VTEX Marketplace: monte o seu ou atue como vendedor

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Planejamento, implantação e cuidados

Com o VTEX Marketplace você pode transformar a sua loja virtual em um marketplace e ganhar comissões sobre as vendas dos sellers. Imagem: @macrovector
Com o VTEX Marketplace você pode transformar a sua loja virtual em um marketplace e ganhar comissões sobre as vendas dos sellers. Imagem: @macrovector

VTEX Marketplace é um sistema que permite que empreendedores como você possam criar e gerenciar shoppings online. Além disso, ele possibilita atuar como vendedor, também chamado de seller, dentro dos shoppings online de outros empreendedores. O VTEX Marketplace é um sistema nativo da plataforma VTEX. Neste post, você vai conhecer as vantagens deste sistema e obterá dicas para fazer uma boa integração VTEX Marketplace.

Antes de mais nada, porém, para quem ainda não sabe, um marketplace pode ser definido como um centro de compras virtual dentro do qual operam múltiplas lojas e marcas. As empresas que operam tais lojas são chamadas de sellers (vendedores). Os sellers, enfim, comercializam dentro do mesmo site, isto é, do marketplace, produtos para o consumidor final ou para outras empresas, mediante o pagamento de comissões para o dono do marketplace. Dentro de um marketplace, os consumidores podem comprar em várias lojas e fazer um único pagamento, graças a uma tecnologia chamada split de pagamento, que distribui o dinheiro de uma compra entre os sellers, o dono do marketplace, o gateway de pagamento, e as transportadoras, entre outras empresas e instituições que possam estar envolvidas na transação.

Neste contexto, o VTEX Marketplace pode ser útil para empreendedores como você de várias formas. Continue lendo e descubra!

1 – O QUE É POSSÍVEL FAZER COM O VTEX MARKETPLACE?

Com o Marketplace VTEX é possível atuar de três formas no mercado, são elas:

1 – Como marketplace: você administra um shopping online com vários sellers. Neste caso, você atua como marketplace in;

2 – Como seller: você integra sua loja a um ou mais marketplaces que já estão ativos no mercado. Nesta opção, você atua como marketplace out;

3 – Ambos: você pode atuar como seller em shoppings virtuais de terceiros e, ao mesmo tempo, manter o seu próprio marketplace.

Vídeo: saiba mais sobre marketplace out!

Seja como for, há muitas vantagens. Todavia, para obter tais vantagens, há que se planejar, implantar e cuidar do negócio adequadamente. Obtenha algumas dicas para isso logo em seguida e conheça dados de performance dos marketplaces VTEX. Continue lendo!

2 – VTEX MARKETPLACE: TENHA O SEU PRÓPRIO SHOPPING VIRTUAL!

Por meio da plataforma VTEX você pode usar a solução VTEX Marketplace para criar e gerenciar seu próprio shopping online. Ou seja, é possível transformar a sua operação online em um marketplace in. Ao fazer isso é possível usufruir de vários benefícios como:

  • Arquitetura multi-seller nativa que possibilita que o consumidor faça compras em vários sellers usando o mesmo carrinho virtual;
  • Integração e sincronização automática de estoques e catálogos;
  • APIs abertas que facilitam a integração de novos sellers;
  • Gestão total, que abrange desde as promoções até os pedidos;
  • Mais de 2.500 lojas em 28 países que poderão tornar-se seus sellers;
  • Configuração de múltiplas moedas e idiomas para facilitar o comércio transfronteiriço;
  • Mapeamento automático de categorias, o que proporciona mais rapidez aos processos de gestão;
  • Painel de sugestões para aprovação ou recusa de produtos em larga escala.
Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX

Ademais, com a estrutura VTEX é possível montar marketplaces B2C, B2B e até com lojas físicas.

3 – SEJA UM SELLER DENTRO DE GRANDES MARKETPLACES

Além de desenvolver seu marketplace in, com a estrutura VTEX você poderá tornar-se um seller dentro de vários marketplaces de terceiros. Isto é, você também pode atuar como um marketplace out.

Dessa maneira, ao usar a solução de marketplace da VTEX é possível:

  • Integrar-se facilmente a marketplaces como o do Walmart e o do Mercado Livre, por exemplo;
  • Integrar-se com o Google Shopping via app nativo da VTEX;
  • Visualizar em tempo real todas as vendas dos marketplaces;
  • Administrar todos os pedidos de todos os seus canais de vendas em um único sistema;
  • Trabalhar com uma logística integrada;
  • Trabalhar com um fluxo de pedidos customizado.

Com efeito, ao atuar como seller, você poderá contar com o tráfego dos grandes marketplaces para vender mais. Desse modo será possível expandir o poder da sua loja virtual.

4 – PLANEJAMENTO PARA CRIAR MARKETPLACE OU TORNAR-SE UM SELLER USANDO O VTEX MARKETPLACE

Para criar um shopping virtual ou atuar como seller usando a tecnologia VTEX Marketplace você deve primeiramente fazer um planejamento. Isto é, antes de partir para a montagem do negócio, desenvolva a parte do empreendedorismo. Lembre-se que, de acordo com o Sebrae, as empresas planejadas sobrevivem por muito mais tempo.

Se você estiver, portanto, na fase do empreendedorismo do seu negócio online, seja ele uma loja virtual, marketplace in ou out, eu tenho dois métodos de planejamento para lhe recomendar. Confira em seguida:

Plano de Negócios para e-commerce

Neste método planeja-se tudo primeiro por meio de um documento extenso e só depois aplica-se tudo na prática. Dependendo da complexidade do negócio, este tipo de planejamento pode durar desde seis meses a até mais de um ano para ficar pronto.

Assim, antes de usar a tecnologia VTEX para criar um marketplace, você deverá criar um sumário executivo para a sua empresa. Além disso, deverá criar um Plano de Marketing, uma análise de mercado, um Plano Operacional e um Plano Financeiro. Tudo isso faz parte de um Plano de Negócios para e-commerce.

Startup E-commerce

Este é um método que pode ser definido como “aprender fazendo e errando”. Ele abrange a realização de micro experiências controladas, que geram perdas mínimas e aprendizados máximos. Em outras palavras, quanto mais rápido os erros ocorrem, mais rápido o empreendedor descobre o caminho mais adequado a ser seguido.

No método startup, a teoria e a prática se entrelaçam. Assim, não é preciso esperar meses para iniciar o projeto. Você lança agora uma versão viável mínima do seu marketplace para um pequeno público e realiza testes que lhe ajudarão a aperfeiçoá-lo. Quando otimizado o suficiente, você amplia o público do seu marketplace e faz novos testes, e assim por diante, até atingir mercados cada vez maiores.

Planejamento é fundamental na hora de montar um marketplace. Imagem: @pikisuperstar
Planejamento é fundamental na hora de montar um marketplace. Imagem: @pikisuperstar

Pois bem, escolha o seu método e comece a planejar o seu marketplace com tecnologia VTEX agora mesmo!

5 – IMPLANTAÇÃO: INTEGRAÇÃO MARKETPLACE VTEX

Quer tenha optado pelo método Startup ou pelo Plano de Negócios, chega uma hora em que você precisa implantar o marketplace. Uma das formas de se fazer isso é por meio de uma equipe própria. Ou seja, você contrata profissionais do setor, os quais desenvolvem um marketplace ou uma loja virtual caso queira ser um seller, ou ambos.

O problema é que equipes custam caro. De fato, elas demandam salários, pagamentos de encargos trabalhistas, hardwares, softwares, estrutura de departamento e manutenção, entre outros custos.

Então, talvez você queira experimentar outra opção para implantar o seu negócio. Neste caso, é possível contratar uma agência e-commerce especialista em VTEX Marketplace. A Agência e-Plus, por exemplo, é certificada VTEX desde 2015. Além disso, ela é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. Ela já produziu marketplaces VTEX para empresas como a Gourmenu.pt e a Futebol CardShop, por exemplo, em países como Portugal, Brasil, Espanha, Argentina e Chile, entre outros.

A Agência e-Plus pode desenvolver a sua loja virtual e integrá-la aos melhores marketplaces do mercado. Ou, se preferir, o team da Agência e-Plus cria o seu marketplace usando a tecnologia VTEX. Para tanto, você só precisará pagar os custos da plataforma VTEX e os honorários da agência. Para saber mais, clique no botão a seguir e inicie um conversa conosco via app mensageiro agora mesmo:

6 – VTEX MARKETPLACE NETWORK: MAIS FACILIDADE NA INTEGRAÇÃO

O Marketplace Network VTEX é um recurso que facilita a integração VTEX Marketplace. Por meio desta funcionalidade é possível conectar marketplaces e sellers do ecossistema VTEX com mais rapidez e com menos investimentos. Assim, pode-se aumentar o tráfego e as receitas dos mesmos, e gerar melhores resultados para a sua empresa.

Nativo em todas as lojas VTEX, o Marketplace Network funciona como um ambiente virtual no qual os sellers e os marketplaces de todo o mundo podem entrar em contato uns com os outros e, desse modo, fechar parcerias com mais praticidade. Dessa maneira, eles podem ampliar seus canais de vendas, aumentar suas fontes de receita, amplificar seus portfólios de produtos e gerar mais vendas em mais regiões, entre outros benefícios. Vale a pena usar esse recurso para a fazer a integração.

O VTEX Marketplace Network auxilia na integração VTEX Marketplace. Imagem: @rawpixel.com
O VTEX Marketplace Network auxilia na integração VTEX Marketplace. Imagem: @rawpixel.com

7 – PERFORMANCE DO VTEX MARKETPLACE

Médias e grandes empresas de vários países já usam a solução de marketplace da VTEX com sucesso. Logo em seguida eu listo alguns cases para o seu conhecimento, confira:

Mazda Motor Europe

Em 2021, o blog da VTEX anunciou que a Mazda Motor Europe implantará marketplaces com a tecnologia VTEX nos 22 países europeus onde opera. Desse modo, cerca de 1.600 concessionárias locais poderão vender veículos online. A implantação será feita em fases. O projeto gerará comissões e maior lucro para a empresa, entre outros benefícios.

Loja do Flamengo

A Loja do Flamengo, que é cliente VTEX desde 2017, integrou seu estoque ao marketplace Mercado Livre em maio de 2021. Como resultado, a marca alcançou o quarto lugar em vendas no primeiro mês de operação no shopping online.

PicPay Store

A PicPay Store implantou um marketplace dentro de seu aplicativo usando a tecnologia VTEX. O projeto levou apenas 5 meses para ficar pronto. Em 2021, impulsionada pelo marketplace, a PicPay dobrou de tamanho em transações e em Total Payment Volume (TPV).

Bisco

Em 2020, a Bisco lançou um marketplace B2B usando a solução da VTEX. No processo, a empresa reformulou seu catálogo e obteve conversão 50% maior em relação à plataforma anterior. Além disso, usando a tecnologia de componentes da VTEX, a Bisco espera reduzir despesas em 90%.

Como se pode observar, a solução VTEX Marketplace proporciona ótimos resultados tanto para quem quer atuar como marketplace quanto para quem prefere ser apenas um seller em shoppings virtuais de terceiros. Nas duas opções, empreendedores digitais como você só têm a ganhar.

8 – CUIDADOS AO TRABALHAR COM MARKETPLACE

Lembre-se, para trabalhar como marketplace você precisará contar com uma equipe voltada para convencer lojistas a se tornarem seus sellers.

Mesmo que você já tenha um marketplace físico ou que tenha migrado seu marketplace online para a plataforma VTEX, uma equipe é necessária para lhe ajudar a aumentar o número de sellers.

Decerto, essa equipe deve saber apresentar as vantagens do seu marketplace adequadamente e negociar com os lojistas. Além disso, será necessário gerar tráfego para o marketplace. Aliás, esse é um dos principais fatores que levam um lojista a se tornar um seller. Os sellers podem usufruir desse tráfego gratuitamente.

Então, para gerar esse tráfego, você terá que investir pesado em links patrocinados, Mídias Socias Ads, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing e outras estratégias de Marketing Digital.

Como dono de um shopping online, você precisa investir em Marketing Digital para gerar tráfego. Imagem: @storyset
Como dono de um shopping online, você precisa investir em Marketing Digital para gerar tráfego. Imagem: @storyset

Por fim, é necessário monitorar as KPIs, fazer otimizações, administrar os sellers e a gestão financeira do negócio, entre outras atividades.

Por outro lado, na condição de seller, você deve escolher os marketplaces com maior potencial de retorno para a sua loja virtual. Faça, então, experimentos. Integre-se aos marketplaces por temporadas. Se tudo der certo, continue!

9 – COMO APRENDER MAIS SOBRE SELLER E MARKETPLACE?

Antes de entrar na fase de empreendedorismo, aprenda um pouco mais sobre sellers e marketplaces. Para tanto, leia livros e blogs como o da Agência e-Plus, por exemplo.

Se puder, fale com donos de lojas virtuais que são sellers e também com donos de marketplaces. Desse modo será possível conhecer mais sobre a realidade e dificuldades dessas duas modalidades.

Além disso, você sabe que sempre poderá contar conosco. Clique no botão em seguida e tire as suas dúvidas sobre marketplaces e sellers com o team da Agência e-Plus agora mesmo via WhatsApp: