Inbound Marketing para E-commerce

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Mas, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma concepção do Marketing baseada na publicação de conteúdo, a qual visa fazer com que os consumidores que estão buscando uma solução para um problema na web encontrem o seu conteúdo, a sua marca e os seus produtos, e entrem assim no seu funil de vendas e relacionamentos de negócios. Esta concepção também é conhecida como Marketing de Atração, já que existe uma busca pró ativa por parte dos consumidores procurando o que a sua empresa vende e não a sua empresa quem os persegue com publicidade direta.

Inbound Marketing

E como funciona o Inbound Marketing na jornada do meu cliente?

O motor do Inbound Marketing é o conteúdo publicado na web, que atrai consumidores para dentro do Funil de Vendas do seu e-commerce onde eles podem ser convertidos primeiramente em leads e logo depois em clientes e promotores da sua marca.

Existem muitos tipos de conteúdo que podem ser usados para fins de Inbound Marketing, sendo os principais os seguintes:

- Artigos para blogs, também chamados de blog posts;
- E-books;
- Posts para redes sociais;
- Mensagens de E-mail Marketing;
- Infográficos;
- Webinars;
- Vídeos;
- Listas;
- Tutoriais;
- Podcasts;
- Pesquisas

Em Inbound Marketing aproveita-se o fato de que muitas pessoas estão na web procurando soluções que resolvam os seus problemas para lhes oferecer ajuda. Neste contexto, usa-se o conteúdo para informar e educar esses internautas consumidores.

A ideia é pegá-los pela mão e lhes mostrar, “olha, é isso aqui que você precisa e é assim que você deve comprar”.

O conteúdo, então, conduz para dentro do seu Funil de Vendas, onde o consumidor passa por um processo educativo para as compras. Isto é, dentro, ele recebe mais conteúdo que lhe ajuda a entender qual produto precisa, como adquiri-lo e como usá-lo.

Assim, o relacionamento dele com a sua empresa evolui de visitante até cliente.

Inbound Marketing

E quais os principais benefícios do Inbound Marketing para e-commerce?

Além de gerar mais leads para o seu negócio, o Inbound Marketing proporciona outras vantagens importantes. Ao usar esse método você pode, por exemplo:

Atrair consumidores que podem ter interesse em comprar os seus produtos;

Gerar mais tráfego para a sua loja virtual e blog de e-commerce;

Aumentar a visibilidade da sua marca;

Educar os leads até que eles se sintam à vontade para comprar na sua loja;

Melhorar o ranqueamento do seu e-commerce nas pesquisas orgânicas;

Ganhar a atenção dos internautas lhes oferecendo ajuda para solucionar problemas;

Oferecer conteúdo de valor na web e assim construir uma marca com autoridade;

Oferecer conteúdo rico gratuitamente e assim obter reciprocidade dos consumidores;

Segmentar para atingir cada lead de forma personalizada e assim gerar mais clientes;

Melhorar a comunicação com seu público-alvo e desse modo gerar mais engajamento.

Além disso, com o Inbound Marketing é possível mensurar os seus resultados de um jeito muito fácil por meio de softwares como o Google Analytics. Isso sem falar que também dá para automatizar processos de divulgação e vendas, o que torna a administração do seu e-commerce muito mais fácil e menos custosa.

Tudo isso, por sua vez, resulta na vantagem maior, que é o aumento das suas chances de vender.

E quais as estatísticas que comprovam a efetividade do Inbound Marketing para e-commerce?

- 54% mais leads é o que geram as práticas de Inbound Marketing em relação às de Outbound Marketing (HubSpot);
- 62% menor é o custo por lead do Inbound Marketing em relação ao Outbound Marketing (Intechnic);
- 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma (iMedia Connection);
- 80% dos tomadores de decisões de negócios preferem obter informações de uma empresa a partir de uma série de artigos ao invés de em um anúncio (Invesp);
- 47% dos compradores leem ao menos 3 a 5 artigos antes de decidirem falar com um vendedor (Weidert Group);
- 68% dos consumidores passarão um tempo significativo lendo conteúdo publicado por uma marca na qual estão interessados (The CMA).

Inbound Marketing
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