assunto e, por fim, fazer o trabalho você mesmo.