Missão Editorial do blog e-commerce: saiba por que e como elaborar

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Direcione a produção de conteúdo e evite desperdício de tempo e de recursos com assuntos fora da alçada da sua empresa

Missão editorial do blog e-commerce é um conjunto de diretrizes que possibilitam que os redatores acertem o alvo toda vez que produzirem conteúdo de divulgação.

Missão editorial do blog e-commerce é um conjunto de diretrizes que possibilitam que os redatores acertem o alvo toda vez que produzirem conteúdo de divulgação.Missão Editorial do blog e-commerce é a incumbência, encargo ou compromisso de longo prazo a ser seguido pelos redatores, fotógrafos e produtores de conteúdo em geral ao elaborarem textos e imagens para o referido veículo de informação.

Em outras palavras, a Missão Editorial abrange as diretrizes políticas que devem ser seguidas ao se produzir conteúdo. Com isso, evita-se que os redatores criem textos fora dos padrões do negócio e-commerce em questão. Dessa forma, evita-se também o desperdício de tempo e de recursos com coisas que não são o foco da sua empresa.

Como criar a Missão Editorial do blog e-commerce: uma teoria

Pois bem, os padrões de que falo são aqueles desenvolvidos e otimizados pelo empreendedor do e-commerce desde quando este iniciou a criação do Plano de Negócio de sua empresa.

Sendo assim, para criar a Missão Editorial do seu blog e-commerce, você precisará levantar as seguintes informações sobre o seu negócio:

Cultura Organizacional:

Para funcionar bem, a sua Missão Editorial deve estar atrelada à Missão, aos Valores e à Visão (Cultura Organizacional) da sua empresa, as quais são ao mesmo tempo, como em uma árvore, as raízes que sustentam e os galhos que direcionam todo o seu negócio.

Públicos-alvo:

A Missão Editorial do seu blog deve levar em conta os públicos (Buyer Personas) para os quais a sua empresa fornece produtos e serviços. Ao focalizar estes públicos específicos, você evitará que os seus redatores dispersem o conteúdo e, como se diz na gíria, “atirem para todos os lados”.

Produtos:

A Missão Editorial também deve focar o mix de produtos e serviços que a sua empresa fornece para seus públicos-alvo. Não digo que se deve explicitar os nomes dos produtos, mas o gênero deles. Isso delimitará a produção e evitará divagações durante a produção de textos.

Benefícios:

Todo produto tem como finalidade satisfazer os desejos ou amenizar as dores do público-alvo. Isso deve ser expresso na Missão Editorial do blog e-commerce.

Ao levantarmos estas informações será possível responder às perguntas “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, “como?”, “por quê?” e “para quem?”, essenciais para a criação de uma Missão Editorial para o blog da sua loja virtual.

Como criar a Missão Editorial do blog e-commerce: a prática

Suponhamos, por exemplo, que você possua uma loja virtual de calçados femininos chamada “Mulher Total”. Digamos que queira produzir a Missão Editorial do seu blog integrado. Para isso, bastaria responder às mencionadas perguntas (com base nas informações preliminares da sua empresa):

Quem?: blog Mulher Total

O quê?: calçados femininos

Para quem?: para as mulheres de 18 a 50 anos

Quando?: nos próximos cinco anos

Onde?: no Brasil

Como?: por meio dos nossos calçados personalizados

Por quê?: para satisfazer as necessidades de autoestima das mulheres

Perceba que a Missão Editorial já está aí nessas respostas. É preciso apenas extrair uma boa frase, a qual poderá ser, por exemplo:

“O blog Mulher Total tem como missão a produção de conteúdo sobre calçados femininos personalizados, desenvolvidos especialmente para satisfazer os desejos e anseios de autoestima das mulheres de 18 a 50 anos de idade, em todo o Brasil, nos próximos cinco anos.”

A partir dessa frase é possível criar toda uma política com diretrizes para a criação de textos, fotos, vídeos, áudios e conteúdos em geral para o blog e-commerce da referida loja. Assim, todos os redatores que você contratar para a realização desse serviço terão uma linha mestra da qual não poderão se afastar.

Outro ponto importante é que a Missão Editorial tem uma data de validade. Ela não precisa necessariamente aparecer na frase final, no entanto, essa data integra-se à data de validade da Visão da sua empresa, que também expira tão logo os objetivos são concluídos (leia “Como elaborar a Missão, Visão e Valores do seu e-commerce?” para saber mais sobre isso). Enfim, chega um dia em que a Visão é realinhada e, com isso, a Missão Editorial do blog e-commerce também deverá ser.