A influência das cores no momento da compra

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Todo projeto de e-commerce exige um minucioso planejamento e as cores da loja virtual é um detalhe muitas vezes ignorado mas que pode ser a diferença na hora de efetuar uma venda.

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Todo mundo sabe, mesmo que instintivamente, que na hora de vender alguma coisa é preciso que haja identificação do consumidor com o produto. Quem entra no ramo comercial logo percebe que é preciso dominar algumas técnicas para realçar pontos e atrair a atenção – e na loja virtual não é diferente.

O que muita gente não percebe é como as cores podem influenciar a escolha de determinados produtos, sendo uma ferramenta importantíssima em marketing digital. Para se ter uma ideia, alguns estudos da psicodinâmica das cores mostram que elas são uma das primeiras motivações para 85% dos consumidores.

É a tão falada identidade visual, que faz com que uma marca com as cores certas tenha cerca de 80% mais reconhecimento do que as demais.

Será que a cor do ano deve ser a principal da minha loja virtual?

Ah, mas se você pensa que o verde vai fazer o maior sucesso na sua loja virtual só porque a Pantone a elegeu como a cor do ano está prestes a amargar um desastre colossal. Existe sim, toda uma análise de tendências feitas para essa escolha – na qual a Pantone analisa itens como os principais filmes, obras de arte, tendências em design de interiores e os tons das passarelas de moda no ano anterior – e que definem um tom específico como “a cor do ano” de uma forma geral, para o mundo inteiro.

Só que (infelizmente) não é o mundo inteiro que vai acessar sua loja virtual – e, além disso, todo mundo vai pensar da mesma forma, não é mesmo? E aí acabou-se a originalidade, a identidade, o diferencial. Não, em marketing digital a análise precisa ser mais criteriosa. Sabe-se, por exemplo, que as cores são regionais. Se o azul faz sucesso aqui não quer dizer que faça na China, por exemplo.

A cor do ano é apenas uma breve referência, mais ou menos um guia de estilo para um determinado período. E a sua loja virtual precisa de uma identidade que seja duradoura, não apenas uma moda da temporada.

Cores podem influenciar o comportamento do consumidor

Um dos dados mais interessantes de serem levados em conta é o fato de as cores serem capazes de influenciar no comportamento humano. Assim, se você sabe que o amarelo tem o poder de chamar a atenção, está relacionada ao otimismo e à jovialidade, ela cairá melhor em uma loja virtual voltada para adolescentes. Para quem trabalha com outlets, bazares, brechós e lojas de desconto, o azul royal, o preto e o laranja tendem a atrair os compradores compulsivos. E por aí vai.

O importante é você perceber que as cores são fundamentais para um planejamento de marketing digital eficiente, que consolide a marca da sua loja virtual. Lembre-se que a identidade visual agrega valores e é o principal fator de referência.